Título do Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Regras de etiqueta para internet: Netiqueta

O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pé da letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.

Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada quando estiverem utilizando as ferramentas de comunicação. Veja a lista abaixo:

Ø Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador;

Ø Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros;

Ø Seja claro, breve e objetivo;

Ø Use um formato adequado;

Ø Enderece corretamente sua mensagem;

Ø Respeite direitos autorais (copyright);

Ø Não divulgue propaganda pela rede;

Ø Respeite a privacidade dos outros;

Ø Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO;

Ø Sorria :-); pisque ;-); chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar! Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo;

Ø Participe quando tiver algo a dizer;

Ø Responda as mensagens recebidas;

Ø Não envie mensagens repetidas;

Ø Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.

Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor;

Ø Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem original na memória do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem toda;

Ø Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer;

Ø Se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, ao clicar em Reply ou Responder, o endereço será o da lista. Nesse caso, verifique no cabeçalho da mensagem, pois ali costuma estar o endereço de quem a enviou à lista de discussão;

Ø Ao reenviar mensagens ou mesmo respondê-las, retire os cabeçalhos, evitando duplicar informações, sem deixar de citar as fontes.

Ø Antes de executar programas obtidos via rede ou abrir arquivos, use o programa antivírus para fazer uma varredura neles, e procure ter certeza de que as defesas de seu computador estão funcionando.

Ø Sempre peça permissão para repassar mensagens, respeitando a privacidade dos outros e não se esqueça de mencionar a origem da informação.

Ø Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitará distorções e dificuldades na interação.

Ø Procure outras recomendações de netiqueta na Internet.

67 comentários:

  1. Apesar das novas tecnologias estarem invadindo o mercado de trabalho e todos os dias novos softwers serem criados ainda há muita resistencia por parte de alguns profissionais. Na área da educação, principalmente nas escolas a inclusão digital está sendo inserida de forma eficaz em muitos municípios, porém as escolas localizadas na zona rural demoram mais para serem contempladas com esse avanço tecnológico que por crescer demasiadamente, nem sempre conseguimos acompanhar. Muitos alunos possuem computador e outros até internet e esse acesso facilita, pois conseguem desenvolver trabalhos de pesquisa, digitação entretenimento e outros. A maior dificuldade está muitas vezes na insegurança dos professores por não manusearem o computador, ou ainda por terem em suas residências um computador com um programas do Office 2003 ou 2007 e na escola o programa disponível é o Linux, e isso faz com que o trabalho seja dificultado.

    Renata Roriz

    22/06/2010

    ResponderExcluir
  2. É muito importante saber que existem etiqueta para utilizar a máquina.Era válido que todos que a manuseia soubessem disso.porque na maioria das vezes, o comportamento de alguns diante dela é abominável.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essas netiquetas! Vamos fazer uso urgente delas para não fazer feio na rede!

    ResponderExcluir
  4. A netiqueta vem para nos informar sobre algo que já sabemos,mas, não colocamos em prática.
    São pequenas dicas que concerteza, irão ajudar a melhorar nosso dia-a-dia no meio da informática, por isso devemos propagar esses conhecimentos com nossos alunos e em si próprio.

    ResponderExcluir
  5. Para mim e novidades, afinal e muito importante saber que tambem existe etiqueta para computador, afinal temos que respeitar os direitos das pessoas, pois nao sabemos quem e que estar do outro lado.Só sei que tudo para mim e novidades.E estar sendo muito bom..........

    ResponderExcluir
  6. È muito importante que se saiba estas regras para não passarmos vergonha e sabermos como se portar diante da máquina e de outros que recebem mensagens ou correspondências.
    Magda.

    ResponderExcluir
  7. legal!!!! muita das vezes não nos preocupamos ...enfim não estão nos vendo! algumas coisas ainda não tinha conhecimento, sempre aprendendo!

    ResponderExcluir
  8. É muito interessante nós sabermos todas netiquetas com o objetivo de respeitar uns aos outros, ajudando a melhorar nossa prática do dia a dia.

    ResponderExcluir
  9. Acho fundamental a existência das netiquetas,para que haja uma disciplina no uso da internet,pois se não fica uma grande mistura na hora de enviarmos uma mensagem por exemplo,penso que cada mensagem tem uma finalidade e não deve ser enviada de forma igual,e sim seguindo as netiquetas.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, muitos internautas não se preocupam com a escrita, usam expressões impróprias e fazem erros grotescos de ortografia. As dicas são ótimas e devem ser usadas no cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. É muito importante saber essas regras, pois fazemos algo incorreto e não nos damos conta, utilizar letras maiúsculas por exemplo,copiar algo que outras pessoas publicam, entre outras. Seguindo essas regras estaremos respeitando uns aos outros nesse universo de troca de informações.

    ResponderExcluir
  12. O mundo da internet não é muito diferente do mundo real, se no dia-a-dia tentamos utilizar a forma correta de nos expressarmos, porque não fazermos a mesma coisa no mundo virtual. A ABNT estabeleceu as regras que precisamos seguir para a edição e formatação de um texto, mas não precisamos ser conhecimento específico sobre essas normas para sabermos nos expressarmos pela internet. A mensagem inicial desse tutorial mostra algumas dessas etiquetas que devemos seguir na comunicação virtual e, para uma melhor comunicação, é de extrema importância o uso destes.

    ResponderExcluir
  13. Essas regras de netiquetas são ótimas, mas ainda tem pessoas que não sabem usar.

    ResponderExcluir
  14. As netiquetas é importante pois informa que também no computador devemos ter educação para com as demais pessoas . É de suma importancia saber como receber e enviar mensagens através do correio eletrónico

    ResponderExcluir
  15. Importantíssimo!!! Todas as pessoas deveriam estar atentos sobre os riscos que a internet pode nos trazer se a utilizarmos incorretamente.Na minha opinião esta regra de etiqueta deveria ser a página atual como o Google, assim possamos ler com atenção todas as vezes que acessarmos a internet,e estarmos com a consciência tranquila de que não fizemos nada de errado.

    ResponderExcluir
  16. comportar-se de forma apropriada quando estiver utilizando as ferramentas de comunicação são regras de bom comportamento.

    ResponderExcluir
  17. Concordo que devemos usar algumas etiquetas sempre que preciso for, demonstraremos a nossa educação e com certeza seremos respeitados e admirados por todas as pessoas educadas. Suede Mara

    ResponderExcluir
  18. Interssante, assim como temos regras em todo nosso fazer para o uso da internet não pode ser diferente, até mesmo para nossa segurança.

    ResponderExcluir
  19. É muito importante sabermos sobre as Netiquetas, pois através dessas regras podemos estar evitando varios tipos de transtornos nas redes e até na vida pessoal.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de conhecer essas etiquetas, elas são ótimas.Infelizmente muitos não respeitam-as.

    ResponderExcluir
  21. Todas as pessoas devem estar atento as regras de netiquetas, pois é inportante saber como receber ou enviar mensagens para não infectar os computadores.Quem faz uso delas não faz feio na rede.

    ResponderExcluir
  22. As etiquetas na net e muito importante como se fossemos falar com uma pessoa que estar presente.E por isso que devemos tomar muito cuidado com que falamos e fazemos diante de um computador.Devemos ter muita atençao com tudo que fazemos.E por isso que tem essas etiquetas.Legaaaaaaaaalllllllll.

    ResponderExcluir
  23. Acho importantíssimo essas regras de etiqueta e que todas as pessoas deveriam conhecer e praticar,e que assim haverá com certeza mais respeito entre as pessoas e uso correto da internet e assim possamos ter mais segurança.

    Maria Elizabeti M.Xavier
    1/07/2010

    ResponderExcluir
  24. ACHEI EXTREMAMENTE IMPOTANTE AS INFORÇÕES QUANTO AO USO INTERNET POIS PRECISAMOS TER ÉTICA COM A NOSSA PRIVACIDADE E RESPEITAR OS DIREITOS AUTORAIS DOS OUTROS

    Jandira .

    ResponderExcluir
  25. Já conhecia algumas netiquetas,elas são extremamentes
    importantes para os usuários da net. É de grande importância utilizá-las, pois poderemos ser drasticamente prejudicados.

    ResponderExcluir
  26. Achei válida as regras de etiqueta, pois é uma maneira de aprendermos um pouco mais.
    Porque tudo que é novidade, e traz algum conhecimento sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  27. Acho muito importantíssimo saber o que as netiquetas podem provocar conosco. Nós devemos ter muito cuidado para realizar uma tarefa. Pois, é a nossa realidade no mundo em que vivemos, mas basta nós ter o bom censo.

    ResponderExcluir
  28. Gostei de conhecer algumas netiquetas, afinal educação é meu lema. Não gosto de falta de educação.Tomarei cuidado ao usar a net.

    ResponderExcluir
  29. Etiquetas fazem parte de uma boa educação.Desta forma as netiquetas no mundo da informática não podem ser diferentes.Devemos nos preocupar em passar uma imagem de verdadeiras educadoras aos nossos leitores.

    5 de julho de 2010.

    ResponderExcluir
  30. Diante das normas, com certeza elas são válidas para nos assegurar perante o que estamos fazendo, para mais tarde não ter o disconforte de sermos prejudicados com a falta de ética de pessoas indevidas.

    ResponderExcluir
  31. concordo,porque tudo é necessário ter siigilo e reggras.

    ResponderExcluir
  32. Essas etiquetas são muito importantes,se todo mundo seguisse á risca talvez não teriamos tantos problemas

    ResponderExcluir
  33. As netiquetas são consideradas de extrema importancia, pois fazem parte da maneira correta de usarmos a internet.

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante essas etíquetas desde que usamos com segurança.

    ResponderExcluir
  35. É de muita ultilidade,facilita muita a nossa vida , desde que usamos com segurança.

    ResponderExcluir
  36. O contato pela internet deve obedecer algumas regras de comportamento para se utilizar de uma comunicação agradável com o outro,nunca se esquecer de respeitar a privacidade do outro ao manusear a máquina.

    ResponderExcluir
  37. Muito importante, as regras são válidas para nos adequar ao mundo virtual. Temos que nos inserir a este mundo com o objetivo de respeitar uns aos outros com educação e respeito.

    ResponderExcluir
  38. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.
    Seja claro, brevee objetivo.
    Respeite a privacidade dos outros .
    Fale ,não grite ,escrever usando somente ,letras maiúsculas e faz imaginar que o autor está falando em voz alta ou gritando.

    Ana Maria Damascena Capucho.

    ResponderExcluir
  39. Este conceito, é praticado quando temos o conhecimento.
    Assim como a ética é usada em qualquer ocasião, devemos também ter essa preocupação em praticá-la , mesmo quando fazemos o uso na internet.

    Bete Feu

    ResponderExcluir
  40. Muito boa estas netiquetas, o bom senso deve prevalecer sempre. Respeito é bom e todo mundo gosta, até mesmo na internet.

    ResponderExcluir
  41. Achei muito importante as regras de etiqueta pois ajuda-nos adequar ao mundo virtual. Devemos sempre preocuparmos em passar adiante uma boa imagem para as pessoas, pois somos educadoras e tranmissoras de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  42. A ética é fundamental em qualquer instância da nossa vida. Na internet não é diferente. É importante conhecer as regras para não fazer feio diante dos amigos.Esse instrumento, como qualquer outro deve ser utilizado de maneira consciente e responsável, ou essa facilidade pode ocasionar grandes transtornos.

    ResponderExcluir
  43. O respeito se conquista quando respeitamos os outros boas maneiras sempre foram bem vistas em todas as sociedades, na internet as regras não mundam, portanto, para que possamos nos relacionarmos bem e formamos cumunidades precisamos respeitar as regras obedecer a netquita.

    ResponderExcluir
  44. Muito importante estarmos sempre respeitando as pessoas ,se queremos ser respeitadas gostei muito de ver as regras de netiqueta.

    ResponderExcluir
  45. A netiqueta é uma regra que devemos utilizar para não cometermos garf.

    ResponderExcluir
  46. Devemos ter ética ao realizar nossas atividades,pois o que passamos aos nossos educandos,vai perpetuar na vida deles.

    ResponderExcluir
  47. E muito importante saber as regras do sistema para não poluir seu computador, muitos não tem esse conhecimento como eu não tinha,mas com essa informações as coisas irão melhorar, Muitas pesoas não tem respeito com a privacidade dos outros, onde todos devemos ter.

    ResponderExcluir
  48. NETIQUETAS... IMPORTANTÍSSIMAS!!

    SE TODOS FOSSEM "EDUCADOS", NÃO TERÍAMOS TANTOS TRANSTORNOS QUE TRANSPÕE AS BARREIRAS VIRTUAIS! CONHECIA ALGUMAS DAS REGRAS, ATÉ POR UTILIZÁ-LAS. OUTRAS NÃO MENOS IMPORTANTES, CONHECI LENDO O TEXTO INFORMATIVO. ISSO SIM, DEVE SER UMA "CORRENTE NA NET"!!! KKK VAMOS ESPALHAR ESTAS INFORMAÇÕES COMO VÍRUS!

    ResponderExcluir
  49. É de fundamental importância que essas regras sejam cumpridas para evitar talvez alguns transtornos que provavelmente surgirão,pois devemos respeitar a privacidade dos outros.

    ResponderExcluir
  50. Assim como temos que saber nos comportar pessoalmente com todos da sociedade fazendo uso das regras que aprendemos no decorrer de nossa evolução temos também que agir da mesma forma na internet afinal temos um "Mundo virtual" e devemos ter a consciencia que estamos nos comunicando com pessoas mesmo que elas não estejam presentes em carne e osso na sua frente.pois fazendo o uso dessas regras estaremos mostrando aos outros que no Mundo Virtual também temos Educação.

    ResponderExcluir
  51. É necessário divulgar mais as regras de etiquetas para proporcionar um bem maior à sociedade.

    ResponderExcluir
  52. É importante destacar essas informações sobre as netiquetas. Uma vez que todos nós estamos sujeitos aos inúmeros problemas que envolve pessoas sem compromisso e assim fazem uso inadequada na internet.Acredito que o respeito é fundamental ao cidadão.

    ResponderExcluir
  53. Muito interessante! Acredito que se todos os usuários da internet cumprirem tais regras em seu cotidiano, poderemos estabelecer relações cada vez mais saudáveis e gentis.

    ResponderExcluir
  54. Para tudo temos regras ( a internet) não deve ser diferente sabendo agora das etiquetas no uso da rede devemos segui-las para um melhor relacionamento virtual.

    ResponderExcluir
  55. tudo na vida da gente precisa ter regras para que funcione bem porem aqui também naõ é diferente pois precisamos respeitar os direitos dos outros assim como queremos que respeitem os nossos é até uma questaõ de etica que precisa ser respeitada perante a sociedade para que as coisas caminhem em perfeita armonia satisfazendo a todos

    ResponderExcluir
  56. As normas e regras criadas para a utilização do sistema é de fundamental importância ,visto que para tudo na nossa vida devemos ter postura e objetividade .

    ResponderExcluir
  57. precisamos de regras para nosso desempenho,as etiquetas
    no uso da rede devemos segui-los.

    ResponderExcluir
  58. É muito importante aprendermos essas regras para não fazermos feio na internet.

    ResponderExcluir
  59. Se pessoalmente temos que ser educados com as pessoas, virtualmete não pode ser diferente, aliás não podemos esquecer que do outro lado está um ser humano.

    ResponderExcluir
  60. muito interessante saber as netiquetas por questão de informação e responsabilidade ao utilizar a internet para poder ter um grande desempenho.

    ResponderExcluir
  61. Por favar!
    Ao mandar mensagens para mim, use a netiquetas!

    ResponderExcluir
  62. Seria muito bom se as pessoas tivessem um mínimo de discernimento do q é certo ou errado. porém, devemos estar mais ligados nestas situações e respeitar o espaço das outras pessoas.
    Marcos Pereira

    ResponderExcluir
  63. Achei muito interessante saber sobre essas regras de netiquetas; nos ajudam a utilizar a internet com mais responsabilidade e segurança.Podemos informar nossos alunos para que eles possam também utilizá-las.

    ResponderExcluir
  64. As netiquetas são informações interessantes e necessárias para uma boa comunicação na internet. Como não estamos vendo a outra pessoa, nem ouvindo o seu tom de voz, algo que parece simples pode até mesmo se tornar uma ofensa, dependendo da forma como é escrito. Por isso a necessidade de se aprender a forma correta de escrever corretamente.

    ResponderExcluir
  65. Penso que é uma forma de respeito para com as pessoas,pois o meu direito começa onde termina o do outro.

    ResponderExcluir
  66. Regiani disse...
    Achei excelente as regras, é muito importante conhece-lás para não cometer erros. É importante repassar essas regras para os nossos alunos, de forma a ensiná-los que devemos controlar a internet e não ela controlar as nossas vontades.

    ResponderExcluir
  67. Sem dúvida há uma grande distancia entre as gerações no que se refere ao uso das chamadas novas tecnologias. Mas com bastante força de vontade dá pra tentar inserir algumas mudanças. por outro lado pergunto: Como fazer o aluno se interessar pelas tecnlogias comO instrumento de aprendizagem?

    ResponderExcluir