Título do Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fórum de discussão

O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim.Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos.O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias,principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
Vamos discutir sobre isso,buscando compartilhar ideias e interação.

160 comentários:

  1. Penso que o computador é mais uma ferramenta de apoio para nós professores,as nossas aulas serão mais criativas,e com a motivação para os nossos alunos é de grande importância,principalmente na hora das pesquisas e outras atividades diversas.Claudia..

    ResponderExcluir
  2. Sim. O que muda é a prática pedagógica do docente. Poderíamos destacar mudanças que os discentes encontra-se com facilidade o uso das tecnologias do computador e da internet. O que passa a acontecer é que o professor/aluno participa juntos do novo saber. O professor é chave mestre para orientar e compartilhar saberes.

    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Sim;O QUE MUDA É A PRATICA PEDAGOGIA DO DOCENTE. Podemos destacar mudanças que os discentes encontra-se com facilidade o uso das tecnologias do computador e da internet. O que passa acontecer é que o professor / aluno participa junto novo saber a professor é chave mestre para orientar compartilham saberes junto.
    O educador passa agir como um articulador e o seu papel nesta época organizar as idéias de comunicação coletivamente interagindo e buscando interação uns com outro s de forma espontânea compartilhando idéias e interação.
    vanda

    ResponderExcluir
  4. Alexsandra
    As pessoas se interagem de forma dimãnica e confortável,as aulas são animadas e dispertam o interese do aluno em pesquisar, buscar o novo.
    O uso da tecnologia.nos traz conhecimento enriquecido e compartilhado com todos os interesados.

    ResponderExcluir
  5. O uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos.A informação na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultado e adaptando os dados à realidade do educando.
    Os computadores nada mais são do que o meio e não fim, isto é, eles são somente solucionadores de problemas; mas que sozinhos não fazem nada e só podem se tornar úteis com a juda de um bom especialista - nesta situação, o professor pois é ele quem detém o conhecimento teórico.
    A introdução do computador, no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento de uma pedagogia inovadora, assentada na capacidade de educadores propensos a didáticas inovadoras. A importância do papel do educador neste processo informatizado está em se conscientizar de que não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando, mas sim é papel dele estar constantemente atento ao poder de direção ao desenvolvimento, ficará muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade.

    Marta e Odete

    ResponderExcluir
  6. Sim.Mas o professor terá que mudar sua prática pedagógica. O uso da tecnologia na educação traz novos conhecimentos e interesses de todos,dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos.A informação na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultado e adaptando os dados à realidade do educando. Verenice...

    ResponderExcluir
  7. O uso do computador permite maior interação entre alunos e professores, principalmente quando é utilizado a internet, pois quando o professor direciona o tema e os alunos pesquisam, eles aprendem muito mais. Em 2000, tive essa experiencia para estudar animais hebivoro, onívoro e carnivoro.Foram diversas aulas no laboratorio de informatica e percebi maior assimilação por parte dos alunos. Inclusive alunos que tiveram apenas notas abaixo da média, após essa aula conseguiram tirar nota na media.
    Alem da internet se pode levar ilustrações, videos sobre o assunto estudado o que faz os alunos ampliarem sua visao de mundo e inovar o modo de aprender e ensinar.

    ResponderExcluir
  8. sim. o que muda são as práticas docentes. pois o computador é mais uma ferramenta para o processo ensino aprendizagem.A introdução do computador, no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento de uma pedagogia inovadora, assentada na capacidade de educadores propensos a didáticas inovadoras. A importância do papel do educador neste processo informatizado está em se conscientizar de que não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando, mas sim é papel dele estar constantemente atento ao poder de direção ao desenvolvimento, ficará muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade.
    pois a informatizaçao é necessária para se somar à aprendizagem e evoluir.
    jaquiceli

    ResponderExcluir
  9. O professor não será mais o detentor do conhecimento e o aluno simplesmente o receptor; mas professores e alunos irão interagir visando um maior aprimoramento, mudando assim o paradigma nos dias de hoje da educação havendo uma revolução no processo ensino-aprendizagem, no qual o aluno tem acesso às informações, tem autonomia na maneira de buscar o conhecimento e racionalizar o tempo. A transmissão do conhecimento acontece de forma diferente, ou seja, não precisa necessariamente acontecer em um ambiente restrito e estar em constante contato com o professor em sala de aula. 
    Desta maneira, o professor assumirá várias funções como: estimular a pesquisa em rede; servir de base para alcançar objetivos; colaborar com apoio multidisciplinar; incentivar a interação entre alunos; coordenar trabalhos; fornecer endereços interessantes na Internet; leitor e crítico; autor de textos e verificador de metas. 
    revoluciona o processo ensino-aprendizagem, no qual o aluno tem acesso às informações, tem autonomia na maneira de buscar o conhecimento e racionalizar o tempo. A transmissão do conhecimento acontece de forma diferente, ou seja, não precisa necessariamente acontecer em um ambiente restrito e estar em constante contato com o professor em sala de aula. 

    ResponderExcluir
  10. O computador é uma ferramenta de apoio e não de substituição do professor. Deve-se planejar seu uso, somente dessa forma, a interação entre alunos, professor e tecnologia será completo.

    ResponderExcluir
  11. Ao meu ver, a introdução das TI's em sala de aula possibilita uma aula mais dinâmica, diferenciado e proporciona um conhecimento extra, uma vez que ele saem das atividades que geralmente fazem no computador que é o jogos, msn e orkut. Os alunos começam a ver e entender as que o computador tem várias funções e que este proporciona a aquisição de vários conhecimentos se você souber utilizar. Agora, voltando para a questão de sala de aula, matemática é um tipo de disciplina que exige muita concentração e raciocínio e se não tiver uma forma mais leve de ensinar ao aluno, isso se torna muito complicado para aqueles que apresentam um pouco mais de dificuldades.
    Procuro sempre que possível, introduzir nos conteúdos das séries este contato com o ambiente tecnológico, pois além de proporcionar esta aula diferenciada, os alunos se envolvem mais e com isso acabam aprendendo de uma forma diferente, mais correta.

    ResponderExcluir
  12. O computador, juntamente com aluno e professor ajuda a interação de ambos buscarem novas informações de conhecimentos ,fornecendo uma aula mais gostosa de se trabalhar havendo uma atuação de qualidade.

    ResponderExcluir
  13. Tendo o computador como recurso, a aula passa a ser mais atrativa, mais dinâmica, com a participação dos alunos. Vale lembrar que o educador ao utilizar esse recurso em suas aulas deve planejá-las com o mesmo cuidado que planejaria outras aulas utilizando qualquer outro recurso, tendo um objetivo a ser alcançado e não apenas como um passatempo, uma fuga do quadro e giz.

    ResponderExcluir
  14. Sim, pois o computador quando acessado a internet traz difersificados assuntos em que o aluno pode escolher e refletir sobre o mesmo com seus colegas e professores como também fazer novas descobertas no mundo da tecnologia, aprendendo sempre algo mais, assim o aluno se interessa muito mais pelos estudos porque cada dia é um aprendizado diferente que contribui para sua própria evolução.

    ResponderExcluir
  15. Que o computador modifica a forma de dar aulas, não há dúvidas quanto a isso. Em sala de aula passa a acrescentar um recurso muito atraente na apresentação dos conteúdos e aprofundamento do mesmo colocando a informação de uma maneira mais próxima a realidade do aluno. Mas, não podemos esquecer, que a qualidade do conteúdo a ser trabalhado é preparado pelo professor de forma bem direcionada e produtiva atendendo os objetivos. Utilizar as pesquisas da internet são muito interessantes e ricas e o uso de outros recursos ou programas podem tornar as aulas mais atrativas também, como o Power Point, DVDs educativos, vídeos, entre outros, com projeção num Data Show. O uso da palavra, do livro e do quadro, traz uma imagem muito gasta do professor, o que torna o computador um aparelho de suma importância na vida do educador e dos educandos. Uma ferramenta a ser utilizada para aprimorar o conhecimento e aperfeiçoar o ensino, tornando as aulas de maior formação e capacitação para o educando, dando visão de mundo e desenvolvendo o senso critico e criativo imprescindíveis para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  16. o computador em sala de aula é uma ferramenta dinâmica, prazerosa e contribuidora para a diversificação de aulas. Sendo assim, o professor adquiri meios mais eficientes para realizar seu tebalho.
    Um dos grandes desafios para o educador é descobrir como usar as novas tecnologias como ferramenta
    para potencializar a transformação do aluno em agente do seu próprio desenvolvimento intelectual, afetivo e
    social.

    ResponderExcluir
  17. O computador em sala de aula modifica muito a atração e aprendizagem dos alunos. Basta os professores ter um bom planejamento de suas aulas utilizando a prática de ensino educacional curricular.

    ResponderExcluir
  18. O computador prende muito a atenção de uma criança, mas o contato com o professor é fundamental no processo da aprendizagem.A máquina não pode ser o principal instrumento na relação com o saber.Conviver, respeitar e amar é fundamental na formação do homem.

    ResponderExcluir
  19. Sim, pois essa tecnologia tem chamado a atenção de todos, e usada de forma correta ela traz uma aprendizagem muito grande para as pessoas.
    E se nós os professores estivermos oportunidades de usar com os alunos, com certeza nossas aulas serão mais criativas e atraentes na apresentação dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  20. O computador diversifica a metodologia realizada na sala de aula tornando a aula mais agradável,saindo da rotina diária.A internet é um meio de comunicação tão incrível que basta imaginarmos algo que queremos saber e tomamos conhecimento imediatamente.Nós professores devemos estar adquirindo novos conhecimentos para que o nosso aluno não nos pegue despreparados em relação à conteúdos além dos que estão sendo trabalhados.

    ResponderExcluir
  21. Agora com essas novas tecnologias, as aulas passam a ser mais dinâmicas, diversificadas, fazer novas descobertas.
    Em pleno século XXI, o professor mais que nunca precisa está conectado a internet, antenado a essa aldeia global, atualizar suas aulas para que eles não fiquem para trás e nem seus educandos.

    ResponderExcluir
  22. A interação entre professores e alunos tende a ser mais produtiva quando as descobertas acontecem de maneira mutua.O aprendizado acontece de forma prazerosa,satisfatória e melhor...em tempo habil.

    ResponderExcluir
  23. O aluno estará trazendo a sua realidade para a sala de aula,uma vez que a maioria dos nossos alunos tem acesso as novas tecnologias,sendo assim o aluno passa a ter mais interesse pelas aulas,havendo maior interação entre aluno e professor,de uma forma mais prazeirosa e com mais qualidade na aprendizagem.
    M. Elizabeti M. Xavier

    11/07/2010

    ResponderExcluir
  24. O computador é mais uma ferramenta de apoio para nos professores, pois a aula com esse recurso passa a ser mais atrativa tendo uma maior enteracão entre professor e aluno sabendo que a maioria dos nossos alunos tem acesso a Internet proporcionando maiores informaçào com o mundo a sua volta.

    ResponderExcluir
  25. O computador é mais uma ferramenta de trabalho na sala de aula e não substituirá um bom educador. Sabemos que tudo evolui a cada dia e mudar é necessário, principalmente quando se trata de tecnologia. Não podemos pensar que o computador é o único meio de transformação na educação, e sim mais uma tecnologia para ser utilizada e eficaz em nossas aulas.
    É um desafio para nós educadores descobrir e utilizar de forma adequada essa nova tecnologia, e ser o agente transformador do desenvolvimento intelectual, afetivo, moral e social de nossos alunos.
    Lidelci V. Xavier Scardini

    ResponderExcluir
  26. Hoje a sociedade cobra a formação de um cidadão que tenha autonomia, discernimento e saiba buscar informações, criticá-las e trabalhar em grupo.
    A tecnologia é uma ferramenta que nos permite dar aula com mais eficiência, que deve funcionar com estimulo permanente à criação, isso ajuda as crianças elevarem sua autoestima e se perceberam como sujeitos ativos na construção de uma sociedade democrática.
    A internet com fonte de pesquisas e informações nos da à possibilidade de trazer o MUNDO para dentro da sala de aula, permitindo ainda fazermos pesquisas em tempo real.
    Com o uso das tecnologias disponíveis o professor passa transformar suas aulas em algo mais interessante e seus alunos passa ser co-participantes no processo de aprendizagem e ensino, em vez de meros espectadores. Antes o professor parecia como única fonte de informação, hoje o aluno encontra todas as informações na internet, sendo assim, o professor deverá ser um orientador, tendo uma posição crítica as informações que são pesquisadas na internet.

    ResponderExcluir
  27. O computador é mais uma ferramenta de apóio que o professor poderá estar utilizando para torná-la sua aula mais atrativa e prazerosa.A Internet é uma fonte de pesquisa riquíssima,cabe aos professores orientá-los para o uso adequado.
    Edinalva Moreira

    ResponderExcluir
  28. agora a tecnologia vem trazendo informações constantes no nosso dia-a-dia isso. É muito importante para nós professores e para alunos.Tudo é motivo de inovação visando para uma interação de compromissso e compartilhamento mútuo dos avanços tecnológicos,defendendo um espaço que você pode usurfruí-lo de maneira boa educativa.

    ResponderExcluir
  29. O COMPUTADOR É INTRUMENTO PARA FACILITAR O TRABALHO ,PORÉM NÃO VAI ETIMULAR UMA AULA . O PROFESSOR DEVE SER O INVESTIGADOR PARA PROCAR O DESEJO AO ALUNO DE SEMPRE BUSCAR INFORMAÇÕES . O EDUCADOR DEVE INFORMAR A IMPOTANCIA DO MUNDO INFORMATIZADO E OS CUIDADOS AO INTERAGIR COM A INTERNET .RESPEITANDO A PRIVACIDADE DO OUTRO .

    ResponderExcluir
  30. Com certeza o computador é um importante auxiliar na sala de aula,mas na minha opiniâo jamais vai substituir um bom professor.A internet como fonte de pesquisa nos ajuda a estar por dentro de um mundo globalizado trazendo assim aos nossos alunos oportunidades de estar por dentro do que acontece nesse mundo.
    O professor precisa orientar seus alunos ,tendo acesso as suas informaçôes e pesquisas e agir com seu senso crítico.

    Eliana Farias 12 de julho 2010 08:45

    ResponderExcluir
  31. Sim. Tanto o professor como o aluno podem desfrutar de oportunidades de pesquisa, fazer descobertas, chegar a uma conclusão em conjunto. Não podemos esquecer que o computador é uma ferramenta, mais uma opção para melhorar a nossa prática e que jamais poderá substituir um bom professor. A tecnologia nos proporciona mais uma porta aberta onde devemos entrar e usufruir de possibilidades que com certeza facilitará o nosso trabalho, tornarão nossas aulas mais interessantes e criativas, porque nossos alunos já estão engajados com essa tecnologia.O professor que não se adaptar a esse meio ficará perdido no meio do caminho, será tachado por seus alunos como antiquado.
    Suede Mara S. de Souza Lobato

    12 Julho de 2010

    ResponderExcluir
  32. A sociedade hoje cobra a formação de um cidadão que tenha autonomia e saiba buscar informações e colocá-las em prática em seu cotidiano,para tanto, o computador é mais uma ferramenta de trabalho na sala de aula, na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras de educar convencional dando oportunidade as escolas de renovar as formas de se trabalhar os conteúdos programáticos.
    A internet como fonte de pesquisa e informações nos dá oportunidade de trazer o mundo para sala de aula,permitindo ainda fazermos pesquisas em tempo hábil.
    Esse é o nosso desafio colocar a tecnologia em nossa prática.

    ResponderExcluir
  33. concidero a importancia de estarmos trabalhado na sala de aula com os computadores e os recurssos que por ele é oferecido, mas ao mesmo tempo encotro dificuldades em estar trabalhando com todos os conteúdos que estão sendo desenvolvidos Nas busco atraves de sites encontrar material para utilização desses recursos

    ResponderExcluir
  34. Hoje a formação pedagógica do professor é de ensinante. E no momento em que ele está se relacionando com novas tecnologias, ele tem que se colocar também no papel de aprendente. O professor deve mudar a postura do saber tudo.
    Penso que dá para fazer esta relação de ida e volta, onde tanto o aluno quanto o professor podem fazer perguntas, tornando a relação entre ambos mais igualitária.

    ResponderExcluir
  35. O professor terá que renova sua prática pedagógica. O uso da informática traz não somente uma tecnologia mais uma nova opinião do mundo globalizado.O professor fará uma aula com mais dinâmica. O professor e o aluno vai buscar mais informação.

    ResponderExcluir
  36. O computador é uma ferramenta que nos possibilita informação além de ser uma estrategia que podemos usar para enriquecer nossos conhecimentos e buscarmos informaçaõ em tempo record o que nos ajuda a melhorar nosso empenho em sala de aula como professor e aluno.

    ResponderExcluir
  37. O educador aos poucos está interagindo com a prática pedagógica, levando novos conhecimentos para o educando trabalhar os conteúdos programáticos.A informação têm possibilitado ao educando a construir novos conhecimentos transformando a vida cotidiana em sala de aula num espaço de interação.

    ResponderExcluir
  38. O uso do computador permite que os alunos e professores se ampliem seus conhecimentos em uma visao de inovar as práticas docente.
    Temos que lembrar que o computador é uma ferramenta de apio e nao de substituiçao do professor.
    Os alunos começam a ver e entender que o computador tem várias funçoes.

    ResponderExcluir
  39. Na realidade esta ferramenta vem para ajudar muito os alunos e professores, trazendo inovação para todos os usuários, mostrando um mundo novo que pode-se explorar quando necesário e com conciência para fins benéficos em sua utilização em vidas no geral.

    ResponderExcluir
  40. Certamente a tecnologia faz parte do processo ensino-aprendizagem. Realidade na qual as crianças nasceram e convivem em harmonia e os adultos migraram, mas se adaptam bem. Essa realidade oportuniza ao professor preparar aulas que proporcionam pesquisa e diversão, construindo conhecimento de maneira lúdica.
    Vivemos uma nova era, o professor já não se posiciona como o dono do conhecimento e o aluno(sem luz) aquele que só aprende. O conhecimento é construído de maneira recíproca, tornando o processo prazeroso e produtivo.

    ResponderExcluir
  41. O computador modifica a sala de aula no momento em que ele a torna mais atrativa por tazer fatos ocorridos em tempo real, com isso o aluno, agora pensante e argumentador, se comunica e faz as suas pesquisas também com mais facilidade e nas dependências da escola, não precisando correr riscos com a violência urbana. Esta ferramenta tecnológica passa a ser um instrumento de comunicação e interação com o mundo todo e o mais legal é que em tempo real podemos saber tudo o que acontece nele, assim como buscar a origem de alguns desses fenômenos para melhor compreensão.

    ResponderExcluir
  42. O computador,é mais uma ferramenta para enriquecer nossas aulas, para podermos interagir com os nossos colegas de trabalho na troca de experiências, para podermos transformar nossas aulas mais criativas, possibilitando aos nossos alunos uma melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  43. Hoje não se discute mais se a tecnologia deve estar presente na escola.Ela é uma realidade.A questão é como utizar esses recursos.Quando usamos softwares,as crianças se mostram mais participativos e interressados do que numa exposição oral.Pois no mundo atual,as tecnologias digitais permitem a combinação de múltiplas mídias-texto,vídeo,áudio,gráficos,fotografia,animação...para apresentar informaçães de forma dinâmica e envolvendo mais de um sentido humano.

    ResponderExcluir
  44. O uso do computador e internet muda a forma de dar aula sim, uma vez que tal tecnologia possibilita uma interação mais ativa de professor/aluno sobre abordagem do conteúdo ministrado. A participação do aluno sendo mais ativa e as informações estando mais acessiveis a ele, cabe ao professor fazer o papel de direcionador, fazendo com que o mesmo busque as informações de forma a agregar valor para seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  45. O uso do computador nas escolas veio trazer uma grande inovação nas aulas, tornando-as mais dinâmicas, motivadoras e prazerosas para os estudantes. Facilitou bastante na hora da pesquisa, em certas atividade lúdicas, para encontrar livros e autores. Enfim, hoje a escola não vive mais no seu mundinho apenas de papel, lápis e materiais concretos, más faz uso do imaginário,da fantasia através do computador. Cabe ao professor, programar bem suas aulas para que este recurso seja bem aproveitado e não perca o seu sentido real, de ensinar e não apenas de passar o tempo.

    ResponderExcluir
  46. No momento tual não discutimos mais se a tecnologia está presente na escola,é uma realidade.Essa ferramenta tecnológica é um instrumento de interação com o mundo, oportunizando o professor em sua preparação de aulas mais pesquisa e diversão,levando os alunos a construirem conhecimento de maneira dinâmica.

    ResponderExcluir
  47. O uso da tecnologia realmente muda a maneira de dar aula e leva novos conhecimentos para o aluno trabalhar os conteudos contruindo maior conhecimento com participacão mais ativa

    ResponderExcluir
  48. Como ferramenta , o computador enriquece e integra aulas com nossos alunos.
    É essa tecnologia que nossos alunos estão em busca.
    Aula administrada com essa nova tecnologia, faz compartilhar ideias criativas,enriquecendo cada fez mais conhecimento ,a interação desse mundo globalizado para uma aprendizagem.
    Bete Sangali

    ResponderExcluir
  49. Esta nova ferramenta,vem nos auxiliar na nossa prática pedagógica. Podemos nos interagir com o mundo globalizado em apenas um toque, em uma forma dinâmica e prazerosa, de está mostrando uma nova visão de mundo para o alunado.
    As aulas passam a ser animadas, tendo o interesse de todos os alunos, de sempre está em busca de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  50. Sim .O que muda são as práticas docentes.Pois o computador é mais uma ferramenta inovadora para aprendizagem.Assim organiza idéisas coletivamente interagindo e buscando interação uns com outros de forma espontânea e compartilhando saberes.

    ResponderExcluir
  51. PENSO QUE O COMPUTADOR VEIO COMO MAIS UM RECURSO, (RIQUÍSSIMO POR SINAL), PARA INOVAR E INCREMENTAR NOSSAS AULAS. ESTE RECURSO TAMBÉM VEM PRA AGILIZAR NOSSO TRABALHO. SEM CONTAR NA EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS, MESMO OS QUE QUE JÁ POSSUEM COMPUTADOR EM CASA. O IMPORTANTE É SEMPRE ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE UTILIZEM ESTE RICO APARATO PARA CRESCIMENTO PESSOAL.

    ResponderExcluir
  52. Sem dúvidas o computador modifica sim a forma de dar aulas.Com o avanço dessa tecnologia,temos que nos interar também pois daqui a algum tempo os computadores tomarão lugar do lápis, papel, giz, lousa, etc, que já é o caso em algumas escolas do Brasil e do mundo. O educador que não tiver domínio em manusear esta máquina, deverá de um jeito ou de outro aprender pois será ele que estará de frente na orientação dos alunos em manuseá-lo

    ResponderExcluir
  53. Com o uso do computador e da internet o que muda é a facilidade de pesquisar os assutos, pois antes era difícil, faltava material didática o educador passa a ver os assuntos de maneira diferente, com mais segurança.

    ResponderExcluir
  54. Com o uso do computador e da internet o que muda é a facilidade de pesquesar os assuntos trocar ideias com os colegas distantes,trocar material sem precisar sair de casa.
    O que passa a acontcer é que o professor e alunos partipam juntos desse novo saber.

    ResponderExcluir
  55. O mundo das tecnologias é extramamente dinâmico e oferece novas possibilidades de interação e comunicação. É o mundo da sociedade da informação e do conhecimento, e, para adequar a sala de aula às novas gerações é preciso repensar o projeto político pedagógico.
    Com o uso do computador e da internet podemos trazer o mundo para a sala de aula, fazer pesquisas em tempo real, convidar pessoas de fora a interagir com os alunos, usar recursos do cotidiano para ensinar, além da troca de informações e produçao do conhecimento.
    Diante das infinidades de informações multimídias disponíveis, o professor atua como mediador e organizador ajudando a filtrar e compreender o que está lá fora ou seja professor e alunos participam juntos desse novo saber e trocam experiências entre si.

    ResponderExcluir
  56. Penso que muda muito ,pois o computador é mais uma ferramenta que veio para dar um suporte na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  57. Sim. È uma maneira diferente que o professor utiliza para dinamizar suas aulas A tecnologia possibilita maior interação entre professor/aluno/conhecimento. Com o uso do computador e internet as aulas tornam-se mais dinâmicas e interessantes e disperta o interesse do aluno por se tratar de algo que faz parte de seu contexto diário. É importante destacar que o professor deve orientar e acompanhar os alunos durante o tempo que permanecerem no laboratório mediando sempre o conhecimento.

    ResponderExcluir
  58. A tecnologia na sala de aula é muito importante para o conhecimento do aluno, faz com que o ele tenha um leque de conhecimento e oportunidade para o meio que vive.
    As aulas são mais dinâmicas e diferenciadas.

    ResponderExcluir
  59. sim. acho muito bom esta ferramenta na sala de aula,mas nos profissional da educação não podemos deixar os nossos alunos so na base da tecnologia, temos que instrui-los as pesquisas bibliografica que assim eles cresceram Mas confesso que a internt na sala de aula e muito bom as pesquisa já vem pronta, tudo o que vc quer ele te dar sem nenhum esforço, mas não podemos ficar preso so nisso temos que ir a busca de algo que estimule o nosso raciocinio logico.

    ResponderExcluir
  60. O computador na sala de aula modifica sim a forma de dar aula,além de motivar os alunos pois é um recurso inovador. O uso do computador faz com que os alunos se sintam mais interessados em aprender. Hoje com o uso do computador e da internet os alunos buscam mais conhecimento através de pesquisas.

    ResponderExcluir
  61. Realmente sabemos que o uso do computador gera mudança de comportamento em sala de aula.Observamos um maior interresse por parte dos alunos. A aula fica mais atrativa e com maior possibilidade de pesquisa.Em contra partida, há preocupação do professor em acompanhar o ritmo dos alunos, pois eles estão mais alfabetizados tecnologicamente.O que não acontece com o professor

    ResponderExcluir
  62. O uso do computador dinamiza as aulas o que por um lado, faz com que os alunos fiquem mais motivados e interessados, e por outro, os professores tenham uma rica ferramenta de aprendizado vez que esta possibilita muitas informações uteis ao desenvolvimento dos mesmos.

    ResponderExcluir
  63. com os avanços da tecnoligia podemos obter grandes resultados, porém de formas diferenciadas se utilizados de maneira correta, onde leva o aluno a buscar informações para construção do seu conhecimento, formando de fato um cidadão crítico e ciente dos seus deveres para com a sociedade.

    ResponderExcluir
  64. A cada dia a tecnologia tem avançado nas práticas pedagógicas e assim tornando as ações do educador diferenciada,reflexiva levando os educandos a se tornarem mais críticos no meio social.

    ResponderExcluir
  65. Na busca de uma educação de qualidade, a tecnologia quando usado de maneira correta vem auxiliar o professor em todos os aspectos. Mostrando assim, uma busca constante e renovada do educador juntamente com o aluno para se alcançar o objetivo desejado.

    ResponderExcluir
  66. A educação usando ainternet programas diferenciados e mas atrativos prendendo mas atenção dos alunos.O professor sera´um mediador levando buscar informação partilhando com todos.

    ResponderExcluir
  67. Os recursos tecnologicos tem contribuido de maneira muito positiva nas aulas, pois proporciona meios mais dinamicos,diertidos e atraentes que levam os alunos a terem mais interesse pelos conteudos abordados atingindo assim um melhor desempenho.

    ResponderExcluir
  68. A informática está chegando agora, e os professores ainda tem pouca experiência com essa tecnologia. Diante dessa nova situação, o professor precisa repensar sua prática e construir novas açoes que permitam não só lidar com essa nova realidade, mas também construí-la.

    ResponderExcluir
  69. Ainda não tive a oportunidade de trabalhar dessa forma com o uso dessas tecnologias, mas penso que é um avanço muito bom principalmente na área da educação, pois a escola precisa ampliar os conhecimentos dos alunos que estes serão os futuros cidadões.

    ResponderExcluir
  70. Com certeza um computador na sala de aula faria toda a diferença, pois os alunos teriam acesso a vários sites durante a ministração do conteúdo o que facilitaria muito a compreensão da matéria e ajudaria o professor nas aulas, porém a relação aluno/professor deve continuar sempre, porque é necessária para se manter o vínculo afetivo entre ambos.

    ResponderExcluir
  71. As novas tecnologias tem contribuido de forma positiva no dia-a dia dos professores, as aulas tornam-se mais dinãmicas e atrativas, mas acredito que o professor ainda precisa se atualizar e estar preparado para trabalhar com essas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  72. Regiani disse....

    É muito importante ter a tecnologia em nossas escolas, pois vem contribuir para o bom desenvolvimento das aulas. O professor tem que ter o interesse em buscar novas formas de aplicar suas aulas, visto que, neste processo o ele tem que ser um médiador e facilitador do processo ensino-aprendizagem. Não se pode ver a informática como um bicho papão e tentar se excluir dela, pois os nossos alunos hoje vivem na era da informatização, onde a busca de conhecimento é crescente e de várias formas de encontra-lás. Não se pode parar no tempo é viver a medida do tempo.

    ResponderExcluir
  73. Ajuda na interação de professor e aluno no desenvolver de sua aula,contribuindo assim para o bom desenvovimento das atividades.

    ResponderExcluir
  74. O uso do computador na sala de aula, insentiva mais as crianças, pois elas gostam de desafios, de coisas novas, e nem todas tem acesso ao computador em casa. Tanto o professor, quanto o aluno, deixam de lado a mesmice, o giz e o apagador e passam a ousar e buscar sempre mais.

    ResponderExcluir
  75. Como "novo", acredito na dinâmica das aulas. Pois, com esta ferramenta é possível proporcionar aos alunos uma interatividade com as imagens, que são cada vez mais reais e próximas da realidade, e as informações que chegam cada vez mais rápido ao nosso conhecimento.
    E justamente por estes avanços e o acesso que os alunos têm, é que nós profissionais, necessitamos estar cada vez mais atualizados para que possamos fazer uso desta ferramenta com qualidade.

    ResponderExcluir
  76. poderiamos destacar como mudanças um pouco de conhecimento do uso do computador que antes não tinha,omeu papel agora é dá continuidade.

    ResponderExcluir
  77. O que podemos destacar como mudança é exatamente a interatividade com o que antes parecia inatingível ou inimaginável. Essa ferramenta proporciona respostas imediatas. No entanto,não podemos perder de vista o concreto e o palpável na construção dos saberes.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Acredito que o computador é mais uma ferramenta onde possibilita a nós professores a planejar aulas mais criativas, animadas e inovadoras,possibilitando melhor aprendizagem,pois sabemos que na era da imformática os alunos manuseiam o computador com facilidade e interesse.
    Cabe ao educador conscientizar o educando, levando-o ao constante desenvolvimento intelectual.

    ResponderExcluir
  80. Penso que o computador é mais um aliando para somar no processo de ensino/aprendizagem, facilitando assim a interacao entre aluno/professores e também propor a nos cada vez mais atualizacoes nessa área, mas nunca deixando de lado o velho material concreto.

    ResponderExcluir
  81. Quando os recursos da informatica são usados na sala de aula o professor passa a ser o mediador das idéias uma vez que todos tem acesso as mesmas informçeõs

    ResponderExcluir
  82. A utilização das mídias é fundamental para interagir com o mundo . O professor tem mais uma suporte para nortear as ideias e os alunos encontram uma maneira diferente de aprender .Essa junção torna o aprendizado mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  83. Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar a nossa prática pedagógica,mas vão facilitar como nunca a pesquisa individual e grupal e também o intercâmbio entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  84. Com o uso do computador e da internet podemos trazer de aula mais dinâmicas, pesquisas em tempo real, usar recursos do cotidiano para ensinar, além da troca de informações e produçao do conhecimento.
    Diante das infinidades de informações multimídias disponíveis,professores e alunos participam juntos desse novo saber e trocam experiências entre si.

    ResponderExcluir
  85. o uso diário das ferramentas teconológicas só nos proporcionam maior poder de argumentação diante dos alunos.

    ResponderExcluir
  86. O computador em sala pode sim auxiliar no processo de aprendizagem. Um desafio para o professor em adaptar-se a nova tecnologia e um estímulo ao aluno, mas isto só é possível se hover votade de mudança e condições para tanto

    ResponderExcluir
  87. Sim. O computador é mais um auxílio ao professor para suas inovações, tornando suas aulas mais criativas, atrativas.O educador muda sua prática pedagógica buscando interação de forma espontânea.

    ResponderExcluir
  88. O que muda é a prática do docente que deverá saber utilizar os recurso tecnológicos (internet), para poder orientar e monitorar seus alunos durante o processo de ensino aprendizagem, buscando novos conhecimentos, dinamizando as aulas.É interessante perceber o interesse e a dacilidade com que os alunos aprendem com o computador.

    ResponderExcluir
  89. O computador é muito mais atraente para os alunos, sem contar nos recursos que temos através dos programas que são excepcionais.
    Infelizmente, o seu uso ainda é pequeno nas escola, pois, pela própria realidade de nossos alunos, onde muitos não têm acesso a essa máquina.
    Eu como professora, não me vejo trabalhando sem o computador pois todos os materiais que uso em sala de aula preparo com ajuda do computador.

    ResponderExcluir
  90. Modifica de maneira significativa, pois a tecnologia vindo de encontro com a prática pedagógica do docente, abre um leque de possibilidades enriquecendo as aulas,com uma atuação cada vez com mais qualidade.

    ResponderExcluir
  91. O computador modifica muito a forma de dar aula , porque tanto o professor como o aluno vão encontrar facilidade de entrar no mundo digital.
    Ocomputador é uma ferramenta que ira tornar as aulas mais criativas e motivadas , principalmente na hara das pesquisas e outras atividades.

    ResponderExcluir
  92. Acredito e defendo a mudança do ensino em sala de aula, apesar dos contras também, entretanto, minha realidade como professora ainda está aquém disso, infelizmente, sendo assim, não há muito o que dizer.

    ResponderExcluir
  93. Com o uso das novas tecnologias tornou-se possível deixar as nossas aulas mais atrativas e condizentes com a realidade que a maioria dos nossos alunos vivem pois muitos já tem acesso a internet. Utilizando as novas tecnologias posso interagir meus alunos com os conteúdos trabalhados,tornando as aulas mais dinâmicas e em tempo real ,assim as aulas ficarão mais atrativas evitando assim a indisciplina pois na maioria das vezes ela acontece porque a escola não está acompanhando o desenvolvimento tecnológico.

    ResponderExcluir
  94. Como as grandes criações de tempos atraz foram inovando, sofrendo grandes mudanças e evoluindo com o passar dos tempos, acredito que no campo educacional isso também venha acontecer...e já está ocorrendo com a chegada do computador nas redes de ensino, porém falta muita coisa ainda para que essa mudança concretize realmente.E a partir dessa proposta, os professores passaram a buscar conceitos inovadores referente à sua prática pedagógica através de pesquisas que favorecem com isso, sua prática tornando-a mais significativa para seu alunado, e o aluno por sua vez, interagem com o professor tendo essa relação de troca de conhecimentos nessa área e via computador x internet.
    E com está ''máquina''tão poderosa do ramo tecnologiconós nos deparamos com ela e passamos a interagir uma com as outras, por meio dos (bate-papo na internet, acessos para resoluções de questões profissionais e pessoas).
    O que antes não faziamos,hoje com o surgimento dessa tecnologia tão avançada, será possível de realizar tais tarefas.Com toda essa mudança o educador precisa e deve buscar essa era digital, mesmo que este profissional não tenha uma boa relação com a ''máquina dos tempos atuais'',pois enquanto profissionais responáveis temos um papel relevante nesta época, onde tudo que nos cercam muitas vezes passam por está tecnologia avançada.

    ResponderExcluir
  95. O computador é uma ferramenta de apoio para professores possam trabalhar de maneira mais criativa atribuindo motivação para os alunos. O uso de maneira educativa do Laboratório de Informática é de grande importância nas pesquisas e porque não na interatividade.

    ResponderExcluir
  96. Concordo com a mudança. Com certeza. Pode acontecer coisas boas e também muitas coisas ruins. O professor terá uma grande ferramenta em sala de aula e terá também de se planejar para que sua aula seja mais interessante. A cópia de grandes leituras que ocupavam a maioria das aulas será excluída. Então sobrará bastante tempo para o aluno e professor. O papel do professor será de orientador, incentivador da pesquisa, organizador do conhecimento e não mais do dono da verdade. Terá que saber mais que seus alunos para orientá-los no que for necessário.

    ResponderExcluir
  97. Com certeza as mudanças e os avanços em salas de aulas contempladas com o uso de computadores são consideráveis e enriquecedoras, lamentavelmente é uma realidade mais da escola empresa do que da escola educação, isso aponta, principalmente, para as escolas particulares.

    ResponderExcluir
  98. Nenhum meio de comunicação foi tão poderoso e causou tantas e tão profundas modificações na sociedade quanto a escrita. A rapidez e eficiência da comunicação entre as pessoas em localidades diferentes, foi o ponto máximo dela.
    Em sala de aula, nosso foco é o conhecimento da escrita e utilizá-la em todo o seu segmento. Já com a chegada do computador e, principalmente, a internet, criou-se uma nova e revolucionária forma de comunicação.
    LOGAN (1999) define a Comunicação Mediada por Computador como uma nova e importantíssima linguagem. No computador já é possível assistir televisão, ouvir rádio ou ler jornal... Enfim, todas as mídias tradicionais com o plus da interatividade. Imagine isso tudo em nossa sala de aula. Isso é o que muda: a “comunicação viva” a nosso dispor, trabalhando por nós, nos auxiliando como um livro didático nos auxilia em sala, porém, um livro didático interativo. Estamos no século XXI, e isso é um processo de transformação que passaremos. Nosso papel nessa época de uso dos recursos da comunicação e interação é conhecer e fazer uso desta “nova revolução”. Se o professor souber usar a tecnologia e sentir-se á vontade com ela, passará essa segurança aos alunos e estes, por sua vez, também se sentirão á vontade no ambiente virtual.

    ResponderExcluir
  99. O computador é mais um instrumento de ajuda para o professsor.Não devemos deixar que ele ocupe o nosso lugar,mas devemos mudar nossa prática pedagógica,incluido a tecnologia como uma fonte de trabalho que surgiu com auxilio e que assim podemos desenvolver um bom trabalho em nossas salas de aulas.

    ResponderExcluir
  100. O computador é uma grande ferramenta e fonte de trabalho para todos nós.Auxiliando uma aula diferenciada e prazerosa entre o professor e o aluno.

    ResponderExcluir
  101. Fórum de Discussão O uso do computador na sala de aula modifica muito a forma de trabalhar, dando uma nova forma de aprendizagem. É um recurso que o professor pode usar com mais facilidade e mais interesse pelos allunos.

    ResponderExcluir
  102. Cida.Com a tecnologia muda a forma de educar é preciso que os professores estejam bem preparados para lidar com alunos que tem uma gama de conhecimento sobre informatica, é uma forma encatadora e desafiadora para os profissionais que tem resistência a tecnologia, mas de grande auxilio de encato e melhoria na educação

    ResponderExcluir
  103. Acredito que com o computador na sala, as aulas ficam mais dinâmicas e atraativas na apresentação dos conteúdos. Mas é preciso que o professor dinamize bem as suas aulas para que este recurso seja bem aproveitado e não perca o objetivo real que é ensinar.
    Não podemos esquecer também que essa ferramenta é apenas um instrumento a mais e jamais substituirá o relacionamento professor-aluno.

    ResponderExcluir
  104. Sem dúvida,a utilização do computador em sala de aula é uma maneira prazerosa de trabalhar os conteúdos.Pois através dessa ferramenta,o aluno poderá ter acesso rápido às informações,a acessar jogos educativos,interagir com alunos de outras escolas e se atualizar.
    Neste contexto,cabe ao professor ser o mediador nos seus trabalhos para que estes consigam se apropiar apenas dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento do seu intelectual.

    ResponderExcluir
  105. O uso do computador em sala de aula torna os conteúdos mais atrativos e prazerosos, as aulas mais dinâmicas e criativas. Professor e aluno passam a compartilhar juntos novos saberes.O professor passa a ser um articulador das pesquisas, interações, comunicações... Infelizmente, o uso do computador na escola ainda é pequeno,muitos alunos não tem acesso ao computador em casa.

    ResponderExcluir
  106. Todo recurso que você utiliza (cartaz, vídeo, música ...) modifica e torna as aulas mais atrativas. Então, é provável que quando o computador e a internet se tornarem realidade em nossa escola será possível realizar grandes projetos que facilitarão a vida do professor e dos educandos.

    ResponderExcluir
  107. Como formador acredito que devemos está em constante aperfeiçoamento, das práticas existentes para melhorar o nosso trabalho em sala de aula. Toda forma de aprendizagem inovadora e bem vinda, desde que contribua para ajudar a melhorar e enriquecer as nossas atividades, desenvolvidas no nosso cotidiano.Hoje a informatica é uma ferramenta muito importante para o formador, pois a mesma o ajudará a construir um novo cenário, um novo saber, com a introdução das tecnologia\s nela contida.
    Infelizmente, o seu uso ainda é pequeno nas escolas, pela própria realidade de nossos alunos, onde muitos não tem acesso ao computador.

    ResponderExcluir
  108. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  109. Sim,sem dúvidas o computador é um dos recursos didático que deve ser utilizado pelo professor no aprendizado das disciplinas trazendo uma nova maneira de agir,pensar,conhecer,viver...e se for utilizado por um docente treinado pode ser uma ferramenta versátil e enriquecedora na formação e educação dos alunos.
    O computador é útil no processo ensino-aprendizagem desde que precedido de planejamento docente e incorporado a uma metodologia de ensino assumindo um papel importante nesse processo e trazendo ao ato de estudar uma nova motivação.

    ResponderExcluir
  110. Com certeza. Acredito que com o computador sendo uma ferramenta para o educador, ele abre novos caminhos enriquecendo o dia a dia em sala de aula, tornando-a mais dinâmica.
    Buscar conhecimento e querer obtê-lo é uma questão de querer crescer sempre.

    ResponderExcluir
  111. O domínio do computador em sala de aula, muda, se o profissional tiver domínio da máquina, e do conteúdo proposto, ao contrário pode ser um instrumento que pode desviar o foco proposto.

    ResponderExcluir
  112. Eu acho que o computador é mais uma ferramenta de apoio para nós professores. As aulas ficam mais animadas e desperta o interesse nos alunos.Com esse contato tecnológico além das aulas ficarem diferentes os alunos se envolvem mais e aprendem de uma maneira diferente e prazerosa.

    ResponderExcluir
  113. O curso foi de grande valia, pois nos abre olhares diferenciados para uso do computador como ferramenta nas aulas prática com nossos alunos. Não basta saber, é preciso ter domínio da máquina atrelado aos conteúdos.

    ResponderExcluir
  114. O computador é um recurso que deve ser usado pelos professores em sala de aula, desde que ocorra um planejamento e uma capacitação constante em manusear e saber passar as orientações para seu alunos. Toda forma de aprendizagem nos motiva a buscar novos conhecimertos, principalmente na áres educacional, tendo como objetivo enriquecer o ensino aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  115. O computador com certeza muda muito a nossa prática pedagógica. As pessoas se integram de forma dinâmica as aulas tornan-se mais prazerosas e aumentam nos alunos o interesse em pesquisar e a buscar o novo.

    ResponderExcluir
  116. O computador na sala de aula é importante e enriquece o ensino aprendizagem, mas precisa haver uma reciprocidade entre professor e aluno em seu manuseio e tendo com certeza um planejamento para ser algo motivador e proveitoso para a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  117. O computador pode transformar o dia a dia da sala de aula. Com um bom planejamento, o aluno juntamente com o professor pode descobrir um mundo antes desconhecido por ele. A interação professor aluno é de primordial importância nesse momento pois ele precisa ser direcionado para que possa desenvolver um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  118. O computador pode mudar a prática pedagógica do docente.Ele permite maior interação entre aluno e professor,traz novo conhecimentos,acrescenta um recurso muito atraente na apresentação dos conteúdos,colocando a informação mais próxima do aluno.O nosso desafio é colocar a tecnologia em nossa prática.

    ResponderExcluir
  119. O computador em sala de aula modifica muito a atração e aprendizagem dos alunos. Basta os professores ter um bom planejamento de suas aulas utilizando a prática de ensino educacional curricular

    ResponderExcluir
  120. O computador na sala de aula oferece uma dinâmica e agilidade das informações, e o professor que se vale desse recurso, aliado à um bom planejamento e ao domínio da turma para que realmente seje proveitoso e produtivo o momento, tem no computador e em seus recursos mais um aliado para contar na hora de ministrar suas aulas e voltar a atenção dos alunos para determinado conteúdo.
    Mas computador não faz milagres, oferece enormes benefícios, desde que aliados à muitos outros fatores.

    ResponderExcluir
  121. Na verdade, não acredito que o computador vai estar presente na sala de aula tão cedo. Hoje, o que temos é um laboratório com um nº mínimo de computadores num espaço pouco confortavel, onde fica-se 2,3 e até 4 alunos por computador, e este tal laboratório tem que atender a 3 turnos, sendo que num único turno, tem de 10 a 20 turmas. O uso dos computadores fica muito limitado e ainda por cima a escola não possui internet.
    Quanto a relação entre professores, troca-se muitas informações e atividades pesquisadas em casa, em seus computadpres particulares. E quanto aos alunos, o professor tenta passar para os alunos, aquilo que ele mesmo pesquisou.
    No que tange as mudanças destaca-se, principalmente, as relacionadas as buascas do professor na rede e a socialização destas perquisas, sempre com intuito de melhorar cada vez suas dinâmicas para que os alunos possam conseguir uma melhor aprendizagem de todos os conteúdos estudados.

    ResponderExcluir
  122. Com o uso do computador e da internet podemos criar ambientes de pesquisa com muito sucesso e rapidez. Diferentemente da maneira convencional que se tinha de pesquisar em revistas, jornais, livros e outros, a internet nos proporciona uma infinidade de materiais para consulta de um mesmo tema, com muito mais precisão.
    Nosso aluno tem utilizado cada vez mais a internet para realizar suas pesquisas, por isso, temos que estar adiante, orientando o melhor caminho...

    ResponderExcluir
  123. No meu caso o computador, não é utilizado diretamente com o aluno. Isso não quer dizer que não utilizo no cotidiano, na verdade ele serve como fonte de pesquisa.

    ResponderExcluir
  124. o computador é uma ferramenta importante no ensino aprendizagem,onde o professor e o aluno poderao interagir e aprimorar desse conhecimento, dando um grande suporte na prática pedagógica, mas as aulas precisa ser bem planejadas e dinãmicas para dar motivaçao ao aluno.

    ResponderExcluir
  125. A cada dia a tecnologia tem avançado nas práticas pedagógicas e assim tornando as ações do educador diferenciada,reflexiva levando os educandos a se tornarem mais críticos no meio social.

    ResponderExcluir
  126. O computador é "uma" ferramenta e não "a" ferramenta. Ele auxilia, inova, diferencia nossas aulas, tornando a aprendizagem mais produtiva e prazeroza.Ele veio para somar, mas infelizmente sua chegada em nossas salas de aula ainda não aconteceram. Espero que aconteça num futuro bem próximo, num amanhã não tão distante.

    ResponderExcluir
  127. Não. Acredito que ele é um recurso a mais nas aulas, propiciando uma diverssidade de pesquisa consequentemente um diálogo maior ira ocorrer

    ResponderExcluir
  128. O computador nos faz aprimorar cada vez mais o nosso meio de trabalho, nos ajudando imensamente o nosso dia a dia, criando mecanismo para o nosso aluno.

    ResponderExcluir
  129. O computador nas salas pode proporcionar o contato direto com informações extras, que com certeza enriquecerão a aprendizagem e também nos aproximarão do mundo fora da escola que é rodeado de tecnologia e novidades.

    ResponderExcluir
  130. O computador é uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem pois juntos nós professores e alunos podemos construir, inovar nossos conhecimentos propiciando um aprendizado significativo.

    ResponderExcluir
  131. O computador é uma ferramenta de apoio para os professores,onde o professor e o aluno participa junto do novo saber.

    ResponderExcluir
  132. O computador é mais uma ferramenta de apoio para nós professores.O professor que é chave mestre para orientar e compartilhar saberes, sendo o aprendizado de forma prazerosa, satisfatória e significativa

    ResponderExcluir
  133. o computador é so mais uma ferramenta em nossas maos, que facilita um ensino melhor e mais avançado.fazendo as aulas se tornarem diferentes e atrativas.
    Edivania

    ResponderExcluir
  134. O uso do computador em sala de aula, facilitará tanto o trabalho do professor como do aluno. Acredito que haverá maior interesse do alunado na busca de novas formas de aprender. pois dará oportunidade para ambos renovarem adquirirem e renovarem seu modo de ensinar e de aprender ambos passarão a ser colaboradores havendo maior interaçao no ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  135. A internet é a nova mídia principal, sobrepujando TV, Rádio e Cia. Torná-la uma forte ferramenta educativa é tarefa do professor, que torna-se ORIENTADOR do aluno capaz de pesquisar e construir seu próprio conhecimento...

    ResponderExcluir
  136. A tecnologia ajuda o aluno a interagir e aprender de forma mais dinânica, pois ele se sente atraído pela rapidez da internet e tudo o que ela pode proporcionar como pesquisas, contatos etc.

    ResponderExcluir
  137. Sim, a tecnologia ajuda os alunos a interagir melhor, as aulas se torna mais dinânicas, as pesquisas são efetuadas com mais argilidade,e o aluno demosntra mais intereses.

    ResponderExcluir
  138. Com o uso da internet, o conteúdo a ser trabalhado está muito mais fácil de ser pesquisado, existem inúmeras pesquisas adicionais a serem feitas e por ser uma coisa atual que os alunos gostam, torna o ensino mais agradável, você acha desde enciclopédias inteiras até os resumos destas, fica muito mais fácil e mais agradável de ser trabalhado.

    ResponderExcluir
  139. O computador é uma ferramenta muito importante para nós educadores.Porque nos auxília na interação com nossos alunos e nos conecta com o mundo.

    ResponderExcluir
  140. O uso do computador requer muitas habilidades e o professor é o mediador entre os recursos tecnológicos e a aprendizagem, essa mudança na educação propõe novos valores e uma dinâmica educacional mais consistente, para promover a motivação e interesse verdadeiro em aprender.

    ResponderExcluir
  141. O computador e as tecnologias que está disponivel para o educador são de muita utilidade, pois demosnstra que o educador tem que buscar atividades lúdicas para melhor ensinamento para seus alunos.

    ResponderExcluir
  142. Sonia Milanez Grechi Zeferino

    O computador é um instrumento que facilita a ensinagem e a aprendizagem, pois apresenta uma infinidade de recursos.
    Mas quando estará ao alcance de todos os alunos nas escolas? Então é uma discussão de suposição.

    ResponderExcluir
  143. Ainda o computador não chegou na sala de Ed.Infantil,confirmo que ele me ajuda muito em minhas atividades e em outros tb.

    ResponderExcluir
  144. Nos educadores temos o compromisso de auxiliar nossos alunos ao uso da internet, pois sabemos que ela tem os dois lados, ou seja, para muitos a internet e o meio de trabalho, diversão, e muito mais. Porem existem pessoas que usa a mesma para prostituição, roubo, etc... Hoje o papel do professor e muito maior, pois antigamente conduzíamos nossos alunos por um caminho conhecido, sabíamos com quem estávamos lidando,agora tudo e muito "virtual", temos que está atento com tudo e todos, pois o mundo ficou mais amplo. A internet dentro da sala de aula e um auxilio muito grande, porque podemos nós conectar com o mundo e sabe exatamente o que está acontecendo no mundo. Utilizo em minhas aulas com frequencia e sempre que posso mostro para meus alunos os beneficio e malefício da mesma.

    ResponderExcluir
  145. Sim .O computador é mais uma ferramenta para o educador como para os educandos.Com o computador em sala de aula o professor passa a agir como um articulador e ao mesmo tempo adquire novos conhecimentos junto com seus alunos.

    ResponderExcluir
  146. Sim, a forma de pesquisas, a forma dinâmica que o professor pode trabalhar com sua turma, o mudar de ambiente que também ajuda no aprendizado.
    Hoje o professor tem um campo muito grande para trabalhar o seu tema desejado , tem varias formas de ser trabalhado, pois com os laboratórios nas escolas ficou muito mais fácil de fazer da sua aula, de livros, giz e quadro, uma aula marcante com vários site para ser pesquisados com várias atividades que hoje a internet nós dar. Penso que essa mudança foi para melhor.

    ResponderExcluir
  147. O computador na sala de aula seria de grande valia, pois seria mais um apoio para aulas dinâmicas enriquecendo as aulas e também desenvolvendo um melhor aprendizado para os alunos. Claro que o monitoramento deve está presente pois os adolescentes poderia esta usando essa ferramenta para outros fins que poderia atrapalhar o aprendizado.

    ResponderExcluir
  148. O computador é uma ferramenta que muito vem contribuindo na forma de trabalho nas escolas . Hoje grande numeros de alunos tem acesso e faz uso da tecnologia , principalmente do computador e internet .

    O computador é um instrumento que possibilita passar informaçaoes mais rapidas e precisas.
    É uma grande fonte de pesquisa e facilita a comunicaçao interagindo com as pessoas ate mais distantes. Cabe ao professor conduzir o aluno a uma pesquisa direcionada . E papel dele , orientar as formas de pesquisa , o metodo de como se pesquisar , indicando sites adequados como fonte dentro do assunto abordado .



    Dentro dessa nova realidade é que nos educadores interagimoas como forma de interaçao e comunicaçao .

    ResponderExcluir
  149. Sim, sem dúvida. O uso do computador, vem conrtibuir para uma aula mais criativa, dinâmica, mas para isso , cabe o educador planejar suas aulas. O uso do computador, é uma ferramenta a mais para que o aluno ultrapasse fronteiras,contribuindo muito para a sua aprendizagem .

    ResponderExcluir
  150. Para nós, educadores hoje existe muitos meios facilitando a vida de ambos, alunos e professores.a tecnologia é uma ferramenta que precisa de muitos cuidados que enriquece a aprendizagem mas também pode prejudicar a vida do aluno se não tiver sendo acompanhado por um profissional.

    ResponderExcluir
  151. O computador nos fornecem dados,que facilitam e dinamizam a aula, pois a impolgação dos alunos incrementam as aulas pelas curiosidades dos alunos juntamente com os profesores.
    O professor que está utilizando essa ferramenta, tem que sempre ficar em alerta, pois tem o lado posítivo e o lado negativo, como sites pornográficos , jogos indevidos e etc
    Quem sabe no futuro próximo estamos todos inseridos nesta tecnologia virtual, com quadros digitais e salas equipadas com Data Show e notebook.

    ResponderExcluir
  152. Passa a ter uma grande participação no ensino das matérias. Imaginemos um professor de biologia demonstrando toda a estrutura de uma célula,etc. O aluno vai gostar bem mais da aula.

    ResponderExcluir
  153. Penso que o computador acaba sendo mais uma ferramenta para as práticas de ensino do professor,sabendo fazer o uso correto deste as aulas ficarão mais atrativas e dinâmicas,fazendo com que o aluno interaja com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  154. As novas tecnologia faz presente no dia-dia do professor. Sabemos que essa ferramenta é de grande importância para o aluno, as aulas fica mais interessante e mais atrativas.

    ResponderExcluir
  155. O uso dessa ferramenta tão eficaz e poderosa só vem para acrescentar o dia a dia do professor,auxiliando-o nas suas práticas pedagógicas,trazendo recursos criativos e atraentes por meio dele.Através do computador o professor também pode modificar a sua aula, saindo do velho quadro negro e mostrando para seus alunos um imenso mundo que temos ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  156. A grande preocupação é o modo que será trabalhado essa ferramenta. Tem que ter sentido para o educando. Claro que tudo que vem a somar é muito bem-vindo.Cabe a nós, desenvolver um método que desperte o interesse do nosso aluno,isso é,a integração dos recursos articulados de forma curricular. O diferencial do uso atual desses dispositivos é a criação colaborativa de conhecimento. O professor tem a possibilidade de adaptar o uso e desenvolver novos conteúdos. Com tantos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado e com a adaptação das tecnologias,os usuários e redes de ensino estão cada vez mais preocupados em trabalhar em harmonia com essas tecnologias. Torna-se cada vez mais comum produzir e realizar atividades escolares por meio desses dispositivos.

    ResponderExcluir
  157. Com certeza muda muito muito a realidade na sala de aula. Os alunos hoje, a maioria tem acesso à internet e não estão dispostos a participar das aulas tradicionais. O assunto do momento é a internet, por isso, o professor precisa criar meios de se beneficiar dessa realidade no processo ensino-aprendizagem. O aproveitamento nas disciplinas pode ser bem maior se o professor souber utilizar com os alunos. Mas, para isso, o educador precisa pesquisar mais, para buscar a melhor forma de utilizar esses recursos com os educandos.

    ResponderExcluir
  158. As novs tecnologias possibilita maior integração entre o professor e o aluno e muda-se e inova as práticas pedagógicas,resultando assim maior apredndizagem.

    ResponderExcluir
  159. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  160. Neste “novo mundo”, o computador e a internet fazem sim a diferença se tratando da aplicação na educação. A globalização mudou a forma de enxergar o mundo. As crianças, os jovens e os adultos (principalmente de gerações novas) estão com informações a “flor da pele" e fazem o uso das novas tecnologias em casa, no trabalho, nas ruas (lan house, celular, netbook) etc, e com isso aprendem logo cedo a manusear essas ferramentas. E por que não usá-las nas salas de aulas (LIED)? Com toda essa abundância de tecnologias, é claro que os alunos ficam frustrados quando chegam na sala de aula e se deparam com quadro e giz. Eles querem novas formas de aprender. Não é para abandonar o quadro e o giz, mas trazer para os alunos diversificação de aprendizagem, e o computador junto com a internet conseguem fazer esse papel. Com eles os alunos sentem algo de diferente, saem da rotina da sala de aula fazendo com que se interessem mais, prestem mais atenção, com isso, absorvem melhor as informações, se dedicam mais aos estudos, perguntam mais porque querem estar atualizados, etc...
    Como educador, temos que abraçar tudo o que for possível para acrescentar o que for de melhor para nossos alunos, nosso papel é o de intermediar esse encontro entre aluno e tecnologia, ensinando e também aprendendo. Temos que abrir esse “leque” de informações e aplicá-las com nossos alunos.
    Por que trabalhar só com livro, quadro e giz, se podemos acrescentar a eles o “mundo” dentro de um computador?!!!
    Usem e abusem do LIED de sua escola!!!

    ResponderExcluir