Título do Blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Análise de sua prática educacional

"Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que tem um forte componente cultural", estamos retomando a ideia de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta "nova cultura", foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos.Consequentemente, é bastante comum que professores estabeleçam,implícita ou explicitamente,relações conflituosas com a informática,manisfestando fobias de toda sorte,preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc.(...)Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar.E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos."

157 comentários:

  1. Hoje, com a Internet e a fantástica evolução tecnológica, podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes. A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem. Com a Internet e as redes de comunicação em tempo real, surgem novos espaços importantes para o processo de ensino-aprendizagem, que modificam e ampliam o que fazíamos na sala de aula. A sala de aula é o espaço privilegiado quando pensamos em escola, em aprendizagem. Esta nos remete a um professor na nossa frente, a muitos alunos sentados em cadeiras olhando para o professor, uma mesa, um quadro negro e, às vezes, um vídeo ou computador. É fundamental hoje planejar e flexibilizar, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática.

    ResponderExcluir
  2. nesta nova era da informatização é comum entrarmos em conflito com computador, internet, pois nós não fomos educados nesta culura, diferente de nossos filhos que estão crescendo nesta mesma, que com 6 anos já manuseiam o computador com perfeição.
    Isso não diz que devemos abandonar desse recurso nas aulas, temos que investir no nosso próprio conhecimento, assim é fundamental planejar e flexibilizar o tempo e as atividades.
    Jaquiceli e Vanderléia

    ResponderExcluir
  3. A informatização nos gerou conflitos mediante ao computador,pois não fomos educados nessa cultura e hoje nossos filhos estão no manuseio dos computadores com perfeito conhecimento e nós professores não devemos deixar de lado essa ferramenta de muita importância para o nosso cotidiando que é planejar e realizar os nossos trabalhos diários.Claudia

    ResponderExcluir
  4. A informatização nos gerou conflitos mediante ao computador,pois não fomos educados nessa cultura e hoje nossos filhos estão no manuseio dos computadores com perfeito conhecimento e nós professores não devemos deixar de lado essa ferramenta de muita importância para o nosso cotidiando que é planejar e realizar os nossos trabalhos diários.Alexssandra.

    ResponderExcluir
  5. O computador é hoje responsável por uma verdadeira disseminação da informação, causando muito entusiasmo, muita expectativa em seu uso como ferramenta de aprendizado interativo. Em sala de aula ele pode ser o instrumento que faltava para incentivo a aprendizagem, porém necessita da interação direta dos alunos e do envolvimento dos profissionais no sentido de viabilizarem esse processo. É importante considerar que vivemos numa realidade onde muitos jovens não demonstram interesse pelos estudos, esperamos que esta ferramenta seja realmente fonte motivadora.
    Joziane.

    ResponderExcluir
  6. O mundo da informatica nos tras a fazer uma interação entre o ontem, hoje e o amanha.
    Pois sabemos que a informatica nos facilita em todos os aspectos seja eles quantitativos e qualitativos, pois a informação é rápida e consequentemente nos deixa um pouco acomodados pois já achamos que não temos tempo de para para dialogar frente a frente, principalmente dentro de nossa casa ou trabalho.
    Robertão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Podemos observar que a tecnologia é um instrumento eficaz na prática educacional, mas que precisamos aperfeiçoar essa nova cultura que favorece a prática educacional buscando em nosso cotidiano escolar uma prática coerente que nos proporciona rapidez e tranquilidade.
    Não podemos esquecer que tudo que é nov0 nos atrai mas também nos traz dúvidas, assim é a informática na sala de aula. Mas precisamos superar esse receio, nos aperfeiçoar e aproveitar esse recurso em nossa prática pedagógica, lembrando que é mais um meio de educar e não o único.

    ResponderExcluir
  8. Análise da prática educativa

    A maioria dos educadores atualmente sentem muitas dificuldades em inserir o uso do computador isso devido a vários fatores, dentre eles podemos destacar: o fato de não serem formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática; a falta de recursos para aquisição do equipamento; falta de tempo e às vezes vergonha ou acomodação para uma capacitação; falta de estrutura das escolas entre outros fatores. Ao admitirmos que a dinâmica da sociedade implica em transformações culturais, sociais, econômicas e políticas, é preciso que consideremos os efeitos (positivos e negativos) destas transformações e que os coloquemos em questão.
    Acreditamos que essas transformações apontam para um compromisso do professor com a melhoria da qualidade de ensino e de vida da sociedade em que está inserido. Compromisso com a transformação

    Euzilane e Nancy

    ResponderExcluir
  9. É uma realidade inovadora que nos tras os dois lados da moeda, o positivo e o negativo, precisamos saber dosar, lidar com essa tecnologia, tirando todo proveito. Pois, não podemos esquecer que o lápis e o papel é fundamental na alfabetização.
    Ivna e Márcia

    ResponderExcluir
  10. O avanço tecnologico é claro e visivel, no mundo de hoje, se não tentarmos caminhar lado a lado ou próximo dele,não só ficaremos desatualizados, como também permitiremos um livre passo para nossos concorrentes passarem em passos largos a nossa frente.
    Enquanto formadora de crianças, não tenho receio, algumas dificuldades é verdade. Pois se os avanços tivessem chegado nas escolas também, as dificuldades seriam bem menores. A verdade é clara o avanço esta ai,precisamos esta sempre atualizados com a mesma, para manter nossos alunos atualizados também, com o meio em que vivem e com o mundo.
    Mas as condições finaceiras da maioria não os permite, avançar juntos ou próximo da tecnologia.Esperamos que esta ferramenta não seja um bicho de sete cabeças para ninguém, e possa está de livre acesso para todos...
    Vania

    ResponderExcluir
  11. A tecnologia no mundo de hoje é uma realidade inovadora que precisamos saber lidar, sendo que, a maioria dos educadores sentem dificuldades em inserir o uso do computador.Mas, acredito que há transformações no compromisso do professor para com a melhoria de ensino e de vida da sociedade...
    Verenice

    ResponderExcluir
  12. A informática e a internet já são utilizados
    como importantíssimos recursos pedagógicos
    pelos professores em seus planejamentos e
    também por alguns alunos em pesquisas
    escolares,mas o que nos preocupa é como o acesso
    a esse meio tecnológico em hora aula vai acontecer
    sem que o mesmo desvie seus interesses para
    assuntos fora do conteúdo,o qual está sendo
    ministrado,ex:páginas pornográficas,chat etc.
    IVONI E LUCIENE

    ResponderExcluir
  13. "o uso dos computadores na escola não é a salvação da educação, contudo, é um instrumento de grande utilidade para moderniza-la" e atualizar as necessidades dos alunos.

    O uso de computadores e consequentemente da informática na escola, depende muito da prática do professor, pois nem sempre a formação que recebemos é suficiente para realizar um trabalho de qualidade e que traga satisfação na interação do conteúdo com essa tecnologia a fim de promover a atenção dos alunos e um efetivo aprendizado.
    Como professora, sinto um pouco de dificuldade de reconstruir a prática pedagógica com os alunos, pois muitos veem o computador como algo para brincadeiras e diversão e não o concebe como ferramenta para o aprendizado. Dessa forma é necessário ter cuidado para não frustar as expectativas do aluno diante dessa tecnologia.
    Acredito que primeiramente o aluno deve ter noções básicas de informática e posteriormente fazer as relações entre conteúdos e informática.
    Não se pode ter medo de errar, pois o erro nos faz crescer e acertar, possibilitando novas maneiras de ensinar mais e mehor.

    Delvânia Sperotto - 21/05/2010

    ResponderExcluir
  14. Atividade 1
    Na escola em que atuo, ainda não se tem o computador como ferramenta de ensino,mas posso citar como dificuldade, a adaptação dessa nova ferramenta, pois os professores não estarão capacitados o suficiente para essa nova metodologia de ensino, pois isso requer um período mais longo do que é proposto. È preciso também que se elabore material condizente com a realidade do aluno, pois a maioria de nossos alunos não tem computadores em casa. A grande angústia dos professores consiste em saber quais serão melhores formas de utilização dos computadores, pois a tecnologia por si só não aumenta necessariamente o desempenho dos alunos, mas aumentará a capacidade do professor em prender a atenção dos educandos, já que nenhum equipamento por mais moderno ou programa de ponta substituirá um bom projeto educacional.

    ResponderExcluir
  15. Com o mundo informatizado e essa evolução fantástica da tecnologia,aprendemos muito e temos muito que aprender, pois a cada dia é um novo aprendizado.
    O computador, a internet é mais um instrumento eficiente na prática educacional, a qual precisamos buscar e aperfeiçoar em nossas salas de aula.
    Tudo é novo e requer atenção e comprometimento por parte dos profissionais, para que haja melhoria e qualidade no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  16. Podemos observar que a maioria dos professores atualmente em exercício tem dificuldades com as transformações no mundo do trabalho , as maiores dificuldades são a falta de material complementar e a escassez de computadores , causando insegurança nos professores . Na sociedade contemporânea , asrápidas transformações no mundo do trabalho , o avanço tecnológico configurando a sociedade virtual e os meios de informação e comunicação incidem com bastante força na escola . Assim acentuam aexclusão social , em escolas que eduquem as crianças e jovens exigindo esforço do coletivo da escola.

    ResponderExcluir
  17. lurdicéia Siqueira Pereira:
    A educação atual já se encontra quase toda inserida em uma forma onde tecnologia anda lado a lado com o ensino. No entanto,em um passado nem tão distante, professores trabalhavam ainda de uma forma bastante rústica, não podendo imaginar que um dia fossem ter acesso a esses meios. è comum o medo que alguns ainda carregam consigo em relação a essa integração. Não conseguiram se adaptar ou se sentem inseguros diante de informações que outrora não tinham.
    Professores em início de carreira não demonstram a mesma insegurança dos outros, pois foram criados em meio a essa tecnologia e já se adaptaram a esse modo de ensinar fazendo uso dessa ferramenta. A missão de cada um é de uma forma ou de outra, que se adaptem e se tornem formadores de pessoas cada vez mais abertos às informações e aos avanços que aparecem cada vez mais rápidos e não podemos de observar também que nossos alunos de hoje assimilam muito bem a união de educação e informatização e o seu desenvolvimento é muito mais rápido do que podemos imaginar.
    Lurdicéia Siqueira Pereira

    ResponderExcluir
  18. Na época que eu estudei só existia quadro de giz, caderno, lápis, caneta e borracha,etc. Pro isso eu tenho muita dificuldades em manusear esta preciosa máquina. Hoje sabemos do valor da aprendizagem em todas as fases da vida do ser humano, mesmo que fomos formados em uma cultura diferente do manuseio da informática. A tecnologia ajuda a ensinar e aprender através da internet, DVDS, televisão, câmera digital e até mesmo celulares podendo fazer com que os alunos se interessam e aprendam muito mais e stes recursos poderão ser usados em todas as disciplinas. Por isso, é preciso estarmos sempre atentos e buscando novos conhecimentos, pois a tecnologia está cada dia mais avançada. Edna!!

    ResponderExcluir
  19. O computador é uma ótima ferramenta para os planejamentos dos professores, mas nós professores estamos ainda reciosos para tanta tecnologia.
    outro motivo também é a falta de tempo para pesquisas e atualizações.
    mas os cursos de capacitações nos permite avançar, esclarecendo as dúvidas e nos preparando na melhor forma possível para atender nossos alunos .

    ResponderExcluir
  20. Com o desenvolvimento tecnológico, é necessário que os professores preparem seus alunos para esta "nova cultura", mesmo sabendo que não foram formados numa cultura tão enovadora, porém terão que buscar esta atualização, tentando se adaptar para que aconteça essa interação. Não da mais para pensar a educação sem o manuseio da informática. É difícil! Principalmente para aqueles que ainda não possui computador, nem tem acesso a internet, por dificuldade financeira, ou mesmo por morar em zona rural, praticando só na escola fica difícil adquirir habilidade em pouco tempo. Certamente, a cooperação entre os colegas e também com os próprios alunos que ja tem uma visão aberta, facilitará aos pouco o aprendizado de todos.

    Maria Esperança Martinelli Pereira

    ResponderExcluir
  21. mesmo professores em inicio de carreira tem insegurança ao utilizar esta ferramenta , pois as vezes os alunos estão mais preparados ou mesmo "entusiasmados" com essa nova tecnologia.
    temos que adequar o nosso conhecimento com a curiosidade dos alunos para que tenha uma melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  22. Estamos vivendo um novo jeito de caminhar na educação - a pedagogia da atração.
    Toda tecnologia fora da escola pode estar dentro da sala de aula.
    Mesmo que nascemos e crescemos num outro mundo, as ferramentas que colaboram hoje no processo ensino-aprendizagem podem ser facilmente utilizadas por todo educador.
    Não é concebível uma escola que não se utiliza de um meio tecnológico. É como estar fora do mundo atual. Portanto para ser professor nesta nova cultura devemos levar para aula a TV, o DVD, o aparelho de som, o computador, a pesquisa na internet...
    O educador não deve temer o novo. Tornar a aula prazerosa exige uma nova postura. A tecnologia da informação a serviço do aprendizado.

    O computador integrado aos programas da educação colabora com a pedagogia da atração.
    De uma coisa tenho certeza o professor é insubstuível.

    ResponderExcluir
  23. Em nossos dias com o grande avanço tecnológico,temos que sempre nos mantermos informado.
    O professor cada dia mais,tem que está buscando atualizar,pois os alunos já vem para a escola com grande conhecimento das novas tecnologias como:computador,internet e outros.O medo e preconceitos devem ser superado pelo novo aprendizado,onde o ensino-aprendizagem possa ser mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  24. A integração do computador educação atual já se encontra quase toda inserida em uma forma onde tecnologia anda lado a lado com o ensino.
    No entanto,em um passado nem tão distante, professares trabalhavam ainda de uma forma bastante rústica, nem imaginar que um dia fossem ter acesso a esse meio,pois e comum o medo que alguns ainda carregam consigo em relação a essa integração.
    Não conseguiram se adaptar ou se sentem inseguro diante de informações que outrora não tinham.
    Nossos educandos hoje esta com acesso à essas redes de informação o que se mostra uma integração diferenciada neste meio demonstrando uma nova identidade cultural tecnológica,assim o professor deve se preparar constantemente de informações sempre.

    Rosi!

    ResponderExcluir
  25. Percebemos que o avanço tecnológico galga multiplos caminhos nos mais diverso setores, e o que antes era opcional agora se torna uma obrigação conhecermos e sabermos como se processa computadores, celulares,caixas eletronico. etc...,
    com isso somos conscientes da tarefa que temos em formar nossos alunos, preparando os mesmos para manusear os equipamentos com eficiência.

    ResponderExcluir
  26. Vejo que hoje há uma grande necessidade de nós educadores estarmos nos preparando cada vez mais para essa grande mudança tecnológica nas nossas vidas, apesar das dificuldades que as vezes encontramos em lidar com o novo.Além disso nossos alunos, filhos ja estão bem mais inseridos nesse mundo tecnológico,tornando-se necessario a nossa pratica. Beti 23/06/2010

    ResponderExcluir
  27. Nos atuais dias, se faz extremamente importante que os formadores de crianças, jovens e adultos estejam integrados a nossa tecnologia. Não se faz necessário ser especialista no assunto, mas sim se aproximar, conhecer e por fim usar a favor da educação as novas tecnologias.
    Todo formador ou educador, seja a família ou a escola, a igreja... precisa transformar seus receios e dificuldades diante da tecnologia em aprendizado, em conhecimento, só assim estaremos mais perto dos nossos filhos, alunos e preparados para um futuro próximo.

    Andrew
    28/06/2010

    ResponderExcluir
  28. Sem dúvida para os dias de hoje é imprescindível que o professor domine, nem que seja minimamente, a linguagem da informática educacional,devido ao boom da tecnologia da informação. Mas, como toda tecnologia para funcionar com perfeição atendendo as demandas de trabalho é preciso manter a adequação,a manutenção, os reparos e o instrutor para auxiliar nos trabalhos e resolver os problemas, pois de nada adianta o professor dominar os conhecimentos de informática se os instrumentos estão com defeitos ou com laboratórios inadequados, problemas dos quais o professor não resolve. Isso dificulta o desenvolvimento do trabalho do professor e a considerar que a tecnologia precisa da ação humana para que funcione. Tecnologia é muito bom. Para ser melhor ainda, é necessária estar em perfeitas condições de uso.

    28 de junho de 2010 13:52

    ResponderExcluir
  29. Nos dias de hoje o professor necessita ter contato diário com o computador, porque ele auxilia o mesmo na sua pratica docente.
    É percebido que muito dos educadores ainda não tem grande dominio da ferramenta.Mas cabe a ele adequar-se a nova tecnologia para que seu trabalho caminhe prazerosamente.
    Hoje a informatica tem adquirido um terreno amplo, sendo ela necessaria na vida humana.

    ResponderExcluir
  30. As teorias construtivistas, consideram que o conceito de aprender está diretamente ligado a um sujeito (que é o aprendiz) que, por suas ações, envolve ele próprio e os outros colegas, busca e adquire informações, muda comportamentos, integra conceitos teóricos com a prática, relaciona e contextualiza experiências. E o professor, como fica nesse processo de acordo com esses referenciais?

    O professor deve desempenhar o papel de articulador das atividades do aprendiz, alguém que pode colaborar para dinamizar as ações no ambiente de aprendizagem, alguém que trabalha em equipe, junto com o aluno, buscando os mesmos objetivos.

    Dessa forma, o trabalho do professor não deve restringir-se a realizar esta ou aquela atividade com o aluno. Becker (2003) salienta que o professor necessita organizar situações que os alunos, após realizar as atividades, possam refletir sobre como fez ou realizou determinada ação.

    O professor ao fazer essa reflexão sobre as ações realizadas no processo de desenvolvimento de uma tarefa, obterá subsídios que permitirá a ele próprio compreender não só o que foi feito, mas como, a maneira que foi realizada. A esse processo de pensar sobre ação Becker (2003) chama de abstração reflexionante, que corresponde a apropriar-se dos mecanismos da própria ação.

    Entendo que o professor, ao utilizar a informática dentro de uma abordagem construtivista torna-se responsável por promover a aprendizagem do aluno para que este possa construir o seu próprio conhecimento dentro de um ambiente que o desafie e o motive para a exploração e a reflexão, a depuração de ideias e a descoberta, enfim, o professor tem que estar preparado, qualificado, para tirar dúvidas, resolver problemas relacionados a tantas tecnologias, principalmente as ligado a informática.

    ResponderExcluir
  31. NOS DIAS ATUAIS É NECESSSÁRIO QUE SE TENHA CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA, PORQUE COMO VAMOS ORIENTAR OU MELHOR PREPARAR NOSSOS ALUNOS SE NÓS NÃO TEMOS O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA TAL AÇÃO.TEMOS EDUCADORES QUE SE PREOCUPAM EM ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM AS TECNOLOGIAS MAS TAMBÉM INFELIZMENTE TEMOS AQUELES QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ,MUITOS POR FALTA DE INTERESSE OUTROS POR FALTA DE OPORTUNIDADE.A TECNOLOGIA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA MAIS AINDA PRECISA DE UM BOM MANUSEADOR......

    ResponderExcluir
  32. Nos dias de hoje é muito importante o contato de aluno e professor e verso computado. Estejamos sempre em busca de inovaçao com esse meio de comunicaçao que nos conduz a uma nova aprendizado.Os cuidados que nos professores e alunos no manuseio de seus computadores e muito importante para termos sempre um aparelho em bom estado de conservaçao.
    Precisamos estar sempre querendo aprender a cada vez mais.

    ResponderExcluir
  33. Hoje os avanços tecnológicos são muitos, as informações por meio da informática tornam-se cada vez mais importante para a sociedade, seja por suas vantagens ou por sua agilidade mediante o uso da internet, são muitos os receios que encontramos diante seu uso, mas devemos, na função de pais, professores, nos aproximar desse meio e conduzir as criança, jovens e adultos ao desenvolvimento tecnológico, aproveitando tudo de bom que este oferece.

    ResponderExcluir
  34. A tecnologia é sim um grande avanço para nós, através dela podemos ir além,existem pessoas no mundo que sentem muitas dificuldades para se integrar com essa modalidade tecnológica,existem professores que quando se formaram a uns anos atrás não tiveram a oportunidade de aproveitar essa tecnologia pois ainda não existia, na certa também tiveram um pouco de dificuladades em elaborar seus trabalhos e sem contar na correria que tiveram, vale lembrar também que o esforço era bem maior, pois precisavam correr atrás para conquistar. É preciso ter muito cuidado com a tecnologia principalmente em relação as crianças que por curiosidade acabam usufruindo dessa tecnologia de uma maneira que acaba gerando conflitos. É nessa hora que pais e professores devem estar atentos para que a mesma não lhes tragam transtornos é preciso haver acompanhamento em tudo o que a criança faz e conscientizar que a tecnologia é um caminho de novas descobertas, mas quando é usada adequadamnente.

    ResponderExcluir
  35. Os avanços tecnologicos na atual sociedade vem crescendo de maneira em que nós professores, jovens e adultos temos que estar sempre atentos as vantagens e cuidados. É importante o interesse em estar informatizado para melhor orientar nossos alunos, mas ha aqueles em que nao estão preocupados com esses avanços.Temos que estar disposto em aproveitar essa oportunidade e enfrentar os desafios para melhor ensino aprendizagem.
    Maricleia Calvi

    ResponderExcluir
  36. No mundo da informática, a parte de hardware evolui de forma muito rápida, geralmente de 6 a 6 meses e, para acompanhar esta evolução, os softwares também evoluem e, com isso precisamos estar nos atualizando, pois hoje tudo está voltando para o mundo da informática e, precisamos nos adaptar também. Como boa parte de nós, deste curso, atuamos como professores regentes, é de grande importância estarmos nos interagindo com as TI e tentando adapta-la em nossas aulas, claro que não é em todos os conteudos que há essa possibilidade, porém é importante tentarmos adequa-los as outras. Isso irá proporcionar uma aula diferenciada e irá chamar a atenção do aluno ao conteúdo.

    ResponderExcluir
  37. É praticamente impossível, não usarmos a tecnologia no nosso cotidiano, o computador é essencial para efetuarmos um trabalho mais dinãmico. Os alunos evoluiram, dão um show quando o assunto é internet, celulares, etc. Precisamos acompanhá-los e fazer nossas aulas mais atrativas.

    ResponderExcluir
  38. com a internet tem-se a facilidade de mais informação nos dias atuAIS.OS JOVENS SE SENTEM EM MAIS LIBERDADE ,POR ISSO a tecnologia vem a trazer recursos de formação pessoal.professores estão tendo essa oportunidade de estarem sendo qualificado para as escolas.os professores estão em formação e fazem uso deste para acompanharem as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  39. A inserção de tecnologias inovadoras na educação brasileira está promovendo além de melhorias na forma de ensinar uma grande democratização do conhecimento em nosso país.
    Apesar da educação se encontrar quase toda enserida no mundo tecnologico, muitos profissionais da educação ainda se recusa de usar esta ferramenta tão importante para proporcionar aula diferenciada para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  40. A tecnologia nos dias atuais é fundamental e indispensavel tanto na vida particular como no local de trabalho .Temos que esta disposto em aproveitar essa oportunidade e enfrentar desafios para melhor ensino aprendisagem, devemos mostrar para as crianças os beneficios da internet.Todos nos Professores devemos trabalhar usando essa ferramenta para tornar nossas aulas mais atrativas.

    ResponderExcluir
  41. O computador hoje, inseridos nas escolas é um instrumento de trabalho indispensável para todos os professores. Nós temos a missão de preparar os educandos para os dasofios, no entanto entender a importância dessa tecnologia em nosso dia-a-dia é muito significante, pois estamos vivendo no mundo globalizado, informatizado, onde deparamos com mudanças e transformações a todo momento por isso precisamos encarar essa era como mais uma conquista e descoberta do homem. Particularmente sentia-me muito insegura diante dessa máquina, da tecnologia tão avançada como está, computador, internet...por medo, vergonha e inseguraça como relata o texto.Quase cheguei ao final da minha carreira sem lidar com essa tecnologia no cotidiano escolar, mas aos poucos esta barreira está sendo quebrada por causa da necessidade dentro do trabalho. Os profissionais da educação devem estar inseridos nessa evolução tecnológica onde a informação circula em tempo hábil afim de que haja construção do conhecimento de forma contextualizada.

    ResponderExcluir
  42. Esse curso vai ser miuto bom para nos,porque temos que esta acompanhando tambem as novas tecnologia que irao surgir.Tudo se torna mais facil com a internet nos ajuda muito na hora da pesquisa, dos nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  43. Análise de minha prática educacional
    Como profissional da Educação, tenho me esforçado muito e procurado me adaptar aos recursos tecnológico existentes e necessário para facilitar o meu trabalho e contribuir com a aprendizagem dos meus alunos,já que as crianças, adolescentes e jovens tem facilidade em usar esses meios.
    Tenho observado muito no ambiente em que trabalho como algumas colegas se recusam em adaptar-se à tecnologia, já percebi que os alunos se recusam de participar de suas aulas, as menosprezam, relatando que são cansativas e chatas.
    Acredito que se não acompanharmos o avanço tecnológico não poderemos continuar na Educação.Admito ter algumas dificuldades em lidar com essa tecnologia que tanto atrai nossos alunos, mas não desisto, quero me aperfeiçoar cada vez mais para poder acompanhar as mudanças que me ajudaram tornar minhas aulas mais prazerosas e interessantes.

    ResponderExcluir
  44. Eliana
    Neste momento não estou atuando em sala de aula,mas como coordenadora escolar tenho o compromisso e obrigação de colaborar com a educação dos alunos de minha escola,ajudar a formar cidadãos compromissados com seus estudos e vida profissional,por isso esta tecnologia é tão importante para que estes alunos tenham um futuro brilhante e promissor.Por isso eu tenho me esforçado a cada dia para me familiarizar-me com esta tecnologia,pois vivemos em um mundo globalizado e nossos alunos precisam ser motivados e preparados para essa importante capacitação.
    1 de Julho de 2010

    ResponderExcluir
  45. o uso indevido de algo que não nos pertence são responsáveis por ele existir,depende de cada um de nós saber usar esse tipo de ferramenta de maneira adequadamente.Por isso faz-se necessário um diagnóstico de nossa consciência para que usar? e como usar?

    ResponderExcluir
  46. Atualmente não estou na sala de aula,mas atuo como coordenadora escolar,que também tenho a responsabilidade de ajudar na educação e formação das crianças e prepará-las para novos desafios.No entanto a necessidade de entender e compreender a importância dessa tecnologia em nosso dia-a-dia e bastante significante,haja visto que estamos vivendo em um mundo globalizado,informatizado,onde deparamos com mudanças e transformações a todo instante,por isso precisamos encarar essa nova era sendo mais uma conquista e descoberta do homem.


    EDINALVA MOREIRA

    ResponderExcluir
  47. Em relação à minha prática pedagógica, diante da modernidade tecnológica, eu me sinto insegura, pois não tenho prática em computação. Me formei na época, distante do computador, mesmo assim levo meus alunos ao laboratório da escola a qual trabalho. Procuro trabalhar o que está ao nível da minha turma (2º ano) cálculos, jogos e músicas.
    Sou consciente que tenho que me preparar para os desafios da infomática.

    ResponderExcluir
  48. Sabemos que o computador é uma máquina eletrônica muito especial que ajuda as pessoas a realizarem várias atividades de maneira mais rápida.
    Com o auxílio de uma tecnologia com essa, é uma idéia muito boa, pois os professores podem transformar suas aulas em algo mais interessante, onde os alunos possam ser co-participante no processo de aprendizagem e ensino, em vez de mero espectadores.
    eu hoje como professora não tenho acesso a internet, enão sei lidar muito bem com esse equipamento, pois onde eu moro o acesso é extremamente difícil,. Meus alunos tem uma sede (de computador), mas devido que na escola o acesso não existe, só mesmo alguns computadores com outras atividades disponíveis. e mesma coisa acontece com os mesmos colegas de trabalho

    ResponderExcluir
  49. Ao ler o texto me vejo como personagem principal,pois me sinto excluída no meio da informática.Me esforço para introsar melhor com essa tecnologia,mas por ser de difícil acesso acabo seempre me distanciando.A minha escola ainda não tem uma exigência para lidarmos com a informática e isso me faz sempre ficar distante deste mundo .

    Procuro por meio da teoria incentivar meus alunos e meus filhos o quanto é importante estar em contato com o mundo tecnológico,pois o mercado de trabalho,a vida pessoal está completamente envolvida pela informatização e quem não se integra a essa técnica sofre as consequencias da exclusão.


    Aparecida Malacarni Goltara Dondoni

    ResponderExcluir
  50. Diante do conhecimento que possuo em relação a prática pedagógica, acredito que darei o melhor de mim para transmitir o pouco que adiquirir para os meus alunos, não sou uma sábia mais procurarei me capacitar para leva-los ao conhecimento para capacitá-los para serem um conhecedor da tecnologia.

    ResponderExcluir
  51. No meio em que vivemos, é cada vez mais necessário o acesso ao mundo informatizado, porém muitos profissionais da educação ainda não utilizam ese meio de informação como fonte de pesquisa e instrumento que enriquece a prática docente.

    Parte disso ocorre devido à desigualdade social, que faz com que grande parte da população não esteja inclusa no mundo digital. Outra parte é devido à forma que esses profissionais foram formados, sem conhecimento suficiente para administrar tudo que a rede informatizada oferece.

    Particularmente, vejo que muitas escolas ainda não têm laboratório de informática e em algumas, falta assistência técnica para que o laboratório funcione satisfatoriamente .

    ResponderExcluir
  52. Com os incriveis avanços tecnologicos que experimentamos nos nossos dias atuais em consequencia da globalização,nos faz reforçar a ideia de que vivemos num mundo de constantes renovações.Para nos inserirmos é necessario que capacitações aconteçam nesta area,assim nos sentiremos prontos para lidar com essa tecnologia que certamente enriquece o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  53. As constantes evoluções tecnológicas tem se destacado no contexto atual, sendo indispensável a inclusão digital de todos, pois principalmente o professor deve utilizar esse fascínio dos alunos pela tecnologia para desenvolver suas atividades educacionais de forma mais eficiente e eficaz. Infelizmente muitos órgãos educacionais ainda não tem disponibilidade de acesso a um laboratório de informática nem a internet, sendo que dentre esses as escolas de zona rural estão incluídas em quase sua totalidade.

    ResponderExcluir
  54. ANÁLISE DE SUA PRÁTICA EDUCACIONAL
    Essa tecnologia nova chegou e acredito que pegou muitos de surpresa.Quem está lidando com esses avanços tem que ser extremamente criativo.Com estas novidades precisamos nos mexer para aprender e tocar para frente.
    É um exercício,é algo que nos coloca num lugar muito desasossegado.E não é só o professor que está nesse lugar.O professor está nesse lugar no que diz respeito ao ensino formal,que até então sempre foi o seu papel.Mas eu penso que o professor,não deixa de ter o seu lugar como professor, não deixa de ter importãncia,só que isto colocou todos num lugar onde é preciso se mexer,inventar.

    ResponderExcluir
  55. Nos dias atuais, há uma necessidade muito grande do uso da informática , nós não podemos ser satisfeito pelo sistemas tradicionais, pois a tecnologia está em nossa volta. E muito difícil lidar com tanta tecnologia em algumas situação, pois tem crianças que nem conhece de perto um computador, mas nós como educadores devemos levar as essas crianças o acesso a essa grande tecnologia. No caso da escola do interior como e o caso na nossa escola EMEIEF REGINA ALVES DUTRA , O uso do computador e feito raramente, pois e pouco computadores tem professores que não tem técnica ainda .

    ResponderExcluir
  56. O educador demonstra dificuldade com a informática, devido ter pouco conhecimento desta tecnologia, apresentando insegurança com o manuseio e até mesmo limitações de visão.
    Considerando que o educando necessita estar integrado nesta formação, conforme o que consta nos parâmetros pedagogicos.Portanto é necessário que o educador ultrapasse as dificuldades para lidar com esta tecnologia no cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  57. Como educadora há 19 anos venho atuando em sala de aula de forma a acompanhar as mudanças educacionais tecnológicas e social.
    Sabemos que a tecnologia vem atuando de forma a promover a cultura integrando conhecimentos que são usados no dia a dia.
    Conhecimentos esses que se interagem na promoçao educacional e profissional do cidadão, pois a tecnologia vem sendo muito usada na atualidade e ainda há quem não acredita e sendo assim vão sendo afastadas da mídia aqueles qye não a dominarem,pois tudo que se faz tem a tecnologia atuando.
    Assim como as escolas já estão voltadas para a integração da tecnologia ,o comércio as indústrias já se acunham nesse processo ,o que facilita a prática.
    Mas como educadora estamos nos enquadrando nesse perfil,mas seria necessário qque sa escolas também estivessem preparedas para tal

    ResponderExcluir
  58. Trabalho na Educação a 10 anos,com alunos da educação infantil, series iniciais e series finais do ensino fundamental e jovens e adultos; e sempre busco encontrar o equilibrio para lidar com a diversidade para promover um bom relacionamento entre os individuos promovendo o respeito valorizando as diferenças.
    como trabalho no interior ainda não temos acesso a essa tecnológia,porém abordamos o tema pois a tecnologia ja esta chegando também nas escolas do interior inclusive a que eu trabalho que ja chegou e está no processo de montagem do equipamento.

    ResponderExcluir
  59. Trabalho na área da educação hà 15 anos e sempre atuei em sala de alfabetização. Acredito que a tecnologia surgiu para facilitar a nossa vida e nós enquanto educadores não podemos deixar de acompanhar essa evolução, pois até os nossos "PEQUENOS" já lidam com o computador com muita facilidade. Quanto a resistência de muitos professores, devo confessar que estava incluida entre eles até bem pouco tempo atrás. No entando, ao me inscrever para uma especialização à distancia percebi o quanto era importante aprender a lidar com o computador, a internet e principalmente saber sobre a função de cada ferramenta disponíveil. Este aprendizado está sendo um grande desafio, mas ainda tenho muito para aprender. Apesar das dificuldades que estou encontrando, estou muito feliz com o que já conquistei.

    ResponderExcluir
  60. Compreender que a informática e suas tecnologias estão inseridas na educação e que assim devemos nos como educadores se adequar a ela com certeza é um grande desafio.
    Temos que nos moldar a um mundo em constante evolução tecnológica para que nossos alunos não estejam a nossa frente nesta questão, já que hoje até os menores já lidam com este recurso.
    Porem não podemos, esquecer os desafios e as inovações que podemos apresentar com o método simples de aprendizagem, como por exemplo, incluir na alfabetização o ensinamento de todos os tipos de letras, sejam elas em bastão ou cursiva.
    Assim na medita em que tenho que me superar com o uso das tecnologias proponho aos alunos o desafio de aprender sempre além, para ternos alunos alfabetizado tanto na linguagem quanto nas tecnologias . Respeitando é claro o tempo de cada um.

    ResponderExcluir
  61. Nós educadores temos que está em constante mudança, para se adequar a nova tecnologia no âmbito educacional. A sua utilização como instrumento de aprendizagem trás dificuldades, mais ao mesmo tempo nos auxilia no planejamento em busca de novas ideias, e um apoio as matérias e aos conteúdos lecionados.
    Como esta ferramenta ou instrumento de aprendizagem que vem aumento de forma rápida entre nós, temos uma função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada, sem esquecer do nosso método em oferecer a alfabetização ao alunado, em escrever e ler de forma significativa, onde ele possa acompanhar as novas tecnologias.
    Podemos dizer que a tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.

    ResponderExcluir
  62. Como educadora, as mudanças , e desafios são constantes em nossa trajetória. Compreender a nova tecnologia e se adequar, no dia a dia de nosso trabalho, nos faz trilhar novos camimhos, em busca de capacitações, e conhecimentos ,para podermos proporcionar um aprendizado significativo. Pois os nossos educandos estão cada vez mais interados nessa tecnologia.
    Portanto é preciso que ultrapassamos esse desafio para fazermos parte dessa era de informatização.

    ResponderExcluir
  63. O mundo atual está todo informatizado na tecnologia.podemos observar que os professores tem dificuldades para trabalhar com esta ferramenta tecnológica.A missão de cada um é de uma forma ou de outra,que se adaptem e se tornem formadores de pessoas cada vez mais abertos as informações e os avanços tecnológicos.

    ResponderExcluir
  64. Estamos retornando a idéia de que os profssores atualmente em exercícios,que tenha a missão,de preparar o terreno para esta ''Nova Cultura".Formado em uma cultura procedente,distanciados do manuseio da informática no dia -a -dia ou como recursos pedagógicos. É bastante comum que os professores, implicita relaçoes ,confituosos com a informática ,manisfestando,receios ,inseguranças ,limitação de visão.Vamosmudar essa NOVA TECNOLOGIA em nosso cotidiano.Observe bem o que se passa com seus alunos colegas e na nossa escola .

    ResponderExcluir
  65. Como educadora, as mudanças e desafios são constantes em nossa trajetória.Analisando minha prática pedagógica percebo o quanto é importante a tecnologia como recurso na sala de aula. É bastante comum que professores estabeleçam fobias , receios e inseguranças com a informática, pois muitos cresceram sem acesso à tecnologiaencontrando assim dificuldades em utilizar computador. Portanto é importante que ultrapassamos esse desafio para fazermos parte dessa informatização.

    ResponderExcluir
  66. AO dizermos que a interaçao do sistema de ensino é algo que tem um forte componente cultural ,entretanto o professor precede várias realidades diferentes na vida cotidiana tanto na realidade cultural quanto na intelectual.
    Evidentemente fazer uma análise empregando essa tecnologia de acordo com a realidade cotidiana.

    ResponderExcluir
  67. Os avanços tecnológicos são muitos e nós professores temos que acompanhá-lo, não como forma de substituição dos planejamentos ou como improviso de conteúdo, mais como uma atividade complementar para melhor compreensão e enriquecimento dos trabalhos realizados.

    ResponderExcluir
  68. A teconogia praticamente está crescendo com nossos alunos, de forma que eles estão se familiarizando com mais facilidade do que nós que somos de um tempo em que não se via tantos avanços como alguns anos para cá. Por isso temos que nos concientizar que temos que acompanhar este momento para não nos perdermos e não termos nenhuma contribuição a dar aos nossos filhos e alunos.

    ResponderExcluir
  69. Pode-se dizer que com o pouco tempo que resta a um professor para se atualizar com as novas tecnologias é muito pouco devido ao seu servisso, tornasse dificil acompanhar as novas tecnologias, assim, geralmente nossos alunos ja nos superaram no quesito tecnologia, mas cabe a nós, educadores orientalos no que é certo ou errado na sua própria conciência, visando assim, que este se torne auto suficiente em suas nescessidades com as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  70. A tecnologia é muito útil na vida profissional do professor, pois o que muitas vezes não encontramos em livros, podemos encontrar através de sites de pesquisa, e isso vem nos auxiliar bastante no conteúdo das aulas.

    ResponderExcluir
  71. O grande interesse de muitos alunos hoje em dia é a internet e nós temos que acompanhá-los. Essa missão não é fácil,pois é bastante comum encontrarmose professores cresceram sem acesso à tecnologia encontrando assim dificuldades em utilizar computador. Portanto é importante que ultrapassamos esse desafio para fazermos parte dessa informatização.

    ResponderExcluir
  72. Certamente o computador, a internet são recursos indispensáveis no setor educacional, representam inovação, outos meios de adquirir conhecimento. Enquanto profissonal, busco inserir meus estudantes neste mundo tecnológico, embora de maneira lenta, pois trabalho em escolas do campo e ambas possuem computadores, mas a internet ainda não chegou. Contudo apenas a máquina, o entusiasmo dos alunos e dedicação do professor já são ferramentas suficientes para fazer a diferença na sala de aula.

    ResponderExcluir
  73. Os avanços tecnológicos são muitos e nós educadores temos que acompanhá-los,usando-o como complemento para nossas aulas,para melhor compreensão no setor educacional.Enquanto profissional busco inserir meus alunos neste mundo virtual, de forma lenta,pois em nossas escolas os computadores não funcionam e não possui um profissional específico capacitado para acompanhamento e orientação, tanto para o professor com para os alunos.

    ResponderExcluir
  74. A inserção de tecnologias inovadoras na educação brasileira está proporcionando ,além de melhores formas de ensinar,uma grande democratização do conhecimento. Com tecnologias e metodologias inovadoras, é possível melhorar a educação a toda hora e em todo lugar. Mas muito de nós professores temos receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia. Precisamos reavaliar o processo de ensino-aprendizagem, a nossa maneira de ensinar, como utilizar esses recursos.Precisamos participar de formações que nos ajude a apropriar desses recursos digitais em sala de aula para trabalharmos de maneira a desenvolver o conhecimentos dos educandos.

    ResponderExcluir
  75. Bom eu concordo e até gosto desta idéia da tecnologia, só que não podemos ficar preso ao computador e nem tão pouco deixar que as crianças fiquem também, temos que fazer as crianças vão as pesuisas bilbiograficas pois se forem so atrás de internet vão ficar um pouco preguiçosa pois a internet dá tudo pronto.

    ResponderExcluir
  76. Realmente, a integração do computador aos programas de ensino tem gerado conflitos, medos, insegurança e muitas dificuldades. Eu, por exemplo, sinto tudo isto, uma vez que moro no meio rural, não tenho internet e a escola onde trabalho só tem 5 computadores para trabalhar com 26 alunos. Ainda não sei como realizar este trabalho na atual estrutura funcional. Também tenho receio, pois ainda não sei como ensinar os alunos por meio da informática, mas pretendo me dedicar e aprender para fazer o melhor possível. O que observo, às vezes, nas escolas que possuem a sala de informática é que os alunos vão apenas para passar tempo e não com um objetivo determinado. Isto acontecia muito na escola de meu filho. Os alunos entravam em sites proibidos e que nada tinham a ver com o conteúdo, pois o professor às vezes não ficava na sala. Mas penso que se for bem utilizado dá para preparar aulas maravilhosas. Basta apenas perder o medo.

    ResponderExcluir
  77. Na integração dessa nova tecnologia na escola, alguns conflitos para mim foram surgindo.
    No começo da minha carreira, não houve prática em mexer nos computadores,portanto hoje sinto uma enorme dificuldade ao passar alguns conhecimentos para os alunos.
    Vejo que essa tecnologia só vem aumentando.Na escola de minhas filhas existe o LIED, onde facilita o aprendizado e por isso estou consciente de que preciso me adequar a essa realidade.

    ResponderExcluir
  78. Análse de sua prática pedagógica. sou professoura de escola multisseriada trabalho no interior onde o computador ainda não faz parte do dia-dia das pessoas que ali vivem. Eu comoo profissional da educação tinha por obrigação de conhecer os programas no computador, mas a minha falta de interesse e oportunidade fez com que eu acomodasse. hoje com a modernidade batendo en nossa porta todo momento senti a necessidade de fazer o curso para me inteirar dos acontecimento do mundo moderno.
    Hoje em minha Escola já chegaram os computadores não estão instalados ainda mas pretendo realizar bons trabalhos para o desenvolvimento de meus alunos, descobrir coisas novas , interessantes para usar como recursos didático na sala de aula.

    ResponderExcluir
  79. Análise de sua prática educacional. A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional.Sua utilização como instrumento de aprendizagens e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.Com isso,a educação vem passando e passara por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.Mais muitos de nos professores, agentes desse novo processo, em que teremos que preparar esse terreno para essa nova cultura tivemos nossas formações, sem qualquertipo de contato com essa ferramenta.
    Hoje vivemos em um campo conflitante, pois temos que nos preparar para usar esse recurso que ora nos fascina ,ora nos assusta.Para que possamos romper essa
    barreira temos que sermos preparados para essa nova tecnologia,para que não sejamos apenas espectadores desse processo mais participantes.Só assim passaremos a encarar o computador como um novo tipo de giz,équando percebemos que podemos fazer além do que estamos acostmados,e esse é o momento em que começamos a refletir nossa prática e percebemos o potencial da ferramenta em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  80. Apesar da grande influência da tecnologia em nossos dias, observo que a relação professor X informática ainda necessita de grandes avanços (investimentos em cursos especializados e manuseios cotidianos, dentre outros). Na maioria dos casos, ficamos aquém dos discentes. Talvez pela nossa 'falta" de tempo (usado para preparação das aulas). Particularmente falando, apesar de algumas dificuldades, não tenho nenhum receio em 'desbravar' esta nova cultura tecnológica. Mesmo porque é um mundo que a cada dia se torna mais concreto do que parece. Que venha a Era Digital!!

    ResponderExcluir
  81. na atualidade usa-se muito o computador, que tem estrutura tecnologica estabilizando a cultura do nosso conhecimento, o professor precisa vencer certas barreiras e iniciar na "era Tecnológica", para tentar estabelecer um vinculo maior com o aluno, mas não deixando de lado o farto conhecimento que , na leiturea visual podemos resgatar varios conhecimentos e experiencias do passado que foram validas para educar nosso alunado nas atitudes morais para formar grandes cidadaos.

    ResponderExcluir
  82. O avanço tecnológico cada vez maior e presente em todos os lugares principalmente na área pedagógica tem gerado muito desconforto em relação a uma boa parte dos professores que atuam hoje, pois, em sua formação não tiveram acesso a esses meios tão amplos de auxilio e por isso mantem um certo preconceito na utilização dessa ferramenta tão importante atualmente. Não devemos esquecer é que para ser realmente educador precisamos estar em constante aprendizagem e sendo assim evoluir junto com a tecnologia virtual e implementar mos nossos planos de aulas com recursos que os tornem interessantes possibilitando aos nossos educandos uma aprendizagem inovadora e integra.

    ResponderExcluir
  83. Nos dias atuais, com o dinamismo do cotidiano, a globalização e as exigências constantes batendo na nossa porta, para fazer o uso deste recurso, é preciso ampliar os conhecimentos cada vez mais. Assim faz-se necessário que o educador esteja preparado e necessita-se manter em permanente procura por atualizações e por conhecimentos de novas técnicas, ser dinâmico e viver em transformação contínua. Mas infelismente, a realidade na prática educacional é diferente em relação ao uso deste recurso, onde muitos educadores continuam na prática do uso dos materiais didáticos antigos. Isso acontece pois muitas escolas não disponibiliza deste recurso para uso e também existem educadores que ainda não se tem contato com este mundo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  84. Percebo que a capacidade da internet vem como um instrumento pedagógico riquissímo permitindo as nós professores a passar por um processo de construção e do conhecimento.No entanto, isto não significa que só uso da internet por si basta para revolucionar a educação. Com visão de Coordenador, vejo que muitos ainda não domina esta máquina magnifica que norteia a cada dia a aprendizagem do cidadão e lembrando que este instrumento que nos leva a analisar os acontecimentos da sociedade e do mundo, construindo assim uma educação voltada para a realidade atual.

    ResponderExcluir
  85. Como todos educador que tem mas tempo de trabalho como eu sento dificuldade em manusear a máquina tecnologica.Isto não impede de aperfeiçoar o metodo de trabalho .Pois hoje crianças ja nasce manuseando os brinquedos eletronicos, video games,computadores.

    ResponderExcluir
  86. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua.

    ResponderExcluir
  87. Penso que a contínua evolução tecnológica, especificamente a Internet,implica necessidade de aperfeiçoar qualquer processo. Quanto à educação, tal recurso é uma ferramenta diferenciada de ensino, o que permite maior gama de informações e fontes de pesquisas. Cabe então ao educador inseri-la em seus métodos como apoio mantendo equilíbrio entre ambos para que o processo de educar seja mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  88. Percebo que a cada dia a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida,por isso devemos estar preparados para essas utilizar dessas ferramentas que são compostas por inúmeras informações,as quais nos remetem muitas possibilidades de usufruí-las,seja em qualquer situação que possamos vivenciar.

    ResponderExcluir
  89. No meu dia a dia sempre procuro acessar sites que possam me ajudar a tornar minhas aulas mais atraentes e interessantes.

    ResponderExcluir
  90. Penso que de uma certa forma a integração dos computadores aos programas de ensino ainda em algunmas escolas irá demorar um pouco mais,pois nem todos tem acesso a esse instrumento,quanto a rejeição de muitos professores algumas é pela cultura a qual foi acostumada ou até mesmo por acomodação ou até mesmo por falta de tempo pela jornada de trabalho.Mas com o passar do tempo com esse instrumento inserido na sociedade e a necessidade de que os professores precisam estar sempre se atualizando,muitos já sentiram a necessidade de conhecer melhor como funciona essa instrumento.

    ResponderExcluir
  91. Regiani, disse...
    Hoje a integração com a tecnologia é de suma importância em nossa prática pedagógica. É preciso buscar novas formas de trabalhar, pois hoje as crianças com idade de 4 anos já tem o conhecimento em lidar com um computador. O professor não pode fugir desse momento e sim deve buscar mesmo com todos os obstáculos o conhecimento para o manuseio desse novo recurso didático para as suas aulas.

    ResponderExcluir
  92. Falar da prática educacional é algo muito sério e que exige grande responsabilidade, pois trabalhamos com pessoas, seres humanos, que por sua vez, precisam estar preparados para a construção de um mundo melhor.E formar cidadãos realmente capazes de construir um mundo melhor não é assim tão simples e nem acontece por acaso. É necessário muito empenho por parte dos profissionais de ensino e de todos que estão envolvidos no processo.
    O mundo com tanta tecnologia, está bastante atrativo para nossas crianças e jovens e se nós não nos prepararmos o suficiente , se não proporcionarmos para nossos alunos aulas atrativas e interessantes, com certeza nossos objetivos não serão alcançados.
    Sabemos que a tecnologia é um instrumento eficaz na prática educacional,mas que precisamos aperfeiçoar essa nova prática dia após dia, buscando em nosso cotidiano escolar uma prática voltada não só para a rapidez e facilidade em preparar nossas aulas, mas uma prática que proporcione aos nossos alunos um verdadeiro aprendizado que saiam da escola, que concluam o ano letivo, sendo capazes de enfrentar novos desafios, confiantes e seguros de seu potencial.

    ResponderExcluir
  93. A formação de grande parte dos professores não tiveram a oportunidade de ter o contato com o computador e isso faz com que tenhamos medo mas, professor é uma classe guerreira e não desiste e é através de cursinhos como estes que vai ajudar a vencermos tais fibias.

    ResponderExcluir
  94. A tecnologia veio para ficar .Está inserida em nosso meio até nas pequenas tarefas diárias ,mesmo aquelas pessoas que jamais sonharam com a informatização estão tendo que se adequar a ela .
    Nas escolas não é diferente,o profissional da educação que está no mercado de trabalho a mais de uma década tem que aprender a aprender , fazendo dos recursos tecnológicos um aliado para enriquecer e atrair seus alunos.Eles por sua vez estão bem a frente ,ou seja ,estão no tempo e no momento deles ,mas falta a orientação , é muita informação para quem ainda está descobrindo o mundo.Por isso,mediar esse momento entre a tecnologia ,o professor e o aluno é extremamente necessário e está além de entender o funcionamento de uma máquina.

    ResponderExcluir
  95. Hoje com o crescimento desenfreado da tecnologia, pode-se aprender de outras formas diferentes da comum, mesmo sabendo que esta tecnologia gerou e ainda gera conflitos, pois nós não fomos educados nesta cultura tecnológica. Sendo assim, a tecnologia nos deixa assustados, mas através de cursos, experiências de colegas e com ajuda mútua podemos sanar o não saber e, até mesmo o medo.

    ResponderExcluir
  96. Atualmente,vejo na informática uma ferramente a mais que nós professores temos para dinamizar nossas aulas. Uma vez que este suporte tecnológico ainda desperta encanto, fascínio e interesse em nossos alunos. Porém, é necessário que haja capacitação e informação aos profissionais, para que possamos usufruir desta tecnologia com tranquilidade, sem medos, já que muitos colegas ainda apresentam resistência em usá-la.

    ResponderExcluir
  97. Com o constante crescimento da tecnologia no mundo atual é notório que a escola não terá como ficar desconectada dessa tecnologia.As crianças estão muito envolvidas com o mundo digital e os professores precisam acompanhar essa evoluçaõ .

    ResponderExcluir
  98. O professor tem que está sempre revendo sua prática pedagógica e inserindo nela todo o aparato tecnológico disponível, pois as crianças ja vão para a escola sabendo utilizar os recursos tecnológicos,porém cabe ao professor reverter este conhecimmento para o processo de ensino aprendizagem.
    Penha e Mara.

    ResponderExcluir
  99. Diante de tanta tecnologia e ter uma filha estudando longe vi a necessidade de estar aprendendo e aperfeiçoando o uso do equipamento.Vejo a importância para o exercício da minha profissão .

    ResponderExcluir
  100. Em vista dos avanços tecnologicos aeducação não pode ficar sem avançar também .Haja vista nossos alunos tem contato com o mundo digital .

    ResponderExcluir
  101. Os educadores em sua maioria sentem muitas dificuldades em manusear o computador,de preparar uma aula. Isso devido a diversos fatores, entre eles podemos destacar a sua formação academica muito distante da tecnologia digital, a condição social, a não vontade de participar de uma capacitação e aprender a lidar com a informática.
    Hoje há uma necessidade que o professor tenha um conhecimento básico de informática para melhor preparar as aulas e orientar os alunos.

    ResponderExcluir
  102. Ao dizermos que a tecnologia esta envolvida em nosso meio visto que a maioria dos alunos já tem conhecimento da tecnologia.Por esses e outros motivos sinto a necessidade de inserir no conhecimento da mesma.

    ResponderExcluir
  103. Atualmente, se faz extremamente importante que os educadores de modo geral estejam integrados a tecnologia. Não se faz necessário ser especialista no assunto, mas sim se aproximar, conhecer e por fim usar a favor da educação as novas tecnologias.
    Todo formador ou educador, seja na família, na escola, ou em qualque ligar que esteja precisa transformar seus receios e dificuldades diante da tecnologia em aprendizado, em conhecimento, só assim estaremos mais perto dos nossos filhos, alunos e preparados para um futuro próximo.

    Scheila

    ResponderExcluir
  104. É sabido que nos dias de hoje a tecnologia invadiu os diversos setores de nossa sociedade.

    A velocidade da informação imposta, principalmente pelos veículos de comunicação, pelos sites de bate papo, de busca e de interação, fez com que os acontecimentos nos chegassem através de um simples clique nas páginas da Internet.

    A educação e principalmente os educadores não podem ficar atados nesta história. É preciso fazer dessa ferramenta um ponto de apoio do planejamento pedagógico de cada profissional.

    É certo que muitos agentes da educação têm dificudades de transpor essa barreira que o tempo ferozmente nos impôs, mas é preciso se ajustar aos novos modelos, sob pena de perder o bonde da história, e pior, perder o foco no principal motivo do planejamento educacional: os alunos.

    ResponderExcluir
  105. Penso que o professor precisa lançar mão de todos os recursos disponíveis que surguem no cotidiano educacional e mesmo buscando, até mesmo fora dele, tais avanços e atualizações. O professor poderá até manifestar uma certa resistência ao aceitar e tentar acompanhar a evolução tecnológica. No entanto, ele é perfeitamente capaz e precisa ser estimulado e respeitado dentro desse "novo" caminho.

    ResponderExcluir
  106. Acredito que todo profissional, apesar de reais e supostas dificuldades, estão dedicando-se a acompanhar as inovações tecnológicas, pois, o professor é um ser em constante formação e, certamente não se colará a margem , ficando desta forma excluído do seu meio, o qual necessita de constantes inovações. Quanto as dificuldades e resistências, certamente é um assunto do passado, pois, o que vemos são profissionais que estão em busca diária de aperfeiçoamento junto ao avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
  107. A inclusão digital do professor é necessária para desenvolver um bom trabalho nas escolas e como o crescimento econômico do Brasil trouxe a possibilidade de comprar computador para muitas famílias que antes não tinham, com isso, o volume de informações cresceu tanto que quem não planeja sua aulas dando uma olhada na internet, corre o risco de ficar de fora de muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  108. De modo geral percebo que os desafios que os profissionais da educação enfrentam para a aplicação destes recursos educacionais é a falta de acesso a informação. Mais que isto, vale ressaltar que há a necessidade de uma constante aperfeiçoamento para o próprio processo de aprendizagem do uso destes recursos.

    ResponderExcluir
  109. A tecnologia educacional, assim como a didática,preocupa-se com as práticas de ensino.
    A popularização da informática ,as novas tecnologias da informação e comunicação, recursos áudio-visuais mais modernos, computadores,softwares educacionais, rede telemática,equipamentos multimídia,etc, parecem ter adquirido alguma autonomia perante os métodos de ensino.

    ResponderExcluir
  110. As tecnologias como instrumento educativo causa realmente muita ansiedade na maioria dos educadores em especial naqueles que tem certa aversão a tecnologia ou desconhece completamente suas inúmeras possibilidades de uso como instrumento educativo.
    Porém,nos dias atuais a maioria das famílias preocupam-se em comprar computador para seus filhos mas, não sabem que este deveria ser usado principalmente para enriquecer seu aprendizado,como importante fonte de pesquisa e o que acontece é que as crianças estão utilizando as máquinas apenas para o laser.então fica dificil para o professor mudar essa mentalidade dos alunos e mostrar-lhes o quanto ele pode aprender usando essa e outras tecnologias.

    ResponderExcluir
  111. Rosimery Pasti

    O professor não poderá jamis ser substituído pelas tecnologias. A tecnologia é mais um recurso que pode e deve ser usado para auxiliar as aulas.
    O professor que utiliza o computador como recurso deve ter consciência do que faz e de como faz, pois, como todos os recursos que existem, no computador (internet) encontramos muitas coisas ótimas e outras que devem ser descartadas. Só um professor consciente pode analisar e selecionar o que vai ajuda-lo em seu trabalho.
    Os professores devem sim usar o computador como um recurso que possui muitas possibilidades, mas com a consciência de que a máquina não é um ser mágico que vai solucionar todos os seus problemas.

    ResponderExcluir
  112. Acredito que a inclusão da informática nos programas de ensino é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, pois muitos ainda não tem acesso a internet em casa. Mas o papel do professor continua e sempre será essencial no processo de ensino aprendizagem.

    Ailza

    ResponderExcluir
  113. Vivemos em um período que o professor precisa correr enquanto há tempo,pois os nossos alunos estão nos deixando para trás. Alguns não chegamos nem viver a era da máquina datilógrafo, hoje meu aluno sabe mim ensinar os mais dificéis programas que estão no computador.Já não podemos correr mais e dizer eu não quero aprender isto. Não quero com isto dizer que o computador ocupará o meu espaço como professora,mas preciso andar junto como ele para conseguir acompanhar o ensino aprendizagem do meu aluno.

    ResponderExcluir
  114. Em minha vida pessoal e profissional a informática é a ferramenta do meu dia a dia. Não tenho receios e dificuldades em lidar com novas tecnologias em meu cotidiano escolar, pois o mundo fora da escola já está quase que totalmente digitalizado e nós, professores, ainda usando quadro e giz. Isso não combina com essa "explosão tecnológica" que está acontecendo, pois a grande maioria dos nossos alunos utiliza cecular, câmera fotográfica digital, ipod, MP3 e muitas outras tecnologias que circulam socialmente.
    Estar atualizado é acompanhar as mudanças naturais da humanidade. Somos seres pensantes e criativos, não podemos ficar as margens das tecnologias vigentes, temos que conhecer, seguir e criá-las. Entretanto, para isso temos que estar dispostos a sair do estado acomodação para a ação, com esforço, quebra de preconceito e muita vontade de interagir...
    Rosely Zimmer

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. O uso do computador na vida do professor se caracteriza como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados à sua disposição. "Nesse nível, o computador é explorado pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo". (BORGES, 1999: 136).
    Por isso o grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo.

    ResponderExcluir
  117. O computador na nossa vida é uma grande máquina de aprendizagem e nos fascilita o nosso trabalho no dia a dia.Para nossos filhos ajuda muito nos trabalhos escolares.É um grande desafio constante e significativo de conhecimento.

    ResponderExcluir
  118. Cida. O professor tem que estar atendo as inovações, as crianças do hoje são completamente diferentes do ontem, tudo inova, por isso a tecnologia tem um papel fundamental nessa nova fase da educação, os alunos não querem mais o be,a,ba de antigamente, eles ja vem para escola com uma base enorme de informações, e para encatar e motivar o saber o antigo be, a, ba, tem que ser diferenciado e de forma encantadora, o professor tem que buscar estar a frente dos alunos nas informações.

    ResponderExcluir
  119. Ninguém sabe tudo, sempre podemos ensinar algo a alguém e ainda aprender com os outros. o importante é não deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, inexperiência, timidez, medo de errar e aproveitar essa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor.É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  120. Hoje quando anunciam que devemos acompanhar esse mundo de tecnologia, principalmente em ensinar aos alunos, logo aparece o medo pelo desconhecimento, inesperiência desse tipo de trabalho.Quando inicia o curso,apresenta logo a timidez, insegurança, o medo de errar e de não conseguir. NÓS PROFESSORES SE QUISERMOS TER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCACIONAL 10, devemos acompanhar esse novo ambiente tecnológico, incorporando-o cada vez mais em nossa vida cotidiana. O importante é nós aprendermos e não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de estudo. Adimiro todos os professores que já adotaram a inclusão digital em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  121. EM UM PASSADO RECENTE O COTIDIANO DE UM PROFESSOR EM SALA DE AULA ERA RESTRITO A PAPEIS MIMIOGRAFADOS E LIVROS PADRONIZADOS E CONTOLADOS PELO SISTEMA, COM A INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA, COM AS FACILIDADES E A ABERTURA QUE ELA NOS OFERECE, PLANEJAR AULAS E EXPLORAR MUNDOS TORNARAM-SE PARTE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, QUE LEVA O PROFESSOR À BUSCA DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA E APERFEIÇOADA.

    ResponderExcluir
  122. Não há como comparar o ensino de uma época de recursos restritos, limitados, com o tempo globalizado que se vive hoje. A inserção de novas tecnologias como ferramentas de auxílio, apoio e orientação ao professor, oferece não só ao docente, mas também aos alunos, a oportunidade de expandir conhecimentos e explorar a realidade de uma mundo outrora vivido só na imaginação de uma imensa maioria.

    ResponderExcluir
  123. Nossos alunos estão muito ligados a internet e aos avanços da tecnologia por isso, vivendo neste mundo globalizado, precisamos nos adequar e buscar cada vez mais esse auxilio. Com certeza ficaremos mais felizes com o resultado desse investimento e conhecimento.

    ResponderExcluir
  124. Mesmo com grande influência tecnologica em nosso cotidiano,percebo que a interação entre os profissionais da área educacional com o campo informatizado ainda se torna muito precaria, muitos professores não familiarizaram com a nova cultura tecnologica. Isto significa, que necessitamos de mais coragem para estarmos inovando e correlacionarmos essa ''era digital'' à nossa prática pedagógica e para que isso aconteça, devemos quebrar barreiras para avançarmos nesta nova ''era tecnoligica,era que nos possibilita conectar, explorar e conhecer os acontecimentos ocorridos na sociedade e no mundo.

    ResponderExcluir
  125. COM A MODERNIDADE DA NOVA TECNOLOGIA, PRECISAMOS NOS ADEQUAR BUSCANDO NOS APRIMORAR ,POIS NOSSOS ALUNOS ESTÃO EM CONTATO DIRETO COM A A INTERNET E NÓS PROFESSSORES PRECISAMOS ESTAR PREPARADO PARA AUXILÍA-LO

    ResponderExcluir
  126. Precisamos de nos adequar aos avanços tecnológicos ,pois vivendo em um mundo globalizado fica muito dificil principalmente para nós educadores não familializarmos com este mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  127. A tecnologia é importante mas nem todos tem o dom de desenvolver esse tipo de conhecimento. Eu penso que as habilidades são diferenciadas e não importa de que forma elas são desenvolvidas. Quando eu estudava não existiam computadores e sim máquinas de escrever. Sempre tive dificuldade de concentração, as mídias digitais na educação é sim uma ferramenta de grande importâcia.

    ResponderExcluir
  128. Apesar de ainda estarmos receosos para tanta tecnologia, sabemos que na atualidade o computador é a ferramenta essencial na Educação, pois temos que nos adequar a realidade dos nossos alunos . que mesmo muito antes de nós está prepadao para a tecnologia virtual.

    ResponderExcluir
  129. Tenho consciência da importância da informática na vida das pessoas hoje. E vejo também o interesse e a facilidade dessa geração,para lidar com essa tecnologia.E, até a preocupação dos pais em matriculá-los em cursos para dominar essa tecnologia.
    Eu não sei praticamente nada de informática. Mas, sei que precisi e necessito aprender esse novo desafio, que é importante para minha vida profissional e pessoal.E também porque é necessário que voce acompanhe os avanços que vão surgindo.

    ResponderExcluir
  130. Hoje não dá mais para fugirmos dessa realidade que é a inserção do computador em todos os setores de nossa sociedade,assim como na educação.
    Mmuitas crianças que recebemos em nossa escola dominam esse instrumento com facilidade.
    E para que nossos alunos utilizem este instrumento em favor da construçaão do conhecimento,é preciso que o professor se capacite e inclua mais esta ferramenta de trabalho em sua prática pedagógica.
    Apesar da nossa resistência (neam todos),acredito que com capacitações e implantação de laboratóraios de informática em nossas escolas em breve estaremos todos incluídos na era digital.

    ResponderExcluir
  131. Em minha prática educacional não faço uso dessa ferramenta importante, pois ainda não sei utiliza-la . Porém sinto uma grande necessidade de conhecer melhor e introduzir essa tecnologia no meu trabalho já que atualmente temos visto que a informática é ferramenta importantissíma para o professor tanto como fonte de informação tanto como melhoria de nossas aulas,levando em conta que a maioria de nossos alunos já fazem uso dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  132. O computador é mais uma ferramenta para ser usada em sala de aula para enriquecer as aulas, porém, ainda é
    inacessível a maioria dos alunos do Claudina Barbosa.
    Há muitos anos um' laboratório de informática' destituiu o local de uma sala de aula para que os alunos tivessem acesso aos computadores.Nunca funcionou!Existem estudantes que já estão na faculdade e lembram,com um certo desapontamento, das aulas de informática que nunca aconteceram.
    Talvez,por isso, eu não sinta coragem nem vontade de usar essa tecnologia.

    ResponderExcluir
  133. Analisando minha prática educacional, tenho consciência que a integração digital não tem sido aproveitada e utilizada em sala de aula como um recurso pedagógico. Somente há um ano entrei em contato com o mundo da informática, quando ganhei um notbook do meu irmão. Tive muito receio e insegurança de não aprender a manuseá-lo. Mas, aos poucos, aprendi a digitar as avaliações dos alunos, fazer cruzadinha, pesquisar na Internet...
    Confesso que ainda tenho muita insegurança em relação ao uso da informática e tenho muito o que aprender para usufruir de todos os benefícios que essa nova tecnologia vem trazer para o nosso cotidiano escolar.
    Como profissional da educação acho importantíssimo me atualizar e fazer parte deste "mundo digital", pois preciso acompanhar meus alunos que já nasceram nesta era tecnológica e tem tanta facilidade em utilizar a informática.

    ResponderExcluir
  134. “É sempre importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por adequado projeto pedagógico.”
    Hoje em dia o uso do computador por todas as pessoas, estudantes,é uma atitude rotineira. Porém como Educadores, essa ferramenta deverá ser noteada para algo que venha a edificar a educação e o conhecimento de um indivíduo. Muitos professores ainda tem resistencia no uso de tal tecnologia, por medo de errar, por pouco conhecimento...mas aos poucos estão vencendo as barreiras do medo e somando tecnologia + educação de qualidades, seremos formadores de cidadãos!!

    ResponderExcluir
  135. Com a introdução da tecnologia,especialmente a informátização, o mercado está carente de profissionais dessa área. A era da tecnologia exige nova educação. Nova educação para viver neste mundo tecnologico. A escola é o canal mais adequado para oferecer as oportunidades aos jovens, crianças e adultos, que precisa receber e buscar formação adequada por dias atuais. Os jovens e adolescentes de hoje tem muita facilidade para lidar com a tecnologia , aprende facilmente. Basta que ele tenha oportunidade. Portanto, uma das funções básicas da escola hoje é ajudar o aluno a saber pesquisar, saber procurar informações, saber estudar. As informações estão disponíveis, o importante é saber acessá-las e assimilá-las.

    ResponderExcluir
  136. Confesso que tenho um grande problema em trabalhar com a informática com os meus alunos.Penso que esse não é um problema só meu e sim da maioria dos professores que se formaram na mesma época que eu.
    Na nossa formaçao não fomos preparados para ensinar os nosso alunos em torno do uso de tecnologias e esse motivo nos torna inseguros e nos impede de abordar o uso do computador com mais veemência e tranquilidade.
    Também a organização geral da escola e do trabalho pedagógico não permite que o nosso trabalho educativo com o computador seja valorizado.
    Nós não fomos preparados para nos comunicar com nossos alunos em torno de linguagens que nós professores não dominamos inerente ao trabalho com informática educativa.
    Penso também que muitas vezes deixamos de usar o computador porque temos vergonha da espontaneidade e desinibição dos alunos em relação ao uso do computador.
    Penso que o aprendizado da informática educativa deve ser feito na prática,no dia a dia do trabalho pedagógico e a partir de uma motivação intrinsica do professor para aprender sozinho ,para aventurar-se na desmitificação dos recursos da informática e para relacionar-se com seus alunos de modo mais aberto,privilegiando o protagonismo desses últimos.

    ResponderExcluir
  137. A inclusão digital é de muita importância tendo em vista a facilidade que a mesma proporciona, porém não é dado o significado e relevância necessária, não sendo utilizada em sala com os alunos. A minha interação com a informática é razoável e contínua já que a mesma faz parte do meu trabalho, do meu dia a dia. Dificuldades existem e sempre irão existir, cabe a cada um procurar meios para superá-las.

    ResponderExcluir
  138. Os fundamentos da educação não tiveram raízes na tecnologia. E como muitos no passado não tiveram oportunidade ou não conheceram essa nova tecnologia no meu modo de pensar é normal as pessoas expressarem esse medo inicialmente. Assim como todas as ciências foram se atualizando, promovendo a oportunidade das pessoas se aperfeiçoarem, conhecerem e se familiarizarem com as novas tecnologias e essas tecnologias estaerem adaptadas a cada profissão, cabe anós agora investirmos em cursos de aperfeiçoamento para que o temor desapareça. Tudo que é novo, desconhecido traz grande apreensão. Comigo não foi diferente, antes de aprender e me inteirar do assunto principalmente no que diz respeito a nova era digital fico receosa, mas logo que aprendo e vou me habituando rotineiramente a cumprir aquela tarefa percebo que tudo não passa de um exercício diário.
    Lembro-me que o primeiro curso de computação que fiz hoje em dia nem se ensina mais, mas serviu para que eu descobrisse que posso digitar muito bem, então, por mais que o conhecimento fique aparentemente ultrapassado ele sempre será uma ponte que irá me ligar a novos conhecimentos. Portanto, minha intenção neste curso será esticar e fazer crescer um pouco mais minha ponte que pelo visto nunca será terminável, pois estará para sempre sendo construida mais um pedaço e, por sua vez, fará com que mais pontes sejam construidas

    ResponderExcluir
  139. A inclusão digital é de muita importância tendo em vista a facilidade proporcionada, porém não sendo utilizada devia. A interação com a informática é gradativa e faz parte da nossa realidade dia a dia. Dificuldades existem e sempre irão existir, cabe a cada um procurar meios para superá-las.

    ResponderExcluir
  140. O professor de hoje precisa se adaptar as novas mudanças.
    O computador veio para facilitar nossas vidas. Na escola deve ser usado de maneira proveitosa, pois é um recurso riquíssimo.Em casa, com os nossos filhos é uma ferramenta que deve ser observada com olhos bem abertos, pois o acesso é livre, depende dos pais estarem monitorando esse uso.

    ResponderExcluir
  141. Tecnologia é tudo que estar no meio a transformar nossos métodos de ensino aprendizagem, enquanto formador precisamos estar sempre se atualizando, formando, inteirando com o novo, mesmo que nos ambientes de trabalho não há disponibilidade, mas possuo no particular para meu uso didático pedagógico, claro seria bem mais rentável se nossos alunos tivessem acesso a um am,áquina de computação ,mas esse sonho ainda não virou realidade para todos, apenas para alguns.

    ResponderExcluir
  142. De fato a inclusão às novas tecnologias é muito importante para podermos estar ,em tempo ,real em contato com as inovações.No entanto esta oportunidade ainda tem sido para poucos,quer seja por situações financeiras,quer seja por falta de acesso.

    ResponderExcluir
  143. Realmente, a tecnologia tem sido indispensável no mundo moderno, porém o acesso ao mesmo ainda não é para todos. Como professor temos compromisso para buscar,renovar para termos mais facilidade no nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  144. É extremamente necessário entendermos a tecnologia como ponte de ligação entre a vida e o aprendizado, pois atualmente trabalhamos com alunos nascidos na era da informática que estão o tempo todo em contato com ela e cabe a nós buscarmos ferramentas para auxiliarmos nessa ligação porque os recursos proporcionados pela tecnologia facilitam nossas vidas e muito nos ensina e nos conecta com o mundo todo.
    Maria das Neves

    ResponderExcluir
  145. A tecnológia nos dias atuais é fundamental e insdispensavél tanto na vida particular como no local de trabalho. Todos nos professores devemos trabalhar usado essa ferramenta para tornar nossas aulas mais interessantes.



    Rosiani Sgaria.

    ResponderExcluir
  146. Apesar de possuir pouco conhecimento em relação ao uso dessa tecnologia, acho de extrema importância o uso da mesma na educação.


    Eusiana Pimenta da Silva Barcellos

    ResponderExcluir
  147. A tecnologia avança muito rápido no meio social.Temos que estar atentos e ligados para acompanhar, no entanto nem todos os professores tem acesso a ela,o que torna difícil manter-se atualizado e informatizado.Mas todo educador precisa e deve buscar meios de se capacitar.
    03 de novembro de 2010. Luciene e Waldirene.

    ResponderExcluir
  148. Hoje só se fala em internet,porém nós professores e alunos do espaço rural estamos nos sentindo excluídos dessa tecnologia,uma vez que não temos computador nas nossas escolas e isso dificulta bastante o nosso trabalho.Agora com a proposta do governo de informatizar as escolas do campo , esperamos ter acesso também.

    Marlene e Fátima

    ResponderExcluir
  149. O uso das tecnologias tem permitido a nós educadores desenvolver nossa prática pedagógica de forma mais dinâmica atualizada e prazerosa e possibilitando aos nossos educandos um contato maior com esse mundo virtual que as vezes só acontece na escola. As formações relacionadas a este assunto nos traz muitos conhecimentos que podem ser aplicados em nosso dia-dia tanto no meio pessoal quanto profissional.


    Jesiane e Selma

    ResponderExcluir
  150. O computador é uma fonte de informações que oferece recursos para diversificação da prática pedagógica dos educadores.Na atualidade, é importante a integração com a tecnologia, para aderir a novos conhecimentos e acumular experiências buscando transformações no cotidiano educacional e favorecer ao aluno uma aprendizagem significativa e prazerosa fazendo com que ele participe ativamente dos recursos que a escola dispõe.


    Adriana

    ResponderExcluir
  151. Madalena disse:
    Hoje a Integraçao com a tecnologia é de suma importância em nossa prática pedagógica. No entanto, é preciso ser flexível as mudanças tecnológicas e assim estar cada vez mais inovando nossa prática em sala de aula, para que os educandos estejam aptos para a leitura e pesquisa, desta forma estarão se aperfeiçoando mais sua aprendizagem e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  152. zenaide

    Em nossos dias atuais temos uma necessidade muito grande do uso da informática, pois a tecnologia está em nossa volta numa acelerada evolução. Essas constantes evoluções tecnológicas que experimentamos nos nossos dias atuais em consequência da globalização, nos faz reforçar a idéia de que vivemos num mundo que etá renovando constantemente .

    ResponderExcluir
  153. Nesta nova era da informática é comum encontrarmos em conflito com computador, pois não fomos educados nesta cultura.
    O mundo da informática nos traz a fazer uma interação entre o ontem o hoje eo amanhã.
    Tudo é novo e requer atenção e comprometimento por parte dos profissionais para que haja melhoria e qualidade no processo ensino aprendizagem.



    ADELAIDE NILZA THEREZINHA E LÚCIA.

    ResponderExcluir
  154. Trabalho na educação há 13 anos em salas multisseriadas.E
    acredito que a era tecnológica chegou para facilitar o nosso trabalho no dia a dia.
    Precisamos nos adequar e buscar nos aprimorar,pois os professores podem utilizar as diversas ferramentas de acordo com as próprias. necessidades,realidades de sala de aula

    ResponderExcluir
  155. Izabel disse
    Em relação a minha prática pedagógica farei o possivel para transmitir da melhor maneira o que aprendir ate o momento. Eu eu não tinha conhecimento nem acesso a esta tecnologia nova que chegou e acredito que pegou muitos de surpresa, com essa novidade precisamos nos mexer para aprender a tocar para frente. Apesar das dificuldades estou muito feliz com o que ja conquistei.
    ...

    ResponderExcluir
  156. Nos atuais dias, se faz extremamente importante que os formadores de crianças, jovens e adultos estejam integrados a nossa tecnologia. Não se
    Todo formador ou educador, seja a família ou a escola, a igreja... precisa transformar seus receios e dificuldades diante da tecnologia em aprendizado, em conhecimento, só assim estaremos mais perto dos nossos filhos, alunos e preparados para um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  157. A educação precisa ser olhada pelos políticos como a base de uma sociedade. investir na capacitação e remuneração dos educadores, que são os atores principais dessa construção.

    ResponderExcluir