Título do Blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Análise de sua prática de formador

" Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que "tem um forte componente cultural", estamos retomando a ideia de que os professores atualmente em exercício, que tem a missão de preparar o terreno para esta "nova cultura", foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos.Consequentemente, é bastante comum que professores, estabeleçam, implícita ou explícitamente relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc. (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar.E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos."

82 comentários:

  1. Como formadora de jovens, estabeleço uma relação não muito cordial com a informática, diria até que tenho certo receio, apesar de conviver com essa tecnologia no meu dia a dia.
    Às vezes me pergunto se serei capaz de utilizar todos os recursos disponíveis e que necessito diariamente, isso me deixa muito angustiada. O que me consola é saber que nem tudo está perdido, me espelho nas pessoas a minha volta, tanto na família quanto no trabalho e penso,se conseguiram ser tão eficientes, também serei capaz.

    ResponderExcluir
  2. como educadora faço uso constante da informatica, pois através dos recursos fronecidos, consigo aperfeicoar meus conhecimentos e posso contribuir melhor para a formação dos alunos
    Carmen Augusta Campos

    ResponderExcluir
  3. penso que a tecnologia nos da condiçoes de crecer-mos cada dia mais com as ferramentas necessarias para nos tornar-mos capazes de aprender e ensinar.

    ResponderExcluir
  4. Como formadora preciso aprender a utilizar os recursos oferecidos.Acho muito importante estar aberta a novos conhecimentos. Vislumbro aulas mais dinâmicas e empolgantes.

    ResponderExcluir
  5. Como educadora, sinto necessidade de ter acesso à internet. Sei que é uma ferramenta que auxiliaria muito meu trabalho e que as possibilidades não se limitariam da forma como atualmente vejo acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Diante da situação que nos rodeia, a informática tem ganhado grande espaço dentro da educação.
    Como formadora de opinião, vejo como é importante estarmos nos atualizando para que nãoficarmos fora dessa tecnologia. è por isso que estou aqui, pois estou em busca de novo aprendizado e aberta a ter conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Através do LNUX estou buscando meios para infomatizar _me

    porque acredito que a tecnologia pode me ajudar a ir muito longe com os meus alunos .Crescem eles e eu também.

    ResponderExcluir
  8. Necessitamos ter acesso a informatização, pois sao informações que enriquecem nossos conhecimentos, contribuido para um melhor ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  9. Como educadora, preciso utilizar os recurssos tecnológicos, é muito importante para o denvolvimento pessoal e profissional, o educador precisa de vários instrumentos que auxilia no desenvolvimento do seu trabalho, para que suas aulas sejam prazerosa.

    ResponderExcluir
  10. Vivemos num mundo da informática, onde vemos que em todo ambiente que frequentamos diariamente ela se faz presente, pena que nem todos ainda tem acesso. Como educadora de base precisamos ter esse recurso de apoio até mesmo porque nossos alunos, mesmo pequenos, já manuseiam esse instrumento com muita facilidade.

    ResponderExcluir
  11. A tecnologia nos dá condições de sermos constantemente pesquisadores e aprimorar nossa prática como docente, buscando sempre o melhor para o aprendizado dos alunos, hoje em dia é difícil viver sem ter acesso a essa tecnologia.

    Valéria

    ResponderExcluir
  12. É imprescindível aos educadores um bom manuseio com a informática. Particularmente, conceituo como um meio bem interessante e com certeza deve ser utilizado para aprimorar os conhecimentos, fazer parte na vida do educador. Podemos hoje constatar que cada vez mais cedo as crianças estão se familiarizando com essa ferramenta e se os educadores não se atualizarem, são pegos em situações em que o aluno pode questionar sobre diversos assuntos, por exemplo que viram na internet e com certeza desejam ali obterem uma resposta plausível.
    A internet, inclusive é uma fonte de pesquisa bastante abrangente onde professores e alunos podem se beneficiar e trocar informações a cada dia, acrescentando o seu aprendizado.

    Jane.

    ResponderExcluir
  13. Com a evolução da tecnologia, ela servindo como apoio para o educador e o educando, melhorando o ensino aprendizagem

    ResponderExcluir
  14. Como educadora acredito que essa tecnologia é uma ferramenta que enriquece novos conhecimentos, facilitando muito o meu trablho, dando condições de crescer a cada dia, contribuindo para o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Como formadora de crianças, sinto necessidade de ter sempre acesso a internet diariamente, pois as crianças estão muito interligadas as novas tecnologias e cabe a “nós” educadores a missão de auxiliá-las na melhor maneira possível. Levando a tecnologia para as aulas, planejando assim aulas diferentes e mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  17. A informática é uma ferramenta muito importante em nossa sociedade e principalmente nas escolas. Nós precisamos estar sempre atualizados para sabermos utiliza-la da melhor maneira, pois a maioria dos nossos alunos já tem acesso a computador com internet em suas casas e muitas vezes estão mais atualizados do que nós professores. Nas aulas preparadas para serem trabalhadas no laboratório de informática vemos que são mais prazerosas e chamam mais a atenção dos nossos alunos. Precisamos a cadia melhorar as nossas aulas para que estas sejam mais agradáveis aos nossos alunos e para isso precisamos sempre de novas atualizações.

    ResponderExcluir
  18. A informática é um recurso didático de suma importancia pois através dela eu enriqueço minhas aulas ficando assim mais prazerosas para os alunos facilitando o ensino aprendizagem e melhorando minha prática como professora pois o aprendizado é contínuo.

    ResponderExcluir
  19. O docente deve valorizar cada vez mais sua sua ação e os momentos de aprendizagem com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo em vista que ele é o coadjuvante na interação aluno-meio, provocando a criticidade do aluno a desenvolver seu raciocínio na construção do conhecimento, possibilitando uma aprendizagem mais significativa.

    ResponderExcluir
  20. Acho que esta nova tecnologia nos traz otímos beneficios, pois, temos acesso a todos os tipos de trabalhos, reportagens que necessitamos no dia-a- dia, principalmente para mim que não tenho tempo de assistir tv fico sabendo de tudo na internet. Assim posso transmitir algumas novidades e ate questionar e debater sobre alguns assuntos da nossa vida diaria.Por isso valorizar este apoio tecnologico se torna parte da familia....

    ResponderExcluir
  21. Com certeza, faço parte de uma geração muito limitada, quando o assunto é a tecnologia. Mas penso que o acesso a ela hoje é muito fácil e rápido e isso nos proporciona uma aprendizagem diária. Como professor, preciso estar buscando por uma excelência, considerando que devo estar pronta pra oferecer caminhos e andar junto com os meus alunos, que é visśvel o envolvimento deles com a tecnologia. Não dá pra ser diferente.

    ResponderExcluir
  22. A tecnologia tem grande influência no processo ensino-apredizagem devido a facilidade em se obter informações e também no fascínio que provoca nos alunos, assim como na população de maneira geral.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de acompanhar os avanços tecnologicos no dia adia ,não me aprimorei das mesma para o meu uso no cotidiano.Hoje vejo a necessidade de estar acompanhando ebuscando alternativas para estar adequado.

    ResponderExcluir
  24. Sou usuária da informática e acredito na potencialização que esta ferramenta pode dar as aulas, porém o difícil é encaminhar conteúdos didáticos à informática. Nós educadores ainda temos a dificuldade de transpor do livro e quadro negro para a tela de LCD do micro os conhecimentos a serem estudados. Mas, é fazendo uso do computador e da internet que consequentemente perceberemos que o computador facilitará o aprendizado tornando mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  25. Hoje se faz necessario termos as infomaçoes para podermos dialogar com as pessoas e principalmente para estarmos conectado com o mundo da informaçao.

    ResponderExcluir
  26. Acredito que a informática é a ponte direta para a relação ensino-aprendizagem ser mais eficiente e eficaz. Contribui muito para a aquisisão de conhecimento se bem utilizada e está presente em praticamente todas as classes sociais.Só precisamos saber utilizar para usufruir dessa ferramenta tão importante no nosso dia-a-dia.

    Luciana Taquini Geltner

    ResponderExcluir
  27. Como sou educadora diante da realidade que nos encontramos é necessário que estejamos sempre nos atualizando para melhor atender os nossos alunos e estar preparados para o novo que está sempre a nossa frente. Espero que de fato podemos usufruir depois desta informática no trabalho, pois é muito importante para o nosso cotidiano.Embora estando preste a aposentar não posso ficar parada sem essas informações.
    Geuzila Merlim Banza

    ResponderExcluir
  28. Até o presente momento, pelo que eu sei, o computador não veio para dificultar a vida das pessoas, mas sim para ajudar e facilitar muitas atividades que seriam difíceis de serem realizadas sem a informática.
    Desse modo,acredito que o computador assume o papel de ferramenta e não de máquina de ensinar. É a ferramenta que permite ao aluno realizar uma série de tarefas.Além disso, é um recurso que torna a sala de aula mais dinâmica e o aluno mais interessado.
    Contudo, para que isso aconteça, o professor precisa ser reciclado e iniciado na informática educativa para que possa utilizá-la como instrumento de ensino-aprendizagem.
    Por isso,acho muito válido a participação no LINUX, a fim de que eu possa aprender a usar o computador como uma ferramenta de aprendizagem importante na educação.

    ResponderExcluir
  29. Acho essa tecnologia uma ferramenta preciosa para o crescimento profissional de qualquer pessoa, principalmente para as que trabalham na educação, por isso estou disponibilizando-me para fazer o curso, aprender mais com ele e melhorar minha pratica pedagógica.

    ResponderExcluir
  30. Eu posso afirmar que tenho bastante familiaridade com o computador e a internet, pois venho lidando com essas ferramentas assiduamente, desde 2008 quando iniciei minha Licenciatura em Artes Visuais, oferecido pela UFES, na modalidade de Ensino à Distância. A minha inexperiência é em lecionar, pois iniciei este ano e ainda não tive muita oportunidade de usar estes recursos em sala de aula. Mas tenho total conciência do quanto a telecnologia, abriu portas para mim, e tenho certeza que se bem usado, o mesmo acontece com alunos, professores e com a escola que se vale dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  31. Tenho habilidade com informática e sempre uso os recursos tecnológicos que estão disponíveis nas escolas para lecionar de uma maneira mais empolgante para meu aluno. Não consigo nem imaginar o grau de dificuldade que eu teria para elaborar uma aula sem os recursos que encontramos atualmente.

    Muitos colegas ainda não sabem utilizar recursos tecnológicos como computador, data-show, etc. Assim, suas aulas são menos atrativas e, além disso, acabam repetindo sempre os mesmos trabalhos ano após ano, por terem dificuldade para planejar suas aulas.

    ResponderExcluir
  32. Particularmente não tenho nenhuma dificuldade, com uso da informática, e utilização de outros recursos tecnológicos, acho muito bom termos tudo isso a nosso favor, para formular novas atividades, aulas mais atrativas.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns professores pela participação nas atividades co curso e principalmente por estarem utilizando as mídias em sala de aula, fazendo de suas mais significativas e atrativas aos alunos.


    Vamos continuar firmes no nosso trabalho e em nosso curso.

    Contem sempre conosco.



    Giovana

    ResponderExcluir
  34. Nos dias atuais a tecnologia se faz presente no nosso dia a dia. Aprender cada vez mais a lidar com essas novas tecnologias é dever do professor para que com ela seja capaz de aprimorar sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  35. Nós educadores temos a internet como instrumento necessário para auxiliar o nosso trabalho para que saiamos dessa mesmice. Com essa tecnologia podemos inovar, mudar buscar, tornar nossas aulas mais prazerosa para nossos alunos. Não podemos esquecer de acompanhar essas mudanças e transformações e estar aberto para o novo, avançando barreiras, pois nossos alunos merecem participar deste mundo virtual.

    ResponderExcluir
  36. Sou professora de Língua Portuguesa e acredito que as tecnologias são grandes aliadas do ensino-aprendizagem. Costumo sempre usá-las em minhas aulas com o intuito de torná-las mais atrativas para os alunos. A escola não pode voltar-se contra as tecnologias ou simplesmente ignorá-las, como fazem alguns professores que ainda têm muito medo do novo.
    Mírian

    ResponderExcluir
  37. Como educadora preciso urgente procurar aprender para atender às necessidades minha e dos alunados.

    ResponderExcluir
  38. Certamente tudo que é novidade causa estranhamento.Devemos considerar que já, muitas vezes, assimilamos novidades (culturas) que surgem no espaço educacional, como inúmeras ferramnetas de apoio ao ensino.Como essas novidades, assim acontece com as inovações tecnológicas, mesmo que tenhamos como formação uma cultura precedente não acho que isso seja um impecílio para a aquisição de uma nova cultura.

    ResponderExcluir
  39. Como educadora utilizo muito a informática, ela é uma ferramenta fundamental para enrriquecer o meu trabalho na sala de aula.
    Com essa tecnologia eu posso inovar e mudar a minha maneira de trabalhar, porque hoje precisamos ter muito jogo de cintura para ensinar, pois os dias de hoje estão bem diferentes do que era antigamente, não podemos ficar naquela mesmice trabalhando com o método tradicional.
    a educção hoje esta exigindo muito de nós educadores, por isso não podemos cruzar os braços e deixar tudo como está, então temos que está sempre renovando as nossas práticas pedagogicas e com a ajuda de quem...
    da nossa querida informática.

    ResponderExcluir
  40. Como educadora, contribuinte na formação de mentes pensantes e que estarão atuando na transformação da sociedade, não é possível ficar alheia aos meios tecnológicos e sua viabilidade.
    É necessário utilizar essa tecnologia em todos os espaços possíveis da vida, especialmente na escola com os colegas de trabalho e alunos. O educador não pode ficar com amarras ou nós ao passado, estar sempre atualizado as necessidades, ao que está acontecendo no presente mas com visão ampla no futuro tecnológico.

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma relação totalmente amigável e confortável com essa tecnologia,pois faço uso dela há muito tempo, inclusive para pesquisar, preparar aulas, provas e exercícios para as minhas aulas.

    ResponderExcluir
  42. NÃO,A INFORMATICA É MUITO IMPORTANTE E ÚTIL,POREM A CAMINHOS QUE PODEM SER PREJUDICIAL AS NOSSAS VIDAS.

    o POTENCIAL DA TECNOLOGIA MELHORA NOSSAS VIDAS POIS TRAZ INFORMAÇÕES COM QUALIDADES E RAPIDEZ.
    MARIA ANGELA P.JESUS COSTA E JURACI CASAGRANDE LEITE.

    ResponderExcluir
  43. A tecnologia vem apenas somar junto ao educando em sua prática,pois é fundamental ter em mente que o papel do educando jamais poderá ser substituído por "máquinas", pois não se educa só para formar "coisas", mas sim e, principalmente,cidadãos e essa formação requer amor para que se forme cidadãos críticos e atuantes na sociedade e para a formação de um mundo melhor e mais justo.

    Lílian Louback

    ResponderExcluir
  44. Essa simpatia entre o pc e eu não existia...rs...Mais como diz o velho ditado: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, então não tem jeito! No meu cotidiano escolar é preciso esse feedback com a tecnologia pois o mundo é digital.

    ResponderExcluir
  45. Como educadora, hoje posso dizer que estou mais aberta a essa tecnologia,pois antes não dava muito importãncia. Esse ano , principalmente tem me ajudado muito, para que o meu alunado tenha melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  46. No mundo atual, precisamos adquirir cada vez mais, conhecimentos voltados à tecnologia. Antigamente, quando não era comum a utilização do computador eu tinha medo de usar e danificar algo por não conhecer bem. Hoje, sinto uma relação mais "familiar" com o computador, pois tenho a necessidade de utilizá-lo sempre. As crianças não tem este receio que nós professores tínhamos antigamente, quanto mais elas não sabem, mais elas querem conhecer e aprender. A utilização da tecnologia se tornou algo prazerozo entre nós, devido a facilidade e agilidade, rapidez, para desenvolver trabalhos. Alcidinéia Francischetto.

    ResponderExcluir
  47. Acredito como educadora, que a tecnologia é uma ferramenta que só vem a acrescentar novos conhecimentos, facilitando o meu trabalho, me dando condições de crescer todos os dias, contribuindo para o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  48. Estou atuando na Ed.Infantil e meus alunos ainda não tem acesso a esta tecnologia.
    Realmente fui formada distante da informática, mas aos poucos estou introduzindo que atualmente não fico sem esse meio de comunicação.

    ResponderExcluir
  49. Sonia Milanez Grechi
    Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.
    Por isso ei- me aqui, melhorando minha relação com o computador...
    Sonia Grechi

    ResponderExcluir
  50. Hoje temos que lidar com a informática, porém quando éramos crianças não tínhamos contato com essa tecnologia, por isso tenho medo, uma vez que não tive contato com a informática quando era criança, jovem ou até mesmo adulta, porém temos que buscar melhorar e nos qualificar a cada dia para que possamos usar esse recurso no nosso dia a dia de trabalho para que as aulas fiquem mais aprazíveis para as crianças e assim elas possam se interessar mais pelo conteúdo a ser trabalhado.

    ResponderExcluir
  51. O professor tem o compromisso com a educação de jovens e adulto para tormar um ser humano responsável com sua pátria e respeito com os outros ser humanosss que convivem.

    ResponderExcluir
  52. Como aprendiz do conhecimento,ainda estudante penso que devemos estar hábitos em viver grandes mudanças tecnologias em nosso meio, buscar cohecimento e aprender a ultiliza-los quando necessário passou a ser fundamental em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  53. Como educadora de educação infantil, vejo a tecnologia da informática como uma aliada em busca de melhorias em minha prática pedagógica, porém, com os alunos, sabemos que não dispomos dessa tecnologia para auxiliá-los em sua aprendizagem, mas se tivéssemos disponibilidade, com certeza teria dificuldades, pois eu mesma algumas vezes tenho dúvidas no manuseio, mas sabemos que é uma aprendizagem que se faz necessária nos dias atuais. Por isso precisamos aperfeiçoar nossa prática, para estarmos aptos a exigência da nossa clientela.

    ResponderExcluir
  54. Me ajuda a divulgar alguns trabalhos e utilizo como ferramenta de pesquisa para valorizar minha pratica do dia a dia na escola

    ResponderExcluir
  55. Como profissional na área da educação ma ajuda a realizar meus trablhados a serem desenvolvidads na sala de aula.

    ResponderExcluir
  56. Acredito que a tecnologia é uma ferramenta que só vem a ajudar dar novos conhecimentos, facilitando o trabalho, e dando condições de crescer diariamente, contribuindo para o aprendizado e para o crescimento pessoal.

    ResponderExcluir
  57. A tecnologia pode modificar minha prática .Não gosto muito , mas sei que é uma ferramenta que enriquece nossos conhecimentos facilitando o meu trabalho no meu dia-a -dia.

    ResponderExcluir
  58. Gosto muito de inovar minha prática de ensino,a informática é uma forma de incentivar professor/aluno a expor suas potencialidades.É um espaço de interação que busca um conhecimento mais dinâmico e atualizado.Sendo esta uma alavanca no despertar para o desejo em aprender.

    ResponderExcluir
  59. Sei da necessidade do computador e da internet no meu dia a dia profissional, porem por não saber mexer com habilidade e ter sempre proximo de mim alguem para fazer, me tornei uma passoa acomodada. Já comecei a mudar esta situação, comprei um computador istalei a internet e devagar comecei a mexer, ate porque acredito que com este curso de informatica, não sei se posso chamar assim, porem espero me desperta para a pratica de manuseio da maquina, para não precisar incomodar ninguem. Minha necessidade ja me fez mudar e espero melhor ainda mais

    ResponderExcluir
  60. Pessoalmente, uso essa o computador no mínimo uma vez por dia, não consigo ficar um dia sem entrar na internet,para ficar sabendo das noticias do Brasil e do mundo, pesquisar atividades e temas educacionais, entrar nas redes sociais, etc.O computador é hoje, uma ferramenta indispensável na nossas vidas e na prática educativa.Pena, que muitos de nossos alunos só tem contato com essa ferramenta na escola e muito pouco.Precisamos buscar sempre novas técnicas e formas para estimular nossos educandos,fazendo com que a aprendizagem se torne mais prazerosa e significativa. E com a informática podemos ter mais um suporte para contribuir no ensino-aprendizagem e estarmos interligados as novas tecnologias que nos são oferecidas, buscondo sempre o crescimento pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  61. Acredito que as novas tecnologias só vem acrescentar nas nossas formações pessoais,estendendo-se para nosso ambiente escolar e nosso cotidiano.Pessoalmente não tenho muita intimidade com essa ferramenta,mas estou procurando a cada dia mais me aperfeiçoar.

    ResponderExcluir
  62. A tecnologia tem um auxílio de grande importância para o conhecimento na área da educação , auxiliando também no lado profissional e pessoal.Os Avanços tecnológicos interferem no nosso cotidiano ,pois devido os mesmos devemos nos atualizar as mudanças e colocar em pratica na nossa vida profissional e pessoal.Esses avanços são de acordo com as descobertas realizadas , adquirindo a prática e o bom resultado de um determinado trabalho que colocaremos em pratica através das inovações

    ResponderExcluir
  63. Com os avanço tecnológicos devemos nos aperfeiçoar pois esta é uma ferramenta preciosa tanto para o crescimento profissional como no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  64. A informática vem sendo vista nos dias atuais como uma ferramenta direta para a relação ensino- aprendizagem,pois a tecnologia dá condições de crecer-mos cada dia mais,só precisamos saber utilizar para usufruir e enriquecer nossos conhecimentos tornando assim uma aula mais prazerosa e dinâmica.

    ResponderExcluir
  65. Hoje em dia por mais que acha resistência, o professor tem que adaptar e adquirir conhecimento da importância dessa ferramenta,que está inserido em qualquer parte do mundo. Pois sendo sensível para adequar ao sistema e aprendendo com os própros colegas e alunos ele vai longe,viajando pela net e aprendendo cada dia mais.

    ResponderExcluir
  66. Realmente algumas restrições acontecem, em relação ao uso do computador, mas temos que partir do pressuposto de que hoje o computador faz parte da vida de todos, principalmente de nossos alunos, e essa tecnologia também pode ser utilizada como ferramenta de auxílio por nós professores.

    ResponderExcluir
  67. Nos dias atuais a informática vem tendo um avanço significativo em nossas vidas.Diante dessa realidade devemos sempre nos atualizar para assim atender as necessidades dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  68. A Informatica é uma grande alidia para o conhecimento dos alunos, os professores devem se adequar a essa realidade, aceitando e explorando esse meio que pode muito nos ajudar a ter um ótimo desempenho com os alunos em sala e também como fonte de pesquisa para ambos.

    ResponderExcluir
  69. Eu como educadora nao fico sem entrar na internate pois é um campo bem amplo de materiais, hoje temos laboratorio em todas as escola e penso que os professores devem aproveitar o maximo com seus alunos do laboratorio, pois vai ficar uma aula mais agradavel e marcante para a turma.

    ResponderExcluir
  70. Eu digo que possuo bastante noção quando o assunto é informática, mas mesmo assim, sempre busco me atualizar. Como professor, percebo que muitos dos meus alunos possuem certa intimidade com o computador, e também vejo interesse neles em querer saber mais.

    ResponderExcluir
  71. Como educadora procuro buscar sempre mais informações para que eu possa executar um bom trabalho em sala de aula.Sinto nessecidade de estar sempre tendo acesso a internet para bucar conhecimentos.A informática é uma ferramenta muito importante no ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  72. A TECNOLOGIA NOS DA CONDIÇOES DE SERMOS CONSTANTES PESQUISADORES E APRIMORAR NOSSA PRATICA COMO EDUCADORA.

    ResponderExcluir
  73. temos que nos qualificarmos a cada dia que se passa pois educamos varia crianças no nosso dia a dia por isso devemos sempre esta atualizando os nossos conhecimentos da tecnologia..

    ResponderExcluir
  74. A informática é uma ferramenta que nos auxilia nas praticas profissionais e pessoais, porém não tenho muita habilidade, sinto muitas dificuldades, isso tem me atrapalhado muito enquanto pessoal e profissional, mas estou tentando vencer minhas fobias e limitações

    ResponderExcluir
  75. A tecnologia tem influência direta em nossas vidas e para sabermos fazer uso desse meio de comunicação como instrumento potencializador de informações, devemos estar aptos ajudar nossos educandos a diferenciar os avanços positivos e negativos do mundo tecnológico que temos em mãos.

    ResponderExcluir
  76. Sou professor mas ainda não atuo. Já dizia Marcelo Adnet: "Pra quê de professor se tem Google e Wikipedia?" Claro
    que ele disse isso em tom de humor. Atualmente, o papel de orientador do professor é mais exigido. Quando atuar, espero estar à altura da demanda dos alunos.

    ResponderExcluir
  77. A tecnologia é de suma importância em nossas vidas.É com muito prazer que estou aqui para fazer parte desse mundo virtual.Para crescer profissionalmente e adquirir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  78. A tecnologia se tornou parte integrante de nossas vidas tornando-se um instrumento fundamental para o ensino aprendizagem. Minhas aulas se tornaram mais dinâmicas e atrativas com a utilização do computador. Cada dia mais percebo a necessidade de uma formação contínua para dinamizar a utilização desse recurso pedagógico.

    ResponderExcluir
  79. Como educadora vejo que a informática é de extrema importância para o dia-a-dia do professor pois ela auxilia nossas práticas educativas para que assim possamos obter um processo de ensino aprendizagem com nossos alunos eficáz.

    ResponderExcluir
  80. É certo que a tecnologia da informática aplicada nos dias atuais, nem se compara a tempos passados. Mas, como profissionais que somos, temos que estar sempre nos reciclando e adquirindo cada vez mais conhecimento (é o ciclo natural da vida)! As barreiras existem, mas temos que ultrapassa-las, somos capazes disto.
    A informática concerteza é uma excelente ferramenta para se utilizar na educação, com ela é possível agregar valores, obter informações, conhecer novas culturas, etc, ou seja, obter novas formas de ensinar e aprender. Não podemos ter uma visão pragmatizada sobre assuntos que envolvem tecnologia educacional (informática), e sim, desenvolver um olhar holístico sobre esse tema para podermos aplica-lo de forma eficiente e eficaz na educação.
    Usem e abusem do LIED de sua escola!!!

    ResponderExcluir
  81. Como educadora ,preciso utilizar os recursos tecnológicos,
    pois é uma ferramenta que enriquece meus conhecimentos e
    meu trabalho profissional.

    ResponderExcluir