Título do Blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

KID VINIL - ZECA BALEIRO

Kid Vinil

Zeca Baleiro


Kid Vinil quando é que tu vai gravar cd
Kid Vinil quando é que tu vai gravar cd
Tecnologia existe
Pra salvar o homem do fim
Se você estiver triste
Delete a tristeza assim
E se quiser conversar
Passe um fax pra mim
Time is money god is dead
Have you a nice dream
Acessando a internet
Você chega ao coração
Da humanidade inteira
Sem tirar os pés do chão
reza o pai-nosso em hebraico
filosofa em alemão
Descobre porque que o michal
Deu chilique na televisão
Milhares de megabytes
Abatendo a solidão
Com a graça de Bill Gates
Salve a globolização
Se homem já foi a lua
Vai pegar o sol com a mão
Basta comprar um pc
E aprender o abc da informatização



1)Você acha que a tecnologia da informática tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras? Se sim, de que modo? Se não, por quê?

2)Existe toda uma mitologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor.Você já pensou sobre isso?

237 comentários:

  1. Nao. Entendo que a informatica é mais uma ferramenta, uma poderosa ferramenta mas, nada além disso. Como toda ferramenta, depende de um profissional que saiba utilizá-la com competência. Não há como negar que o computador, somado a internet, revolucionou o acesso a informação. Tem, sim, transformado a sociedade brasileira, significativamente. Quanto a Educação, ainda é uma ferramenta subutilizada. Mais; é prudente nao ter esperanças exageradas quanto a capacidade de educar da informatica. Assim como, um dia, a imprensa, o livro, o radio e, a televisão, foram objeto de especulação sobre como poderiam influenciar a Educação; especulações na maioria das vezes exageradas nas expectativas, o computador deve ser visto com a distancia que a prudência recomenda. Nada, em nenhum tempo, substituirá o educador. E, este encontra-se cada vez mais desiludido com o tratamento que recebe desta mesma sociedade que, agora, venera o computador. O computador e a internet são muito mais conhecidos por conta das redes sociais como Facebook, Myspace, Orkut, e Youtube, do que por Wikipedia, Bingo, ou Google Search. Conheço gente semi-analfabeta no Brasil que, aprendeu a usar o computador devido ao apelo do Orkut. Tudo bem; é, de certo um avanço. Todavia, culturalmente, essa pessoa continua tão ignorante quanto era antes de ter um login e uma senha no Orkut. Ou seja, este "Mercedez-Benz" esta sendo pilotado por um motorista sem habilitação...

    De todo modo, as fotos que aqui pude ver, são encorajadoras. Ainda é um pouco cedo para poder avaliar em que medida a informatica mudou as pessoas e, por sua vez, a sociedade. Pode ser que a montanha venha a parir um rato e, destes, o Brasil e o mundo já tem o bastante...

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Não. Entendemos que o computador e a internet são ferramentas que auxiliam, porém nunca substituirão o educador que apesar do descaso da sociedade ainda é o principal agente de transformação.Joziane e Lucimar

    ResponderExcluir
  3. Penso que a informática é importante sim para nossa vida, pois hoje em dia é tudo em nossa vida.
    Dependemos dela para sobreviver no mundo virtual.
    Claro que há pessssoas que pensem o contrário,cada pessoa tem sua maneira de pensar, e isso não se discute.

    Alexsandra

    ResponderExcluir
  4. Não. A tecnologia da informática é considerada por muitos um dos mais importantes e revolucionários acontecimentos da história da humanidade mas não podemos nos esquecer que o ser humano com sua inteligência vale muito mais.

    ResponderExcluir
  5. Não. concordamos que o computador e a internet são ferramentas auxiliares e não com o poder necessário, para a construção do processo ensino aprendizagem, o educador sempre será o mediador da mesma, assim diversas tecnologias existem e virão, sem jamais dinpensar o o papel do professor.
    vanderléia e Jaquiceli

    ResponderExcluir
  6. Não. A tecnologia da informática é considerada por muitos um dos mais importantes e revolucionários acontecimentos da história da humanidade mas não podemos nos esquecer que o ser humano com sua inteligência vale muito mais.
    Marta e Odete

    ResponderExcluir
  7. Não. Apesar da tecnologia da informática ser por muitos umas das ferramentas mais utilizados no século XXI, não podemos excluir o papel que o professor exerce dentro de uma sala de aula. O computador, assim como a internet devem servir como auxlio do aprendizado do aluno e nao como forma de substituição de um docente.

    Autor: Diego Bis Carloni

    ResponderExcluir
  8. Não.Apesar da tecnologia ser muito importante, e de hoje ser uma ferramenta que nos auxilia diariamente, a mesma não pode substituir o ser humano, que é esse ser pensante e brilhante que somos.
    vania

    ResponderExcluir
  9. Não.A inteligência do homem é que está em frente,a tecnologia está em suas mãos.

    ResponderExcluir
  10. Sim.Pois, na verdade nossa sociedade já está mudada devido ao acesso de forma errada que os educandos tiveram acesso a esta meio de informação,cabe a nós,educadores capacitados ,introduzirmos e coordenarmos este meio de informação nos educandos.De forma forma que esta ferramenta venha a ser um meio de construção e troca de co nhecimento e não uma forma banal de passa tempo.

    ResponderExcluir
  11. Não.A informática é importante no dia a dia de qualquer pessoa, desde que não seja usada para melhorar a qualidade de vida.A sociedade já vem sofrendo transformações em relação aos hábitos, a educação precisa se adequar para acompnhar a evolução da informatização.
    Ivoni e Luciene

    ResponderExcluir
  12. Não.Pois o computador e a internet são ferramentas que nos auxiliam nas atividades diárias como fonte de pesquisa e que a sociedade precisa acompanhar e adequar a evolução das tecnologias

    ResponderExcluir
  13. Não, porque a informática é apenas um suporte para dinamizar as aulas em sala de aula.
    Ivna

    ResponderExcluir
  14. Não. Pois a informática é um meio, não o fim para solucionar os problemas da sociedade.
    As tecnologias da informática traz contribuições importantes para o nosso cotidiano. Buscamos informações para a prática pedagógica na sala de aula e também na vida pessoal, podemos nos divertir, aprender, conhecer pessoas e culturas variadas, trocar informações, etc.

    Patricia e Vanda!!!!

    ResponderExcluir
  15. Não. porque não depende apenas desse fator. As situações caóticas da sociedades e da educação são mais complexas e depende de um conjunto de políticas públicas.
    Essa tecnologia pode ser utilizada para o bem ou mal. E isso também é aplicado a educação.

    ResponderExcluir
  16. Eu penso que a tecnologia seje muito importante sim no mundo globalizado em que estamos inseridos, porém acho que o papel presente do professor ainda é muito importante pois a informática é só mais uma ferramenta que veio pra nos auxiliar em nossos trabalhos, mais que ainda de certa forma depende do professor.

    ResponderExcluir
  17. Rosiane
    NÃO.
    Porquê a tecnólogia da informática não e tudo dentro de uma sociedade hoje.
    Ela vem como um complemento para informar e não modificar.

    ResponderExcluir
  18. sim através do estudo e que essa transformação venha a ser um meio de conhecimento, assim poderá muda a sociedade
    leidi

    ResponderExcluir
  19. Não.Porque o computador e a internet é apenas uma máquina,que nos ajudam para adquirir conhecimentos e como fonte de pesquisa para o nosso dia dia.Edna

    ResponderExcluir
  20. não ,a tecnologia e uma ferramenta muito importante mais esta longe de transforma a sociedade .Existem muitas pessoas mal intencionadas .
    tatiane

    ResponderExcluir
  21. Não. Pois as tecnologias não são mais importantes que a vida do ser humano. Devemos valorizar a vida pois dela podemos usufruir nuito mais coisas boas.

    Renata Roriz
    0/06/2010

    ResponderExcluir
  22. Não.Porque a informática é um meio ,a não o fim,a educação depende de um conjunto de fatores:família,sociedade.
    marly

    ResponderExcluir
  23. Não.Penso que a informática, a internet é mais uma ferramenta,um meio de se interagir com o mundo, mas nunca substiruirá um bom educador,e o prazer de ler um bom livro.

    Lidelci Vieira Xavier Scardini

    ResponderExcluir
  24. Não. Porque a informatica é apenas uma ferramenta que ajuda muito na vida da sociedade mas ela não é tudo. A educação depende de muitas outras coisas principalmente da familia.

    ResponderExcluir
  25. Não,há um grande números de pessoas que não tem acesso a informática devido as desigualdades sociais existente no mundo.
    Beti

    ResponderExcluir
  26. Sim. Ensinando, informando,despertando curiosidades, abrindo caminhos e proporcionando a todos os usuários oportunidades e muitas descobertas.

    ResponderExcluir
  27. não.Pois a sociedade já está apta a pensar no que é certo ou não. Ela também é necessária para a transformação do meio em que se vive.

    ResponderExcluir
  28. Não,porque o avanço da tecnologia é muito importante para desenvolvimeto de uma nação, porém não é capaz de transformar uma sociedade, isto depende muitos outros fatores.

    Ivanete.
    10/06/10

    ResponderExcluir
  29. Não,a informática é um meio muito importante,mas esta muito longe de tranformar a educação,pois ela vem para informar não modificar uma sociedade,para isso é preciso muito mais é uma questão de príncipios.

    ResponderExcluir
  30. NÃO. Porque a transformação da sociedade e da educação depende também de algo mais para ser transformados principalmente da mudança da mentalidades das pessoas.

    ResponderExcluir
  31. Não.A Internet e o computador so meios tecnológicos que auxiliarão a vida do homem e não um meio que transforma a sociedade

    ResponderExcluir
  32. A internet é um recurso tecnológico que pode facilitar a vida do homem , disponibilizando os para resolver alguns anseios ,porém não vai modificar a educação humana, pois o homem é um ser incompleto e sempre busca outras realizações.
    JANDIRA

    ResponderExcluir
  33. Não, a tecnologia é um meio muito importante para a educação, porém o papel do educador é essencial para a sociedade.

    ResponderExcluir
  34. A tecnologia na escola é algo positivo, porque professor e aluno acabam aprendendo juntos. Eu vejo na minha prática que muitas coisas que eu não sei no que se refere à informática eu aprendo a medida que vou desenvolvendo as minhas atividades na secretaria escolar. Afinal, os tempos são outros e é preciso se adequar às mudanças tecnológicas, porque elas representam avanços sociais. Se a gente se acomodar, ficaremos "para trás" e não conseguiremos acompanhar as mudanças tecnológicas.
    Andréia
    16/06/2010

    ResponderExcluir
  35. Acredito que é muito importante, mas não é por si só suficiente, deve ser usada de forma correta, pois não adianta termos o mundo aos nossos pés e não utilizarmos de maneira adequada, é um meio de busca de informações, de aprendizado e de cultura, agora é saber utilizar...e seguir em frente .

    ResponderExcluir
  36. Não. A tecnologia está muito avançada, é uma ferramenta utilizada por todos, mas nem tudo isso pode transformar a sociedade e a educação brasileira, e sim o poder humano está por cima de tudo, contudo em suas mãos, ou seja, no poder do homem.

    Andrew
    21/06/2010

    ResponderExcluir
  37. NÃO. Porque por mais que a Internet traz consigo muitas coisas que vem nos ajudar a crescer, a desenvolver. Mas que também se ela for usada de forma errada pode trazer momentos desagradáveis.

    ResponderExcluir
  38. Não. A mudança esperada na educação brasileira só vai acontecer quando a família recuperar seu espaço na sociedade. É preciso educar com base no amor, no compromisso com a honestidade e a verdade. É dever da família transmitir esses comceitos fundamentais para um ser humano sobreviver e transformar o seu meio.

    A tecnologia pode até ser uma aliada, mas o que toca uma pessoa é a presença, o exemplo semeado dentro do lar.

    ResponderExcluir
  39. Não.A informática apesar de ser um meio de comunicação de altíssimo valor não substitui o papel do professor que também não é o principal agente de transformação da sociedade e da educação,mas tem todo um aparato emocional capaz de levar o seu semelhante à uma reflexão digna de mudanças.

    ResponderExcluir
  40. Acredito que os novos avanços vão fazer muita diferença em nossas vidas.Novas fontes de conhecimentos e possibilidades de buscar em tempos record tudo o que desejamos conhecer.

    ResponderExcluir
  41. Não. Pois somente a informática não consegue mudar a sociedade e nem a educação, pelo fato de que a educação precisa de um apoio familiar e também da sociedade para que cresca sabendo usar a internet de modo a ajudar a sociedade que poderia prejudica-lo, mostrando a ela o lado positivo positivo da internet para ajudar as pessoas no nosso dia a dia...

    ResponderExcluir
  42. Não.A sociedade não será transformada através da ferramenta internet. A sociedade só mudará quando haver consciência do que se espera do futuro.

    ResponderExcluir
  43. Sim, acredito que podi transformar e muito, mas depende se for corretamente ultilizada.
    Principalmente, as crianças que já nascem com essa tecnologia, mas para isso o governo precisa investir muito nessa área e capacitar os monitores.

    ResponderExcluir
  44. Não. Apesar de sua contribuição para o aprendizado a presença do professor e da família é indispensável.
    POis existem outros fatores ainda mais importantes, que os tecnológicos.

    ResponderExcluir
  45. Nâo. Porque não podemos usar a internet para resolver nossos problemas particular, pois a informaática é um meio, não o fim de soluçoes de problemas.
    A informaática traz contribuiçoes importantes para o nosso cotidiano. Buscando informaçoes para a prática pedagogica.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Para quem utiliza da Tecnologia da Informática como labor creio que mudará pois no mercado tem a oferta e a procura por profissionais que atuam nessa área como empresas que prestam serviços dessa ordem, e ou a demanda por profissionais que domiman a linguagem tecnológica para utilizar nas suas funções profissionais, então provavelmente transformará a vida dessas pessoas envolvidas com a informática. Agora para aquelas que não fazem parte desse universo tecnológico ou não querem, provavelmente não surtirá efeito algum.

    ResponderExcluir
  48. Não, póis a tecnologia separadamente não tem esse poedr, por ser fria inconciente necessitando de calor humano para se completar. Nunca substituirá o educador que é o principal agente de transformação

    ResponderExcluir
  49. Educação é a base de tudo . Para que esta aconteça será necessário a presença familiar, o apoio do educador e algo mais como carinho ,amor e dedicação...
    A tecnologia informatica é so um intrumento complementar...
    Não pode ser considerada base para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  50. O mundo vive, respira, educa, brinca, reza.... na era da tecnologia da informação.
    A tecnologia deve estar a serviço do bem. Neste sentido ela pode transformar a sociedade e a educação brasileira.
    Porém, que a tecnologia que nos levou a lua não nos faça perder a terra como morada.

    ResponderExcluir
  51. A educação é a base de todas as coisas, e a informática esta sim mechendo com a educação de modo geral.E é claro que existe coisas boas e coisas ruins como tudo na vida, é preciso saber usar para que se tenha um bom resultado.

    ResponderExcluir
  52. Não.O Avanço da tecnologia é muito importante para o desenvolvimento da educação, mas não é o fator principal na vida do ser humano. Existem outras formas também benéficas, a tecnologia apenas a complementa.

    ResponderExcluir
  53. Acredito que, a implantação da tecnologia nas escolas seria o primeiro passo, no sentido de ampliar o conhecimento dos alunos, trazendo a informação de forma rápida e dinãmica, tornando prazeroso o ato de ensinar e aprender.
    Todo educador, deveria se render a tecnologia, pois se bem usada, é um instrumento de apoio para a obtenção do saber.

    ResponderExcluir
  54. 1) Sim. A tecnologia da Informática é uma importante evolução na vida do ser humano, mas, devemos usá-la com respeito e consciência. Devemos usar somente para o bem. Através da tecnologia é possivel construir nossas vidas para uma sociedade mais ampla, mais moderna, onde o nosso maior objetivo é refletir sobre a inclusão social e digital em prol da aprendizagem, mas é preciso a participação de todos.

    ResponderExcluir
  55. 1-A informatização pode sim ajudar na transformação da sociedade,principalmente no que diz respeito a educação,pórem penso que é um sistema formado por escola,sociedade,família e informatização,para que essa transformação seja válida.

    2-Sim,e penso que a tecnologia tem muito a nos oferecer desde que sabemos conduzí-la,pois tudo em excesso é prejudicial a nossas vidas.

    ResponderExcluir
  56. Por Sollyvan Rangel Mazziolli

    A primeiro momento acho que não, porque a Tecnologia de Informação é novo para a maioria das pessoas, porém creio que num futuro bem próximo as TI terão este poder, pois a partir do momento que se tem essa cultura de utilizar tecnologias de informação para facilitar nossas vidas, isso irá proporcionar tal mudança. Um exemplo, seria o fato de muitos mercados já abrirem suas portas para a Web, diminuindo a distância entre a empresa e o cliente. Outro exemplo bastante prático, é o fato de muitas instituições que oferecem ensino superior e/ou outros cursos, já trabalharem com o método de ensino a distância, onde os alunos/usuários estudam os módulos de ensino em casa, no computador e postam suas atividades no ambiente virtual do curso, além de participaram de fóruns, blogs, salas de bate papo, entre outras.

    ResponderExcluir
  57. Sim, pois com a tecnologia podemos avançar muito mais do que imaginamos, ela é um caminho de novas descobertas em busca de um futuro melhor, basta que para isso tenhamos força de vontade para alcaçarmos nossos ideais e lutarmos em virtude deles.

    ResponderExcluir
  58. A tecnologia da informática é uma das diversas ferramentas que temos para diversificar e complementar nossos trabalhos e estudos. É de grande importancia o bom manuseio dessa ferramenta quanto aos objetivos que pretendemos alcançar ao utilizá-la.

    ResponderExcluir
  59. 1) A tecnologia quando utilizada como recurso para aprimorar a educação é uma grande colaboradora na construção do conhecimento do indivíduo. Não devemos utilizá-la como única fonte de informação e sim mais um recurso para chegarmos ao objetivo de todo o educador que é proporcionar ao aluno um maior estímulo em busca do conhecimento.
    2) O tecnologia deve ser utilizada para proporcionar melhores condições de vida para os seres humanos, porém a realidade não é bem essa, o avanço tecnologico esta acabando com o meio ambiente onde podemos observar várias catástrofes atingindo o planeta e matando várias pessoas.

    ResponderExcluir
  60. Não, a tecnologia pode facilitar, mas a questão fundamental é conscientização das pessoas,pois nenhuma ferramenta pode mudar as a maneira de pensar das pessoas se ela não permitir.

    ResponderExcluir
  61. A tecnologia informática quando utilizada em prool de uma metodologia educacional,proporcionara uma aprendizagem significativa ao educando campo de inúmeras informações , conhecimentos significativos e diversificados em seus trabalhos , construindo assim novos saberes.

    ResponderExcluir
  62. Não. A informática é uma ferramenta que depende de um profissional para manuzear. Podemos dizer que a inteligência está no ser humano que a utiliza. Esta tecnologia, pode sim auxiliar nas atividades educacionais em sala de aula.

    ResponderExcluir
  63. Penso que não. A informática é só uma ferramenta a mais para ajudar nas atividades do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  64. Daia e Rosilene
    Ela NAÔ tem o poder de transformar a sociedade e a Educação Brasileira, ela poderá nos auxiliar na aprendizagem se soubermos utilizá-la. Jamais irá substituir a inteligencia humana.

    ResponderExcluir
  65. Ela não tem o poder de transformar a Sociedade e a Educação Brasileira, ela poderá nós auxiliar na aprendizagem se soubermos utilizá-la.jamais irá substituir a inteligência humana.

    ResponderExcluir
  66. Não. Acho que a tecnologia da informação por si só não tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras. Ela pode sim, contribuir de muitas formas para a melhoria de nossas vidas e também a melhoria da nossa sociedade, porém jamais a tecnologia tem esse poder sozinha. E as ações humanas? E o pensar e raciocinar humanos? De nada valem? Penso que a tecnologia sem as pessoas, fica incompleta e deixa a desejar. Os dois precisam caminhar juntos. Um precisa do outro. Para transformar a sociedade é necessário primeiro partir do homem através do seu querer, das suas atitudes e ações. A tecnologia vem apenas para ajudar nessas questões e às vezes até causar graves problemas globais se for mal utilizada.Enfim ela não tem todo esse poder assim.

    ResponderExcluir
  67. Não.A internet é muito importante na vida do cidadão,mas não podemos esquecer que há muitas pessoas que não tem acesso a essa tecnologia.Acredito que a tecnologia melhora sim as nossas vidas, porém não é a única no mundo que faz com que teremos uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  68. Não. Apesar de ser considerada por muitos um grande e importante acontecimento na história da humanidade, ainda devemos levar em consideração que o homem com suas habilidades e competências tem transformado o espaço e construído seu mundo de acordo com sua necessidade de sobrevivência.
    Não devemos esquecer que ele é que está por trás das máquinas.
    Lucinha - 26/07/10

    ResponderExcluir
  69. Não. Acredito muito na capacidade do ser humano. A informática e a internet são apenas ferramentas que nos auxiliam diariamente, seja na vida pessoal ou profissional. Penso que nenhuma tecnologia que surgir substituirá o educador, pois ele sempre será o mediador necessário no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  70. 1 - Penso que não. A tecnologia da informática é sempre utilizada como mais um dos recursos que a sociedade civil e escolar utiliza para se informar, pesquisar e se divertir (jogos, vídeos, músicas...). Mesmo exercendo grande influência sobre as massas, sozinha,jamais conseguirá transformar uma sociedade.
    É apenas um recurso, uma ferramenta que precisa de um 'operador(a)'.

    2 - Acredito que a tecnologia tem seu antagonista - ela vem para nos facilitar em muitos aspectos: deslocamentos, contatos, atendimentos, tudo muito mais rápido e na maioria das vezes mais seguro. Em contrapartida aos benefícios, percebo que muitos a tem utilizado para exercer práticas prejudiciais à população, como por exemplo os que falsificam documentos, medicamentos, máquinas... rackers de computadores que roubam dinheiro das contas de civis e entidades. Bem utilizada, a tecnologia é uma excelente ferramenta, mas somente se bem utilizada!

    ResponderExcluir
  71. 1) Não. Compreendo que a informática é um auxilio tecnologico que vem contribuir em nossa prática pedagogica para tornar a aprendizagem mais significatica para nossos alunos.
    2) Nos seres humanos somos muito visuais e esta era da informatização tem o poder através dos meios de comunicação de controlar os nossos desejos e anseios. Por isso é necessário usar a tecnologia mas sabendo discernir o que é bom e o que é ruim.

    ResponderExcluir
  72. Não.A tecnologia é apenas uma ferramenta para apoio em nossa sociedade,mas não necessariamente para transformação do ser humano.a transformação é individual.

    ResponderExcluir
  73. Não.A informática é mais uma ferramenta onde depende de um profissional para manuseá-la, a inteligência está sim, no ser humano que a utiliza.

    ResponderExcluir
  74. A tecnologia da informática não tem o poder de transformar a sociedade e a educação brasileira, uma vez que é apenas uma máquina fria. Não tem calor humano, não media o conhecimento, não pode substituir o educador.

    ResponderExcluir
  75. nao,porque as pessoas nao não tem conhecimentoda da importancia da tecnologiada informática usando-a de forma inadequada.

    ResponderExcluir
  76. Não.Penso que a infomática é uma ferramenta,por sinal, uma grande ferramenta, de suporte mas por trás dessa ferramenta, tem que ter um profissional competente que saiba fazer o uso dessa ferramenta para fluir o resultado esperado.Transformar a sociedade nâo resta dúvida, mas nã podemos ter esperanças exageradas quanto à capacidade de educação na informática, pois nada substittui a presença de um educador frente à sala de aula.

    ResponderExcluir
  77. 1. Sim.Mas primeiro o poder de Deus e a informática,transformada na sociedade e educação,quando usado corretamenteela é válida sempre partindo do lado do bem . ,deixando o ruim de lado . aproveitar só o essencial e de valor pra ser uma sociedade transformada e educada. pra a vida de cada cidadão.
    2.Lógico que sim,precisamos construir uma tecnologia moderna para nossas vidas e também a de nossos alunos filhos e sociedade,pra melhorar nosso potencial.

    ResponderExcluir
  78. Não. A tecnologia tem sido uma importante ferramenta principalmente no desenvolvimento educacional, mas não podemos esquecer que infelizmente se usada de forma errada pode ser sim destruidora. Para modificar a educação brasileira e a sociedade é necessário sim que modifiquemos a nós mesmos tentando transformar a sociedade em um lugar mais "humano" para se viver.afinal a inteligência humana nunca será substituida pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  79. Acredito que não. A informática é só uma ferramenta que auxilia o ser humano na busca de aprimorar os conhecimentos, sabendo que é fundamental a construção do ser humano no dia a dia. Primeiramente, ao nascer recebemos carinho, afeto e outros e assim é nosso viver. Na verdade, internet é só uma máquina, aqui falta o calor humano necessário para crescer um cidadão capaz de vencer a vida.

    ResponderExcluir
  80. Para transformar a sociedade e a educação brasileira será necessario bem mais que tecnologia da informática. Por si só ela não resolve questóes que passam por qualidade de serviços prestados, valorização do profissionais que promovem estes serviços. Mas considero de extrema importância a utilização desta tecnologia no ambiente educacional. Ela representa acesso ilimitado à informação e ao conhecimento. É uma ferramenta útil e que deve ser utilizada largamente com objeticos educacionais.

    ResponderExcluir
  81. Acredito que não, pois para haver uma mudança na educaçao e na sociedade precisa haver amor que somente o ser humano é capaz de oferecer .
    A tecnologia pode até ajudar desde que seja ultilizada de forma correta ou seja como um recurso para enriquecer a formação do cidadão.

    ResponderExcluir
  82. acho importantissimo a informatica,porque nos transmite muitas informações e conhecimentos quando usamos para o bem .ela nos auxilia e é rapido .

    ResponderExcluir
  83. Penso que sim, porém , antes deve haver uma mudança de cultura na sociedade.A informática é apenas mais um recurso para a educação.Todo recurso é sempre bem vindo , mas assim como a televisão e outras mídias, se forem usadas para propiciar entretenimentos ou outros fins,não trarão benefícios á educação.A grande maioria da população ainda não tem acesso á interne.è necessário alfabetizar tecnologicamente os professores para que eles sejam multiplicadores

    ResponderExcluir
  84. Não suficientemente. Penso que a informática nos seus mais variados aspectos influencia a cultura das pessoas bem como expande os conhecimentos das mesmas.Contudo, existem outros meios de garantir que tal transformação aconteça com sucesso. Considero que o diálogo mútuo e constante que visa valores éticos, principalmente com relação às crianças, é essencial para formar bons cidadãos e consequentemente uma sociedade melhor.
    Quanto a refletir sobre o assunto em questão, em nosso cotidiano lidamos com isso. Concordo que a informática traz muitos benefícios e que ela é um suporte, mas sobre melhorar a sociedade em potencial depende da forma como a utilizamos.

    ResponderExcluir
  85. Sim,A informatica pode transformar.Depende muito do acesso das pessoas pois a internet (informatica)ainda não é para todos. dependendo também da cultura que pode mudar conforme o comportamento do povo.

    ResponderExcluir
  86. Não,pois o computador e a internet é uma ferramenta importante mas é apenas um auxilio, nunca vai substituir um professor.

    ResponderExcluir
  87. Não. Porque a informatização surgi a partir das necessidades e das mãos dos homens, sem os mesmos dando suporte, não concordo que essa tecnologia por si só possa transformar toda uma sociedade.

    ResponderExcluir
  88. NÃO.Apesar da internet ser valiosa para melhorar nosso conhecimento , devemos lembrar que somente a internet não transformará a sociedade mas que valores morais também ajudam a melhorar cada dia mais o potencial do ser humano.

    ResponderExcluir
  89. A tecnologia vem a cada dia sofrendo transformações, essas mudanças se não forem bem conduzidas podem trazer um desconforto e situações que não se pode controlar. Penso que se não tiver uma legislação que permeie tudo que vêm com essas mudanças, pode se transformar em uma faca de dois gumes, que ao mesmo tempo em que vem para ajudar, também pode criar situações que não estamos preparados para enfrentar.

    ResponderExcluir
  90. Em termos sim, pois hoje a tecmologia pode chegar aos mais distantes pontos do nosso país através da acessibilidade, mas temos que resaltar que tudo o que é feito para transformar a sociedade e a educação brasileira tem que ser feito com planejamento.

    ResponderExcluir
  91. Não. O computador contribui muito em certas situações, mas a presença do professor é indispensável ou até mesmo insubstítuivel, pois quem inventou essa nova tecnologia foi o ser pensante, o ser humano.

    ResponderExcluir
  92. A informática ela deve auxiliar o professor no momento das aulas, não esquecendo-se dos planejamentos que devem ser muito bem elaborados para que a informática venha ser um instrumento importante para os professores.

    ResponderExcluir
  93. Não. Quem tem o poder de transformar a sociedade e a educação somos nós seres humanos. Em relação a educação temos que levar em conta que professores sozinhos também não resolverão nada. A tecnologia de informação pode auxiliar, fazendo com que as aulas fiquem mais atrativas.
    Mas vale ressaltar que os laboratórios implantados nas escolas devem de fato funcionar, caso contrário não poderemos contar com esse auxilio.

    ResponderExcluir
  94. 1. Ajuda mas tem que ter a intervençao do professor sem o trabalho humano a máquina por mais avançada que seja mesmo assim não resolve todos os problemas.

    2. sim eu penso que a técnologia ajuda mas não é tudo em nossa vida; precisa alguém para manuseá-lo.

    ResponderExcluir
  95. PENSO QUE ISOLADAMENTE NÃO. CERTAMENTE ESSE RECURSO PROPICIA A MUDANÇA, MAS ACOPLADO A ELE DEVEMOS CRIAR MECANISMOS DE COMO UTILIZÁ-LA DE MANEIRA CONSTRUTIVA, PARA QUE AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES SEJAM REALMENTE PARA NOS CONDUZIR A UMA SOCIEDADE MELHOR.

    ResponderExcluir
  96. 1. A informática é uma ferramenta muito importante,naõ há dúvida mas tenho certeza que nada substituirá um bom educador,preparado e atualizado.Porque para criar a máquina precisou do ser humano.Entaõ nada poderá substituir oeducador.

    2. Sim a tecnologia existe para auxiliar,quanto a conduzir para uma sociedade melhor,não pois apesar dos avanços ainda absurdos.

    ResponderExcluir
  97. 1. Não ,porque muitas pessoas não tem acesso a essa tecnologia que deveria ter. De uma certa forma muitos ficam sem as informações necessárias para que haja essa transformaçõa.

    2. Sim ,mas penso que tudo tem sua hora para acontecer.Penso que agora chegou a minha hora e a necessidade de aprender algo a mais sobre essa tecnologia que antes eu não queria.

    ResponderExcluir
  98. Não, a tecnologia tem o podeeer de melhorar a educação e a sociedade desde que seja utilizada de maneira adequada pois ela nos oferece muita informação e até diversão.

    ResponderExcluir
  99. A tecnologia no meu ponto de vista veio para agilizar o tempo gasto, auxiliar nas fontes de pesquisas ou seja veio para somar ao ser humano a sua capacidade tecnológica.mas devemos saber aproveitar essas ferramentas e usá-las em nossas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  100. Não. Ela é uma ferramenta a mais que nós temos para enriquecer nossas aulas e nos matermos informados. Penso que a informatização nas escolas e em nossas casas é de grande importância, mas não é a salvação para os problemas que enfrentamos hoje na sociedade. Pelo contrário. Se for usada para outros fins,causa muitos problemas e trnstornos nas vidas das pessoas.

    ResponderExcluir
  101. A tecnologia pode, sem dúvida,contribuir muito no nosso dia-a-dia, mas depende de cada um, usá-la de maneira devida.

    ResponderExcluir
  102. A tecnologia da informática poderia ter sim um papel relevante na educação se o estudante utilizasse esse recurso com esse intuito.Infelizmente ainda é uma minoria que se utiliza desse intrumento como fontre de pesquisa e de conhecimento. Grande parte dos estudantes utiliza o computador apenas para entretenimento .É comum pais relatarem que seus filhos passam boa parte do tempo operando um computador, o que tem atrapalhado muitos alunos no que se refere ao rendimento escolar.

    ResponderExcluir
  103. A tecnologia chegou para transformar aos meios de comunicação e de aprendizagem,fornecendo ferramentas necessárias para pesquisas e agilidades de trabalhos,mas cabe ao professor procurar se atualizar sempre.

    ResponderExcluir
  104. Atecnologia ajuda no conhecimento e pesquisa ,auxiliando nos trabalhos e na prática .

    ResponderExcluir
  105. Não.Transformar a sociedade e a educação brasileira não depende apenas da tecnologia,serão necessários vários fatores para que os cidadãos possam realmente desenvolverem-se intelectualmente,aperfeiçoando-se como pessoa preocupada coma ética e a moral,pois estes conceitos simples podem ajudar a melhorar nossa sociedade.

    Pois as pessoas estão esquecendo desses conceitos básicos e temos hoje,uma sociedade em que muitos índividuos utilizam a tecnologia para prejudicar,invadir a vida alheia, roubar e cometer crimes absurdos.

    ResponderExcluir
  106. Não há como negar que a tecnologia da informação está presente nas atividades educacionais.Ela auxilia como ferramenta no processo ensino aprendizagem. Como essa ferramenta está sendo aplicada nas escolas é que precisa ser planejada.
    Hoje há muitos cursos sendo oferecidos à distância,facilitando o acesso à educação.

    ResponderExcluir
  107. Não.A internet e o computador são meios tecnológicosque vieram para auxiliar o homem mas não para transformar a sociedade e a educação.Somemte o hmem possui o livre arbítrio e este sim tem o poder de fazer mudanças.
    Penha e Mara

    ResponderExcluir
  108. Não.Acredito que a tecnologia da informática'pode dar uma qualidade de vida melhor.Mas em se tratando da educação ela é uma ferramenta,um meio que temos em mãos para aprimorarmos as atividades didáticas.

    ResponderExcluir
  109. Não.A educação do nosso pais só muda quando houver consciência dos políticos em investir no dinheiro necessário que se destina a educação .Houver um melhor distribuição de renda bem como saúde pública de qualidade pois individuos comfome e doentes não tem condições de aprender.

    ResponderExcluir
  110. Acho que a tecnologia da informática pode auxiliar na transformação da sociedade, mas não somente ela. À educação, pode subsidiar como ferramenta de inovação, desde que os métodos tradicionais não sejam mantidos.

    ResponderExcluir
  111. Não. E uma ferramenta importante para auxiliar na educação.Mas é preciso saber usar para praticar o bem para toda a humanidade .

    ResponderExcluir
  112. não.a informática ajuda muito, mas não tem o poder de tansformar a educação.dependemos de muitas coisas principalmente da educação que vem de berço. a tecnologia da informática é mais uma ajuda para a sociedade

    ResponderExcluir
  113. Não.A tecnologia é mais uma ferramenta para contribuir com a educação e com a sociedade .Inovar é preciso .

    ResponderExcluir
  114. Não,sabemos que a tecnologia da informática é necessaria em nossas vidas para estarmos atualizados e facilitar nosso trabalho, mas não é um meio para mudar a sociedade para melhor. Ajuda na nossa vida pessoal e profissional, facilitando o trabalho de pesquisa. Educação se faz com planejamento.

    ResponderExcluir
  115. a internet auxiliam o profissional da educação ,mas nada substitui o professor ,pois ele é um ser humano ágil ,inteligente e um ser pensante.


    As vezes a tecnologia é usada realmente para melhorar e facilitar nossas vidas,mas infelizmente existem pessoas que utilizam a tecnologia para prejudicar o próximo e até mesmo prejudicá-lo.

    ResponderExcluir
  116. Não.A tecnologia da informática pode facilitar a vida da sociedade, mas transformar não, para transformar a sociedade precisamos de pessoas mais preocupadas com ética, valores morais, responsabilidade,respeito, entre outros fatores, quanto a educação a tecnologia é uma ferramenta a mais que pode ser utilizada nas escolas.

    ResponderExcluir
  117. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  118. Não. As ferramentas da tecnologia da informática são muito importantes porém o que faz a diferença na educação de uma criança é todo o conjunto envolvido no processo de aprendizagem: a família, o professor, o aluno, a comunidade ...

    ResponderExcluir
  119. 1-Não. Serve apenas com instrumento técnico pedagógico que quando bem trabalhado auxilia muito.

    2 Toda tecnologia pode ser usada para nos conferir dias melhores sem dúvida, a medidada que vai sendo aplicada e a sociedade aceita, pode transformar vidas para melhor ... claro.

    ResponderExcluir
  120. 1 - Rosimery Pasti
    Não. Nenhuma tecnologia substitui o papel dos pais. Já tive contato com crianças que têm acesso a todo tipo de tecnologia, porém, o seu desenvolvimento intectual e moral deixam musito a desejar.

    2- Não concordo de que a tecnologia é a solução para todos os problemas da humanidade. A tecnologia pode ser usada para o "bem" e também para o "mal". E infelizmente, estamos presenciando muitos fatos terríveis de mal uso das tecnologias.

    ResponderExcluir
  121. Não. Acredito que o computador e a internet são ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem, no mundo atual, mas o educador sempre terá o seu valor e é insubstituível.


    Ailza

    ResponderExcluir
  122. Não. Porque a informatica é apenas uma ferramenta na vida da sociedade, mas ela não é tudo.A educação depende de muitas outras coisas, nunca subistituirão o educador e a família.

    ResponderExcluir
  123. NÃO a tecnologia e a informática pode ser usada para nos auxiliar no nosso trabalho e no nosso dia-a dia mas não para transformar a sociedade. No entanto a tecnologia nunca pode ser substituida pela inteligência humana .

    ResponderExcluir
  124. sim,mas sabendo o ser humano que a tecnologia visa transformar a educaçâo e a sociedade aos avanços da sabedoria e nen todos usa a tecnologia com este objetivo.

    Não podemos falar que existe uma mitologia depende do ser humano o conhecimento que ele busca tanto pode melhorar como piorar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  125. Não.Pois o educador com toda sua bagagem também,tem um grande poder transformador

    Sim.Com toda a evolução do mundo temos que pensar em que e de que forma pode haver tais transformções.


    Maria Aparecida Caldeira

    ResponderExcluir
  126. Somente com a informática não há possibilidade de se mudar a educação. Educar é um processo que se realiza no coletivo. Entretanto, a facilidade e as possibilidades de conhecimento que a informática nos proporciona certamente facilita e enriquece a sociedade.

    ResponderExcluir
  127. Não. O poder de transformar e melhorar a educação cabe a nós , a internet é uma grande aliada que veio para facilitar a evoluçao humana.

    ResponderExcluir
  128. Não totalmente, a tecnologia da informática é importantíssima, mas sozinha não pode transformar a sociedade e a educação brasileiras. È necessário capacitar os professores, ter apoio da família, utilização dos laboratórios de informática pelos alunos... A tecnologia da informática é uma ferramenta a mais para a educação e a sociedade como um todo, utilizar de maneira adequada e usufruir dos seus benefícios.

    ResponderExcluir
  129. Nem sempre,pois existem também outros meios,as tecnologias podem nos auxiliar em relaçõa a determinados tarefas.

    Sim, a partir dos novos avanços que vem surgindo a cada dia no campo informatiza, necessitamos estarmos preparados.

    ResponderExcluir
  130. Nao, só a informática, não. A informática nos ajuda em todos os segmentos da nossa vida, mas precisamos usá-la com inteligência.

    Gecy

    ResponderExcluir
  131. pensamos que a tecnologia é uma grande aliada no processo de mudança da sociedade,porém ela por si só não alcança a enorme quantidade de problemas que a sociedade abarca.


    Se todos tivessem acesso a internet, e se ela fosse usada apenas com o intuito de promover o bem social seria possível construir uma sociedade melhor.

    Leonia Frigèri
    Vanuza Araujo

    ResponderExcluir
  132. A tecnologia da informática não tem o poder necessário para transformar a sociedade pois ela é apenas mais um suporte para melhorar a educação

    A informática facilita nossas vidas,nos dá conforto e comodidade,mas é o ser humano que torna o mundo melhor. Ana e Lusia

    ResponderExcluir
  133. Não, ela é uma grande aliada. Se soubermos usar teremos construido uma grande potencia ,se mau usada teremos uma atomica em nossas vidas .


    MÕNICA

    ResponderExcluir
  134. Não.Devemos ter a tecnologia como nossa aliada, mas não como a solução dos problemas da humanidade, ela pode nos assessorar com pesquisas imediatas sobre a atualidade, mas não podemos perder o contato fisico o dialogo com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  135. Apesar de tanta modernidade e tecnologia, não podemos esquecer do foco de toda nossa existência: "Seres humanos jamais poderão ser substituidos por máquimas"
    Nós que manuseamos as máquinas, portanto...somos mais importantes que elas.

    ResponderExcluir
  136. Não. Porque não é só a tecnologia que vai resolver o problema da educação brasileira e nem da sociedade.Ela surgiu para melhorar nossas vidas e nos ajudar em pesquisas para melhor desenvolver nossos trabalhos.

    Sonia Moreira

    ResponderExcluir
  137. Não, toda essa tecnologia vem nos proporcionar ferramentas a mais para melhorar a maneira de trabalhar.O trabalho do professor ainda é de fundamental importância na educação.

    ResponderExcluir
  138. A informática é uma grande inovação , crescimento e transformação para todos.Mas a educação precisa-se de grandes mudanças.


    Rosenilda Quinelato

    ResponderExcluir
  139. A Informática pode auxiliar e facilitar no desenvolvimento de algumas atividades, porém sozinha não é capaz de transformar a sociedade e a educação brasileira. Homem e máquina devem caminhar juntos, um auxiliando e suprindo as deficiências do outro.

    Arielle

    ResponderExcluir
  140. Nâo. O poder de transformar a educação cabe a nós, formadores de opiniões. A Tecnologia da informática é apenas uma ferramenta para dinamizar e enriquecer nossos conhecimentos. A tecnologia é um grande avanço na sociedade moderna. Sou apaixonada pela mesma, ela é para mim uma aliada ao meu tabalho.

    ResponderExcluir
  141. A tecnologia da informática será um ponto de apoio, auxiliador, pois ela não transforma nada sozinha. A informática necessita de um bom "operante" para conseguir a transformação.

    ResponderExcluir
  142. Não.A tecnologia é uma ferramenta a mais para auxiliar o educador na sua prática pedagógica,não podendo substituir a presença do profissional na sala de aula, pois o professor não só ensina mas também se relaciona afetivamente com seu aluno para melhor entrosamento entre ambos.Penso que educação só vai melhorar quando haver o comprometimento de todos:sociedade,famĺia,escola...

    ivanete

    ResponderExcluir
  143. Não. Porque a máquina não substitui o homem. A tecnologia é uma das ferramentas mais avançadas para ajudar e facilitar os trabalhos da humanidade. Porém, a sociedade necessita desse contato humano. Eu acredito que criar relacionamentos melhora a sociedade.

    PENHA BASTOS

    ResponderExcluir
  144. A tecnologia nos ajuda no cotidiano, facilita muito em várias etapas,melhora a nossa vida. agiliza e nos dá opções diversas de criarmos situações variadas, contudo o material humano é indispensável.

    ResponderExcluir
  145. Não.Pois o computador e a intrenet são apenas subisídios para auxiliar, jamais irá substituir o professor que sempre será o mediador para que o ensino e aprendizagem seja realizada.

    ResponderExcluir
  146. Está nas mãos do homem a ferramenta. Se ele souber utilizá-la com sabedoria ela será de grande proveito. Cabe ao homem o destino que dará a mais esta nova arma.

    ResponderExcluir
  147. A tecnologia da informática não muda nada sozinha. É uma ferramenta útil e importante, cabe a cada um de nós saber utilizar da maneira correta e na hora certa. Sendo utilizada da maneira correta é uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos, que nos leva a viajar mundos distantes.

    ResponderExcluir
  148. Não,prefiro ainda confiar no potencial humano de ensinar, de mediar e de estimular a aprendizagem. Deposito confiança nos instrumentos que devemos utilizar para melhorar a nossa prática educativa e considero a informática como uma ferramenta educacional de alto valor que deve ser explorada, utilizada todos os dias, porém sem abandonar um bom livro, uma boa história com muito contato humano.

    ResponderExcluir
  149. A tecnologia com certeza é uma forte influência na transformação da sociedade e também na educação, mas não é capaz de sozinha promover isto.
    A tecnologia é uma ferramenta muito forte, e com um poder muito grande, mas é preciso ter muito discernimento quanto à sua utilização.

    ResponderExcluir
  150. Não. Quem criou a máquina foi o homem, portanto a informática não tem este poder de transformar as pessoas,deve-se ter bastante critério em utiliza-la,pois deve ser um elo que auxilia e favorece a educação e a sociedade.

    ResponderExcluir
  151. Não. A tecnologia da informática por si só não conseguirá transformar uma sociedade e a educação brasileira, ela poderá auxiliar no processo ensino aprendizagem, sendo mais uma ferramenta para uso do educador, motivando suas aulas, penso que a presença do educador é indispensável pois ele é o mediador do ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  152. Entendo que a Informatica é uma ferramenta muito importante para o educador enriquecer suas aulas, mas que não podemos abrir mãos de outros métodos que são riquissimos para a aprendizagem do aluno. Para que tenha um desenvolvimento equilibrado é fundamental utilizar novos métodos e tecnologias sempŕe com o auxilio e o acompanhamento de um profissional qualificado.

    ResponderExcluir
  153. É um ponto de apoio mas precisa da complementação do professor, orientando na quilo que é certo.

    ResponderExcluir
  154. Penso que sim, vivemos em um mundo globalizado onde a tecnologia é fundamental para a educação.Com ela podemos saber em tempo real o que se passa no mundo e assim as aulas se tornam mais prazerosas.

    Sim. desde que o homem seja capaz de utilizá-la pensando sempre em fazer o bem.Compete somente ao ser humano transformar a sociedade atraves da tecnologia.

    ResponderExcluir
  155. sim. o ser humano hoje em dia nao e nada sem a tecnologia da informatica. mas precisa ficar atento para que nao se torne uma arma. na educacao e uma ferramenta essencial para auxiliar o professor a melhorar sua aula na pratica.

    ResponderExcluir
  156. Sim.
    Se for direcionada ao caminho certo será capaz de transformar o mundo em que vivemos. Porisso devemos nos preparar para este direcionamento.
    Gilvan Marroch

    ResponderExcluir
  157. Sim. A tecnologia da informática tem o poder de transformar a sociedade e a educação brasileira, não só a educação brasileira, mas a educação em geral. É visível como nossos alunos não conseguem escrever com facilidade, como suas atitudes e linguagem são influenciados pela tecnologia. Hoje pensamos a tecnologia como primordial para nossa vida, esquecemos que ao nosso redor também existe outros meio de acesso a informação e novas amizades. Se não nos policiarmos a tecnologia tomará conta da nossa vida e esqueceremos que necessitamos de algo mais para sermos seres humanos completos.

    ResponderExcluir
  158. A sociedade na realidade tem medo da tecnologia, porque surgiu com um rotulo de substituto do ser humano em suas diversas funções. Esse mito na realidade é apenas especulação daqueles que estão de certa forma acomodados e não querem mudanças, mesmo que seje para melhor. O que realmente prescizamos entender é que a tecnologia só funcionará bem se tiver bons parceiros como você e eu.
    Gilvan Marroch

    ResponderExcluir
  159. Sim, os avanços tecnológicos estão cada dia mais presentes no nosso meio. Usamos da tecnologia em tudo o que fazemos. Claro que não substitui o papel fundamental na educação das crianças que vem dos pais e dos professores.A informática auxilia o trabalho do professor. Mas, algumas crianças já não sabem mais escrever corretamente, pois, estão acostumadas a escrever as palavras abreviadas pelo uso do msn entre outros.
    Penso que a informática abre um leque de novas descobertas e possibilidades para toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  160. Não.Penso que ela por si não têm o poder de transformar a sociedade.Ela pode ser utilizada como instrumento de transformação.Dependendo de quem a usa ,como usa e para que usa.Se usada com propósitos éticos e morais penso influenciar de forma positiva e assim contribuir.

    ResponderExcluir
  161. Não. A tecnologia é auxiliar e nunca substituirá o ser humano. Ela deverá ser usada com propósitos éticos e morais de forma a contribuir e somar no processo complexo que é a busca pela construção do conhecimento

    ResponderExcluir
  162. Claro que não, seria muito bom se apenas isso mudasse a realidade da educação, para isso acontecer temos infelizmente um longo caminho para percorrer, mudanças como: maior infraestrutura, acesso a material didático para todos os alunos matriculados na rede, profissionais capacitados em cada área.
    Em relação, a mitologia criada em trono da tecnologia, acho que se bem utilizada, ajuda muito.

    ResponderExcluir
  163. nao, porque quem dera se os problemas maiores que enfrentamos na nossa educaçao nos dias de hoje fosse somento o caso da tecnologia.sim na nossa vida de domestica nos auxiliam em quase tudo.

    Edivania da Silva Pereira de Paula

    ResponderExcluir
  164. Não,mesmo com o crescimento e a evolução que cresce a cada piscar de olhos, não mudaria. Porque nem todo mundo tem acesso a essas vantagens, teria que mudar e melhorar muita coisa prá que a população tenha previlégio.Sim

    ResponderExcluir
  165. A tecnologia é a esperança para a melhoria da qualidade de ensino no mundo atual. Ela é benéfica, tendo em vista a troca de informações, de maneira global, sobre diversos assuntos de interesse dos docentes e discentes que dela utilizam. Através da tecnologia também formar-se-ão pessoas mais críticas em relação ao mundo que vivem, o que contribuirá para a luta por uma sociedade mais justa para todos.

    ResponderExcluir
  166. Sim. Pois a tecnologia da informática tem esse poder de transformação dependendo da maneira como vai ser utilizada ela pode contribuir muito.

    ResponderExcluir
  167. Não, pois o professor é peça chave para complementação do ser humano. Pois realmente fica o medo da tecnologia tomar conta das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  168. Não. A internet em alguns casos em vez de ajudar, acaba prejudicando a educação, as longas horas passadas em frente ao computador pelos nossos adolecentes, acabam diminuindo seu rendimento nas aulas. Para o professor ele se torna objeto de estudo, pesquisa e trabalho o ajudando para o bom rendimento nas aulas.

    ResponderExcluir
  169. Não. É uma ferramenta poderosa e promissora mas não tem o poder de transformar a sociedade e a educação brasileiras.A tecnologia melhora a vida do indivíduo, traz benefícios, no entanto precisa de muito além de simplesmente tecnologia, para que haja a capacidade de toda uma transformação.

    ResponderExcluir
  170. Não.A informática é um dos recursos didáticos que visa a aprimorar o ensino aprendisagem mas não tem o poder de tranformar a educação brasileira pois necessita do ser humano para manusear ,portanto para tranformar a educação faz se necessário ter mudanças na sociedade.Se a informática for utilizada de maneira correta sim. É necessário utiliza-la de maneira correta.

    ResponderExcluir
  171. Não. Toda a tecnologia da informática que tanto nos facilita a vida no nosso dia a dia, não tem o poder e nem a capacidade de solucionar problemas tão sérios como os que estão em nossa sociedade, nem tão pouco a educação. Precisamos contar com uma máquina muito mais preciosa e capaz, criada pelo maior criador: Deus. O ser humano com toda a capacidade, inteligência, dons e sentimentos que Deus lhe concedeu tem o mérito de transformar e fazer a diferença, e pode contar com toda a tecnologia existente para esse fim.
    Essa ideologia de que a tecnologia melhora nossas vidas pode funcionar como uma faca de dois gumes. É inegável como somos beneficiados por toda essa tecnologia existente, mas não podemos fechar os olhos diante dos problemas advindos deste progresso. Vivemos em uma sociedade em que não prestamos mais atenção nas pessoas, estamos tão ligados nas tecnologias, nos aparelhos de última geração, que nos esquecemos de olhar para o nosso próximo. Apesar de toda a agilidade e ganho de tempo que as novas tecnologias nos proporciona, estamos cada vez mais sem tempo, sem paciência e sem interesse de olhar para o outro e até para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  172. Não.A educação é a base de tudo.Nada substitui a presença humana: pais, professores e assim por diante. A tecnologia é mais um instrumento complementar para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  173. Não , Precisamos todos estar inserida na educação pricipalmente os politicos.Pois a informtica so é um mero instrumento de informação.

    ResponderExcluir
  174. Não.Ela facilita a vida em alguns aspectos na necessidade de utilizar o computador como: pesquisa,trabalho...
    dependendo da pessoa que usa será bem auxiliado ou será prejudicado.

    ResponderExcluir
  175. O computador x internet por si só não vai melhorar a educação brasileira uma vez que este é apenas mais um instrumento que poderá fazer diferença positiva,no entanto se for utizado com orientação adquada feita por profissionais da educação bem capacitados, caso contário não passará da enorme expectativa que muitos almejam hoje.

    ResponderExcluir
  176. Não, pois a palavra poder é bastante ampla, e acredito que a tecnologia da informática vem a contribuir na formação da sociedade como um todo, e não completamente como muitos pensam.

    ResponderExcluir
  177. As tecnologias não têm poder para tornar a nossa sociedade melhor, pois podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. O que vai mudar a sociedade é a nossa evolução quanto humanos, é a nossa mente e o nosso coração.

    Quanto à utilização das tecnologias na educação, acredito que são ferramentas de grande importância, mas que precisam ser adequadamente utilizadas, caso contrário teremos práticas antigas apenas com roupagem nova.

    ResponderExcluir
  178. A tecnologia e a informática estão ai para auxiliar na educaçao e na sociedade e precisamos saber usá-la ela não é simplismente a fórmula de todos os nossos problemas mas sim um apoio que faz a diferença.

    ResponderExcluir
  179. Nao. Facilita muito a vida das pessoas, mas a educaçao é a base de tudo, a tecnologia é um instrunmento facilitador no ensino aprendizagem, com isso poderar melhorar em muito
    aspéctos de nossa vida.

    ResponderExcluir
  180. Não, penso que por mais importante que seja nos dias de hoje, que facilita a vida das pessoas em todos os sentidos; desde que bem utilizada. A mesma não pode substituir o profissional que se preparou para atuar em uma determinada área do conhecimento.

    ResponderExcluir
  181. Li um livro com o título Adeus professor Adeus professora
    no final vimos que o professsor é essencial. Tecnologia pode ser quase tudo ,mas o ser humano que é criatura de
    Deus ninguem substitui ,para que haja uma boa informatização é necessário um profissional.

    ResponderExcluir
  182. Nao . A tecnologia por si só não tem como resolver ou fazer a diferença ela tem como ser uma somativa, ou seja , o professor , planejamento e a tecnologia em busca de soluçoes , tendo o aluno como alvo .

    ResponderExcluir
  183. Não o poder, mas as ferramentas necessárias, pois quem mobiliza o sistema tecnológico é a capacidade humana de criar condições para que a informatização seja usada como veículo pedagógico.

    Mito são histórias fantásticas em torno de divindades. Com certeza nós podemos usufluir do potencial tecnológico mudando nossas vidas e cooperando para formação de uma sociedade melhor, quando usado de forma consciente e direcionada ao que realmente interessa, um mundo humanizado.

    ResponderExcluir
  184. nâo.porque a nossa sociedade nâo foi construida por máquinas e sim por pessoas capazes de mudar o mundo.
    essa tecnologia nâo vai acabar com as guerras, com a fome, com a corrupççâo, aí é que está a diferença o ser humano é um ser que pensa e as máquinas nâo sâo capazes disso. por isso nenhuma tecnologia poderá transformar nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  185. Não.Ela é um dos instrumentos fundamentais para tal transformação porém somente ela não mudará a nossa realidade educacional,social e mundial.A tecnologia veio para acrescentar possibilidades para a vida humana desde que bem empregada.

    ResponderExcluir
  186. Toda tecnologia modifica uma sociedade de alguma forma em se tratando de informatica. Com a globalização,união dos povos não é diferente pois, um volume de informações (noticias, etc) é constantemente a cada minuto trocadas por esse canal de comunicação. Novos habitos são criadas a partir de novos tecnologias.

    ResponderExcluir
  187. não, precizamos de muita mudança no campo educacional e politico para depois a tecnologia contribuir.

    ResponderExcluir
  188. A internet é necessária porém não se torna nossa vida, mas complementa.
    Novos hábitos são criados a cada dia , mas devemos lembrar que para a tecnologia se tornar real a nossa inteligência humana está em 1º lugar.

    ResponderExcluir
  189. Não. Penso que para transformar a educação é necessário além da tecnologia da informática. É preciso a integração humana com a valorização dos valores primeiramente.
    Já pensei também sobre o mito de dizer que a tecnologia nos tras uma vida melhor e sinceramente acredito que tudo numa dosagem certa não faz mal. È importante sim o bom uso da tecnologia, mas é fundamental não esquecermos do bom censo. A qualidade de vida está em buscar conhecimentos e torná-los possíveis para uma vida melhor. Isso tanto fazendo uso da tecnologia ou de exemplos de vidas.

    Luciana Taquini Geltner

    ResponderExcluir
  190. Não.Como disse a professora Dalimar o computador contribui muito em certas situações, mas a presença do professor é indispensável ou até mesmo insubstítuivel na vida do ser humano. É preciso amor,carinho, calor humano para ser tocado, coisa que uma máquina não faz.
    Geuzila

    ResponderExcluir
  191. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  192. Sim, em um país onde se fala muito de globalização, inclusão digital pode mudar completamente o rumo da sociedade. Mas para que essa mudança aconteça positivamente é preciso que primeiramente capacitar os nossos educadores para que possa empregar essas tecnologias de forma correta. E podemos dizer também que estamos caminhando para a sociedade da informação e informatização proporcionando mais comodidade e praticidade para nós. Hoje temos mais acesso as informações e assim a sociedade fica sabendo dos seus direitos e dos seus deveres proporcionando uma sociedade mais fácil de ser compreendida e com um melhor padrão de vida.

    ResponderExcluir
  193. Não.A cada dia a informatização, cada vez mais vem adquirindo muito sucesso, mas não substitui o calor do ser humano.

    ResponderExcluir
  194. A tecnologia da informática pode ser útil na transformação da sociedade como um meio de criar ações benéficas ao povo. O educador deve procurar interagir com os instrumentos tecnológicos e questionar sobre os mesmos, buscando técnicas viáveis para serem realizadas com os educandos que levem ao desenvolvimento da sociedade.
    O mito quase sempre está presente em histórias de nossas vidas, trazidas por nossos antepassados e que às vezes sem analisar passamos adiante. Assim pode acontecer com a tecnologia e seu potencial. No mundo atual, precisamos refletir em que a tecnologia pode melhorar a vida da sociedade, mas deixando de lado o que nos pode prejudicar.

    ResponderExcluir
  195. Não, ainda não podemos ter essa convicção q a tecnologia transforma a sociedade e a educação brasileira, ela é apenas uma ferramenta monitorada por nós mesmos.
    Ela é uma execelente ferramenta que auxilia o nosso cotidiano, mais argilidade e flexibilidade.

    ResponderExcluir
  196. Não a educação é a base de tudo, não pode ser substituida pela presença dos pais e professores.
    A tecnologia vem a acrescentar a qualidade da educação.

    ResponderExcluir
  197. Não, pois somente a informática não é capaz de transformar coisa alguma.Sem a mediação do homem, no caso da educação, do professor nada se pode fazer, pois se a com a informática informática temos uma enorme quantidade de informação, por outro lado, para torná-la conhecimento é indispensável a figura do professor para fazer a mediação entre informação e saber.
    Não creio que a tecnologia possa melhorar de forma definitiva a as nossas vidas, pois o que nós vemos diariamente em nossa sociedade é a exclusão social devido a um sistema econômica cada vez mais perverso. Muita tecnologia e muito mais miséria não só no Brasil mas também no mundo. Mudar a condição de vida nas sociedades é o desafio mundial.

    ResponderExcluir
  198. De alguma forma sim! Mais pode ser um mal necessário por se tornar um meio de comunicação que causa uma certa dependência.Se for como um meio moderado, tudo terá harmonia para transformar a sociedade e a educação brasileira num encontro de prazeres necessários para todo cidadão.

    ResponderExcluir
  199. A tecnologia da informática pode sim transformar a sociedade , mas de forma que a ferramenta seja usada de maneira certa, onde que proporcione crescimento social e intelectual dos indivíduios que a usam.

    A tecnoligia pode melhorar sim a vida das pessaos, mas de forma que a globalização a informação chegue a todas as pessoas, produzindo assim uma igualdade social.

    ResponderExcluir
  200. Não.A Informatica é um auxilio de grande importancia para a educaçao, que proporcio um caminho aberto e de livre acesso , para a aprimoração de varios conhecimentos.
    A tecnologia tem o seu potencial acrescentar algo de suporte a educuação e a nosa vida em particular , mas ela não é responsável por toda a mudança da sociedade.

    ResponderExcluir